A ciência em “História das Invenções”: a presença da alfabetização científica na literatura infantil

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v2.e2023008

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Leitura, Literatura Infantil

Resumo

Desde pequenas, antes mesmo de ir à escola pela primeira vez, a criança já convive em ambientes em que a Ciência, a tecnologia e os textos se fazem presentes; então, embasados nessa discussão e partindo do entendimento de que o ensino de Ciências e a Literatura Infantil podem ser trabalhados em conjunto, esta pesquisa busca responder à seguinte problemática: “Quais as contribuições da leitura do episódio ‘Mais mão’, presente no livro de literatura infantil ‘Histórias das Invenções’, de Monteiro Lobato, para a promoção da Alfabetização Científica dos sujeitos?”. Logo, o objetivo deste estudo consiste em analisar as contribuições do livro de literatura infantil “Histórias das Invenções”, de Monteiro Lobato, para a promoção da Alfabetização Científica dos leitores. Sendo assim, enquanto procedimentos metodológicos, esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e se define como pesquisa do tipo documental; além disso, na análise dos dados, foram utilizados os procedimentos da Análise Textual Discursiva. Por fim, os resultados da investigação apontam para discussões relacionadas à Natureza da Ciência no episódio “Mais mão”, o que contribui para a Alfabetização Científica dos leitores do texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Biânca Luiz dos Santos Costa, Universidade Federal de Alagoas

BIÂNCA LUIZ DOS SANTOS COSTA , Mestra em Ensino de Ciências e da Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na linha de Saberes e Práticas Docentes. Integrante do grupo de pesquisa Formação de Professores e Ensino de Ciências PPGE/PPGECIM/UFAL. Especialização em Metodologias no ensino de Biologia e Química pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa - FERA (2019). Graduada em Licenciatura Química pela Universidade Federal de Alagoas (2019). Graduada em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL (2022). Especialização em Gestão e Supervisão Educacional (cursando) - Faculdade Evangélica de Salvador - FACESA (2024). Foi bolsista do programa de Educação Tutorial - PET- QUÍMICA/UFAL (Fevereiro/2013- Maio/2015). Exerceu a função de professora supervisora no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/UFAL (Julho/2016-Fevereiro/2018). O programa visa incentivar a valorização do magistério e de aprimorar o processo de formação de docentes para a educação básica. Atua como professora efetiva da rede pública municipal desde abril de 2015 com atuação na Educação Básica (Educação Infantil e Anos Iniciais). Teve a experiência de coordenar (Creche e Educação Infantil), atualmente é coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de Igaci -AL. 

Tamiris de Almeida Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), sendo integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Ensino de Ciências (GPFPEC). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, subárea de concentração Pedagogia, pela UFAL. Atualmente, é professora efetiva na Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca/AL, atuando como docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 

Elton Casado Fireman, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Possui graduação em Física Bacharelado pela Universidade Federal de Alagoas (1995), mestrado em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Alagoas (1997) e doutorado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de ciências, anos iniciais, educação matemática e alfabetização científica.

Referências

ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação - Secretaria de Educação Básica. Elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento do ciclo de alfabetização (1º.2º. E 3º anos) do ensino fundamental. Brasília, 2012.

BRICCIA, V. Sobre a natureza da Ciência e o ensino. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. (p. 41-62). São Paulo: Cengage Learning, 2013.

CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D., CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária renovação do ensino de ciências. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CAMENIETZKI, C. Z. O saber imponente: estudo da noção de ciência na obra infantil de Monteiro Lobato. 1988. Dissertação de Mestrado – FGV, Rio de Janeiro, 1988.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para inclusão social. Revista Brasileira de Educação. n.23, p. 89-100, 2003. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/gZX6NW4YCy6fCWFQdWJ3KJh/>. Acesso em: 27 de outubro de 2023.

FLÔR, C. C.; CARNEIRO, R. F. A ciência no universo das leituras. In: BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ciências da Natureza no ciclo da alfabetização. Caderno 08 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2015.

GROTO, S. R. Ciência com Monteiro Lobato. Ciência hoje online, out., 2014.

GROTO, S. R. Literatura de Monteiro Lobato no ensino de ciências. 2012. 184 f. Dissertação de Mestrado em Educação – Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal, 2012.

KLEIMAN, A. B. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004.

LOBATO, M. História das invenções. São Paulo: Círculo do Livro, 2011. Disponível em: <https://www.epedagogia.com.br/materialbibliotecaonine/2296Historia-dasInvencoes1935.pdf>. Acesso em: 20 de setembro de 2023.

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio, Belo Horizonte, v. 03, n. 01, p. 45-61, jan./jun., 2001. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/epec/a/N36pNx6vryxdGmDLf76mNDH>. Acesso em: 10 de dezembro de 2023.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MINAYO, M. C. Pesquisa social: teoria e método. Ciência, Técnica, 2002.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2016.

PRAIA, J.; GIL-PÉREZ, D.; VILCHES, A. O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania. Ciência & Educação, v. 13, n. 2, p. 141-156, 2007. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ciedu/a/t9dsTwTyrrbz5qC3y5gCVGb/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 10 de dezembro de 2023.

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SANTOS, T. P.; SOUZA, A. R.; FARIA, F. P. Concepções de ciências nas obras de Monteiro Lobato: mapeamento e análise de termos científicos no livro Serões de Dona Benta. Ata do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, nov., 2013.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências. v. 16(1), p. 59-77, 2011. Disponível em: <https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/246>. Acesso em: 17 de novembro de 2023.

SASSERON, L. H. Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. (p. 41-62). São Paulo: Cengage Learning, 2013.

SASSERON, L. H. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio. Belo Horizonte, v. 17, n. especial, p. 49-67, nov., 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/epec/a/K556Lc5V7Lnh8QcckBTTMcq/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 10 de outubro de 2023.

SASSERON, L. H.; MACHADO, V. F. Alfabetização científica na prática: inovando a forma de ensinar física. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

SILVA, T. A.; SOUZA, S. P.; FIREMAN, E. C. Ensino de ciências por investigação: contribuições da leitura para a alfabetização científica nos anos iniciais. ACTIO, Curitiba, v. 4, n. 3, p. 346-366, set./dez., 2019. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10526>. Acesso em: 17 de novembro de 2023.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 1998.

SOARES, M. O que é letramento. Diário do Grande ABC. p. 3, 2003. Disponível em: <http://www.verzeri.org.br/artigos/003.pdf>. Acesso em: 20 de setembro 2023.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista brasileira de educação, n. 25, p. 5-17, 2004. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/89tX3SGw5G4dNWdHRkRxrZk/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 20 de setembro de 2023.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

Downloads

Publicado

2024-02-23

Métricas


Visualizações do artigo: 163     PDF downloads: 178

Como Citar

COSTA, Biânca Luiz dos Santos; SILVA, Tamiris de Almeida; FIREMAN, Elton Casado. A ciência em “História das Invenções”: a presença da alfabetização científica na literatura infantil. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2023008, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2023008. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/26. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.