Os Contributos da Etnoastronomia para o Ensino de Ciências da Natureza: Panorama e Reflexões (2013-2023)

Overview and Reflections (2013-2023)

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v3.e2024034

Palavras-chave:

Etnoastronomia Indígena, Ensino de Ciências, Enculturação Científica, Revisão Bibliográfica

Resumo

O foco deste estudo é investigar as potencialidades da utilização da Etnoastronomia indígena como ferramenta para incentivar a enculturação científica no Ensino de Ciências, com base na seguinte pergunta central: quais são as implicações da inclusão da Etnoastronomia indígena no ensino de Ciências? Esta pesquisa empenha-se na revisão de literatura em um recorte temporal de 10 anos (2013 – 2023), envolvendo análise de artigos, teses e dissertações que abordam a integração da Etnoastronomia Indígena no ensino de Ciências. Os mecanismos de investigação aplicados associaram a revisão bibliográfica com práticas aplicadas em sala de aula. A pesquisa revela uma nítida preocupação com a subsistência dos saberes dos povos originários no contexto do Ensino de Ciências, bem como um reconhecimento declarado do valor pedagógico desses ensinamentos. Os resultados deste estudo contribuíram para ampliar a compreensão sobre a inclusão da Etnoastronomia neste ensino, fortalecendo indicadores bibliográficos relevantes para o desenvolvimento de pesquisas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nairys Costa de Freitas, Instituto Federal de Educação

Doutoranda no Programa de doutorado acadêmico em Ensino RENOEN pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - PGECM), Campus Fortaleza, com especialização em Teoria, Metodologia e Práticas de Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Tabuleiro do Norte. Além disso, possui especialização em Ensino de Ciências pela Universidade Internacional da Lusofonia Brasileira - UNILAB e é licenciada em Física pela Universidade Federal do Ceará - UFC.

Mairton Cavalcante Romeu, Instituto Federal de Educação

Doutor em Física e em Engenharia de Teleinformática. Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual do Ceará (Uece-2002), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2004), Mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2007).

Maria Cleide da Silva Barroso, Instituto Federal de Educação

Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC (2009). Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC (2017). Professora Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática PGECM/IFCE (acadêmico). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino/ curso de Doutorado Acadêmico em Ensino Rede Nordeste de Ensino-IFCE (RENOEN). Atualmente coordena o Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática PGECM/IFCE (acadêmico). Coordena o grupo de estudos do IFCE intitulado: Trabalho, educação e as políticas de formação docente: uma análise no contexto do capitalismo contemporâneo.

Referências

AFONSO, G. B. Mitos e Estações no Céu Tupi-Guarani. Scientific American Brasil, v. 14, p. 46-55, 2006a.

AFONSO, G. Relações Afro-indígenas: a Etnoastronomia dos africanos trazidos como escravos para o Brasil se misturou com a dos nativos de nosso país constituindo novas formas de saber. Scientific American, edição especial sobre Etnoastronomia, pp. 72-79, 2006.

AFONSO, G. B. Astronomia Indígena. In: Anais da 61ª Reunião Anual da SBPC - Manaus, AM - julho/2009. Disponível em: https://www.sbpcnet.org.br/livro/61ra/conferencias/co_germanoafonso.pdf. Acesso em: 02 fev. 2024.

AFONSO, G.B. Astronomia Indígena. Revista de História, v. uitine1, p. 62-65, 2010.

AFONSO, G. B. Constelações indígenas brasileiras. Telescópios na Escola, 2013. Disponível em: https://www.pindorama.art.br/file/constelacoesindigenasguarani.pdf. Acesso em: 20 de jan. 2024.

AFONSO, G. B.; NADAL, C. A. Arqueoastronomia no Brasil. In: MATSUURA, Oscar T. História da Astronomia no Brasil. Recife: Companhia Editora de Pernambuco - Cepe, 2014. v. I, ISBN 978-85-7858-247-0.

AFONSO, G. B.; SILVA, P. S.; AFONSO, Y. B. Astronomia na cultura indígena para a educação. Interfaces da Educação, v 13, n. 37, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4937. Acesso em: 22 jan. 2024.

ARAÚJO, D. C. C. Uma proposta para a inserção de tópicos de astronomia indígena brasileira no ensino médio: desafios e possibilidades. 2014. 184 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) —Universidade de Brasília, Brasília, 2014. Disponível em: http://www.realp.unb.br/jspui/handle/10482/16730. Acesso em: 25 fev. 2024.

RAÚJO, DCC DE.; VERDEAUX, M. DE F. DA S.; CARDOSO, W.T. Uma proposta para a inclusão de tópicos de astronomia indígena brasileira nas aulas de Física do Ensino Médio. Ciência & Educação (Bauru), v. 4, pág. 1035–1054, fora. 2017.

BARRETO, J. P.; SOUZA, T. L. L. Etnoastronomia: calendário de constelações na visão do grupo Tukano Sararo Yuúpuri Bubera Porã. RECH-Revista Ensino de Ciências e Humanidades –Cidadania, Diversidade e Bem Estar. v. 1, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/4748. Acesso em: 18 abr. 2024.

BARROS, V. P.; OVIGLI, D. F. B. As diferentes culturas na educação em astronomia e seus significados em sala de aula. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Carlos (SP), n. 18, p. 103–118, 2014. Disponível em: https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/203. Acesso em: 11 maio. 2024.

BOCZKO, Roberto. Conceitos de Astronomia. São Paulo: Edgard Blücher, 429 p., 1984.

BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 15 abril de 2024.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 30 mar. 2024.

