“CÉU: DA ARTE E DA CIÊNCIA”, UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR À LUZ DA BNCC
DOI:
10.21439/2965-6753.v3.e2024019Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Educação em ciências, Ciência e arte, ArteResumo
Neste relato de experiência, descreve-se a aula “Céu: da Arte e da Ciência”, uma atividade pedagógica que propõe um modelo interdisciplinar entre Ciências e Arte, ancorando-se na BNCC e na bibliografia que concerne ao tema, com o enfoque na dialogicidade entre as áreas. Nesse contexto, revisitam-se fundamentos teóricos relevantes para a discussão de interdisciplinaridade. Ademais, frisa-se que este é um estudo exploratório e qualitativo, visando auxiliar professores na futura elaboração de atividades interdisciplinares sob o regimento da BNCC – que, por sua vez, viabiliza abordagens nesse âmbito. Dentre os temas discutidos nesta proposta, estão “A Noite Estrelada”, de Vincent Van Gogh, e a fotografia da estrela V838, capturada pelo satélite Hubble. Ademais, realizou-se uma demonstração prática que diz respeito à Arte e à Ciência, abrangendo os conceitos de cor luz e cor pigmento. Constatou-se que a abordagem adotada indica evidências de um conhecimento, de fato, produtivo, demonstrando as potencialidades dessa vertente.
Downloads
Métricas
Referências
ARGAN, G. C. Arte Moderna. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
ARRUDA, R. S. BNCC e ensino de física: a incógnita do ensino interdisciplinar. 2022. 96f. Tese (Curso de Graduação em Física) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro-SP, 2022.
BACHELARD, G. L’air et Les songes: Essai sur la imagination des forces. 1. ed. Paris: Le livre de Poche, 1943.
BARBOSA, A. M. A imagem no ensino da arte: anos 80 e novos tempos. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.
BENSON, M. Cosmigraphics: Picturing Space Through Time. 1. ed. Nova Iorque: Abrams Books, 2014.
BERTI, V. P. Interdisciplinaridade: um conceito polissêmico. 2007. 235f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo, São Paulo-SP. 2007.
BOIME, A. Van Gogh’s Starry Night: A history of matter, a matter of history. 1. ed. Nova Iorque: Voyager, 1984.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Lei número 9.394, de 20 dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Presidência da República, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 17 abr. 2024.
BRASIL. Parecer nº 11, de 30 de junho de 2009. Proposta de experiência curricular inovadora do Ensino Médio. Diário Oficial da União, Conselho Nacional de Educação; Conselho Pleno, Brasília, 25 de agosto de 2009, Seção 1, p. 11. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1685-pcp011-09-pdf&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 17 abr. 2024.
CACHAPUZ, A. F. Arte e Ciência no Ensino de Ciências. Revista Interacções, Aveiro, v. 10, n. 31, p. 91-106, 2015. Disponível em: <https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/6372/4941 >. Acesso em: 18 dez. 2020.
CACHAPUZ, A. F. Arte e ciência no ensino interdisciplinar das ciências. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, Itapetininga, v. 1, p. e020009, 2020. Disponível em: < https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/89> Acesso em: 17 abr. 2024.
CORSO, J.; ROCHA, M. Z. da; GARCIA, R. N. Um relato de experiência sobre interações entre a Ciência e as Arte Visuais na Educação Básica. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 32, n. 1, 2019. Disponível em: < https://doi.org/10.22456/2595-4377.93389>. Acesso em: 17 abr. 2024.
DE SOUZA, A. R.; DOS SANTOS NEVES, L. A. O livro paradidático no ensino de Física: uma análise fabular, científica e metafórica da obra Alice no País do Quantum: A Física Quântica ao alcance de todos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 1145-1160, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n3p1145 >. Acesso em: 17 abr. 2024.
