A ciência em “História das Invenções”: a presença da alfabetização científica na literatura infantil
DOI:
10.21439/2965-6753.v2.e2023008Palavras-chave:
Alfabetização Científica, Leitura, Literatura InfantilResumo
Desde pequenas, antes mesmo de ir à escola pela primeira vez, a criança já convive em ambientes em que a Ciência, a tecnologia e os textos se fazem presentes; então, embasados nessa discussão e partindo do entendimento de que o ensino de Ciências e a Literatura Infantil podem ser trabalhados em conjunto, esta pesquisa busca responder à seguinte problemática: “Quais as contribuições da leitura do episódio ‘Mais mão’, presente no livro de literatura infantil ‘Histórias das Invenções’, de Monteiro Lobato, para a promoção da Alfabetização Científica dos sujeitos?”. Logo, o objetivo deste estudo consiste em analisar as contribuições do livro de literatura infantil “Histórias das Invenções”, de Monteiro Lobato, para a promoção da Alfabetização Científica dos leitores. Sendo assim, enquanto procedimentos metodológicos, esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e se define como pesquisa do tipo documental; além disso, na análise dos dados, foram utilizados os procedimentos da Análise Textual Discursiva. Por fim, os resultados da investigação apontam para discussões relacionadas à Natureza da Ciência no episódio “Mais mão”, o que contribui para a Alfabetização Científica dos leitores do texto.
Downloads
Métricas
Referências
ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação - Secretaria de Educação Básica. Elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento do ciclo de alfabetização (1º.2º. E 3º anos) do ensino fundamental. Brasília, 2012.
BRICCIA, V. Sobre a natureza da Ciência e o ensino. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. (p. 41-62). São Paulo: Cengage Learning, 2013.
CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D., CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária renovação do ensino de ciências. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CAMENIETZKI, C. Z. O saber imponente: estudo da noção de ciência na obra infantil de Monteiro Lobato. 1988. Dissertação de Mestrado – FGV, Rio de Janeiro, 1988.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para inclusão social. Revista Brasileira de Educação. n.23, p. 89-100, 2003. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/gZX6NW4YCy6fCWFQdWJ3KJh/>. Acesso em: 27 de outubro de 2023.
FLÔR, C. C.; CARNEIRO, R. F. A ciência no universo das leituras. In: BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ciências da Natureza no ciclo da alfabetização. Caderno 08 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2015.
GROTO, S. R. Ciência com Monteiro Lobato. Ciência hoje online, out., 2014.
GROTO, S. R. Literatura de Monteiro Lobato no ensino de ciências. 2012. 184 f. Dissertação de Mestrado em Educação – Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal, 2012.
KLEIMAN, A. B. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004.
LOBATO, M. História das invenções. São Paulo: Círculo do Livro, 2011. Disponível em: <https://www.epedagogia.com.br/materialbibliotecaonine/2296Historia-dasInvencoes1935.pdf>. Acesso em: 20 de setembro de 2023.
LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio, Belo Horizonte, v. 03, n. 01, p. 45-61, jan./jun., 2001. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/epec/a/N36pNx6vryxdGmDLf76mNDH>. Acesso em: 10 de dezembro de 2023.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MINAYO, M. C. Pesquisa social: teoria e método. Ciência, Técnica, 2002.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2016.
PRAIA, J.; GIL-PÉREZ, D.; VILCHES, A. O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania. Ciência & Educação, v. 13, n. 2, p. 141-156, 2007. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ciedu/a/t9dsTwTyrrbz5qC3y5gCVGb/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 10 de dezembro de 2023.
POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
SANTOS, T. P.; SOUZA, A. R.; FARIA, F. P. Concepções de ciências nas obras de Monteiro Lobato: mapeamento e análise de termos científicos no livro Serões de Dona Benta. Ata do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, nov., 2013.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências. v. 16(1), p. 59-77, 2011. Disponível em: <https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/246>. Acesso em: 17 de novembro de 2023.
SASSERON, L. H. Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. (p. 41-62). São Paulo: Cengage Learning, 2013.
SASSERON, L. H. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio. Belo Horizonte, v. 17, n. especial, p. 49-67, nov., 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/epec/a/K556Lc5V7Lnh8QcckBTTMcq/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 10 de outubro de 2023.
SASSERON, L. H.; MACHADO, V. F. Alfabetização científica na prática: inovando a forma de ensinar física. São Paulo: Livraria da Física, 2017.
SILVA, T. A.; SOUZA, S. P.; FIREMAN, E. C. Ensino de ciências por investigação: contribuições da leitura para a alfabetização científica nos anos iniciais. ACTIO, Curitiba, v. 4, n. 3, p. 346-366, set./dez., 2019. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10526>. Acesso em: 17 de novembro de 2023.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 1998.
SOARES, M. O que é letramento. Diário do Grande ABC. p. 3, 2003. Disponível em: <http://www.verzeri.org.br/artigos/003.pdf>. Acesso em: 20 de setembro 2023.
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista brasileira de educação, n. 25, p. 5-17, 2004. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/89tX3SGw5G4dNWdHRkRxrZk/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 20 de setembro de 2023.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 163 PDF downloads: 178