DON MCLEAN. Vincent - Don McLean [Official Video]. 2017. 1 vídeo (5 min). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=MkUsi0aPmzU>. Acesso em: 09 dez., 2020.
ESA. V838 Monocerotis Revisited: Space phenomenon imitates art. 2004. Disponível em: <https://www.esa.int/About_Us/Corporate_news/V838_Monocerotis_revisited_Space_phenomenon_imitates_art >. Acesso em: 09 dez., 2020.
FAZENDA, I. Interdisciplinaridade: Didática, Prática de Ensino e Direitos Humanos? In: XVII ENDIPE/2014. São Paulo, 2014.
FAZENDA, I. (Org) O que é interdisciplinaridade?; YARED, I. O que é interdisciplinaridade? 1. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
FERNANDES JUNIOR, M. A. J.; CALUZI, J. J. Concepções sobre Interdisciplinaridade entre Arte e Ciências: estudo a partir do relato de um professor e de alunos da Educação Básica. Ciência & Educação, Bauru, v. 26, p. e20045, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1516-731320200045>. Acesso em: 7 jun. 2024.
FERREIRA, P. C. C. Contributos do Diálogo entre Ciência e Arte para a educação em Ciência no 1° CEB. 285 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências no 1° Ciclo do Ensino Básico) – Universidade Aveiro, Aveiro. 2008.
Google Arts & Culture. The Starry Night, Vincent van Gogh. Disponível em: <https://artsandculture.google.com/asset/the-starry-night-vincent-van-gogh/bgEuwDxel93-Pg?ms=%7B%22x%22>. Acesso em: 07 mai, 2024.
HERNANDEZ, F. Catadores da Cultura Visual. 1. ed. Porto Alegre: Mediação, 2007.
HUBBLESITE. V838 Monocerotis. 2004. Disponível em: <https://hubblesite.org/contents/media/images/3867-Image?Tag=Reflection%20Nebulas&filterUUID=6b40edb4-2a47-4f89-8047-2fe9359344f3>. Acesso em: 17 abr., 2024.
FRANCISCO JUNIOR, W. E. Por uma ciência com mais poesia - Possibilidades de uma dualidade?. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024003, 2024. Disponível em: <https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/15>. Acesso em: 7 jun. 2024.
PIAGET, J. W. F. To Understand is to Invent: The Future of Education. 1. ed. Nova Iorque, Grossman Publishers, 1974.
PRESOTTO, K. S.; DALLA COSTA, S. F.. A interdisciplinaridade na formação de professores de matemática do ensino médio sob a luz da BNCC. CONTRAPONTO: Discussões científicas e pedagógicas em Ciências, Matemática e Educação, Blumenau, v. 4, n. 6, p. 44-65, 2023. Disponível em: < https://doi.org/10.21166/ctp.v4i6.3209>. Acesso em: 7 jun. 2024
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2013.
ROOT-BERNSTEIN, R., ROOT-BERNSTEIN, M. Centelhas de Gênios: Como pensam as pessoas mais criativas do mundo. 1. ed. São Paulo: Nobel, 2001.
SAWADA, A. C. M. B; FERREIRA, F. R.; DE ARAÚJO-JORGE, T. C. Cienciarte ou ciência e arte? Refletindo sobre uma conexão essencial. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 13, n. 3, p. 158–177, 2017. Disponível em: <https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/9810>. Acesso em: 17 abr. 2024.
SAWADA, A. C. M. B. Ciência e Arte: Reflexões e Metodologias para Análise de Produções em Pesquisa e Ensino num campo emergente no Brasil. 2021. 213f. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) – Instituto Oswaldo Cruz, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde, Rio de Janeiro-RJ, 2021.
SILVA, J; NEVES, M. Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência. Em Aberto, Brasília, v.31, n.103, p.23-38, 2018. Disponível em: <https://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3257>. Acesso em: 18 dez. 2020.
TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: A Pesquisa Qualitativa em Educação. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 261 PDF downloads: 112