BRASIL. Lei 11.645, de 10 de março de 2008. Diário Oficial da União. Brasília, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 11 mai. 2024.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental. [Brasília - DF, Ministério da Educação - MEC], 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 11 mai. 2024.

BUENO, M. A. et al. Astronomia cultural: um levantamento bibliográfico dos saberes sobre o céu de culturas indígenas. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 12, n. 25, p. 27-40, jul. 2019. ISSN 1984-7505. Disponível em: https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1547. Acesso em: 11 maio 2024.

UNIOR, A.; SOUSA, M.; BOLDRINI, B.; RIZZATTI, I. A Avaliação da Feira de Ciências de Roraima enquanto espaço de Divulgação Científica. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 1, p. 75-90, 20 maio 2019.

CARDOSO, W. T. O céu dos Tukano na escola Yupuri: construindo um calendário dinâmico. 2007. 390 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=88348. Acessado em: 11 mai. 2024.

COPIXO, Conselho de Professores Indígenas Xukuru do Ororubá. Eixos Orientadores da Educação Escolar Indígena Xukuru do Ororubá. Povo Xukuru do Ororubá, 2017.

COSTA, A. M. R. F. M. da; COSTA, L. R. F. M. da; COENGA, R. E. O céu dos povos indígenas: uma proposta de justiça cognitiva rumo à pedagogias e democracias plurais. Horizontes - Revista de Educação, v. 11, n. 18, p. 148–168, 2022. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16602. Acesso em: 11 maio. 2024.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e mistos (2a ed.). Porto Alegre: Artmed, 2007.

DIAS, C. A. C. M.; SANTA RITA, J. R. inserção da Astronomia como disciplina curricular do Ensino Médio. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Carlos (SP), n. 6, p. 55–65, 2008. DOI: 10.37156/RELEA/2008.06.055. Disponível em: https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/121. Acesso em: 11 maio. 2024.

FARES, E. A.; MARTINS, K. P.; ARAUJO, L. M.; SAUMA FILHO, M. O Universo das sociedades numa perspectiva relativa: exercícios de Etnoastronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Carlos (SP), n. 1, p. 77–85, 2004. DOI: 10.37156/RELEA/2004.01.077. Disponível em: https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/54. Acesso em: 11 maio. 2024.

FLÔR, L. C.; SANTOS, B. S. Astronomia indígena na formação de professores: uma possibilidade a partir da abordagem CTS. Ciência e Natura, v. 38 n. 1., 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4675/467546196044.pdf. Acesso em: 24 jan. 2024.

GALDINO, L. A. Astronomia Indígena. Editora Nova Alexandria. São Paulo, 2011.

GARCIA, C. da S.; COSTA, S.; PASCOLAI, S.; CAMPOS, M. Z. “As coisas do Céu”: Etnoastronomia de uma comunidade indígena como subsídio para a proposta de um material paradidático. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Carlos (SP), n. 21, p. 7–30, 2016. DOI: 10.37156/RELEA/2016.21.007. Disponível em: https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/231. Acesso em: 11 maio. 2024.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa (4a ed.). São Paulo: Atlas, 2008.

GONZAGA, K. A. A experimentação no ensino de química e os saberes indígenas. 2020. 141f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis – CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO. Disponível em: https://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/704. Acesso em: 11 mai. 2024.

GRUPIONI, L. D. B. (Org.). As leis e a educação escolar indígena: Programa Parâmetros em Ação de Educação Escolar Indígena. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 2001.

GUIMARÃES, L. R. Atividades para aulas de ciências. São Paulo: Nova Espiral, 2009.

HOFFMANN, Volnir. Astronomia: resgate dos conhecimentos astronômicos dos povos indígenas Avá-Guarani. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2021. Disponível em: https://riut.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28527. Acesso em: 21 abr. 2024.

IPHAN. Cuaracy Ra’Angaba - O céu Tupi Guarani [Vídeo]. Direção: L. Velho & G. B. Afonso. (2015, 26 de janeiro) YouTube. https://youtu.be/obuRxNgAh6c.

JAFELICE, L. C. Nós e os Céus: um Enfoque Antropológico para o Ensino de Astronomia. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira, 8, 21-28, 2002.

JALLES, C., SILVEIRA, M.; NADER, R. Olhai pro céu, olhai pro chão: Astronomia, Arqueoastronomia: o que é isso? Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2013.

JOAQUIM, J. Conhecimentos etnoastronômicos Terena: uma contribuição da comunidade indígena de Cachoeirinha do município de Miranda/MS. (Dissertação de mestrado, Faculdade Intercultural Indígena, Universidade Federal da Grande Dourados), 2022. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFGD_b24d6742ddb733ce610dfee4517c6a33. Acesso em: 11 mai. 2024.

KANTOR, C. A. A ciência do céu: uma proposta para o ensino médio. Dissertação (Mestrado) -Departamento de Física Experimental, Instituto de Física, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: https://www.btdea.ufscar.br/teses-e-dissertacoes/a-ciencia-do-ceu-uma-proposta-para-o-ensino-medio. Acesso em: 2 mai. 2024.

LIMA, T.S. Para uma teoria etnográfica da distinção natureza e cultura na cosmologia juruna. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 40, pág. 43–52, jun. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/gW8xqx7XPTFnN3wv3FBVy9w/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 mai. 2024.

LIMA, F.P.; BARBOSA, P.F.; CAMPOS, M.D.; JAFELICE, L.C.; BORGES, L.C. Relações Céu-Terra entre os Indígenas do Brasil: distintos céus, diferentes olhares. In: História da Astronomia no Brasil (2013) / organizador: Oscar T. Matsuura; comissão editorial: Alfredo Tiomno Tolmasquim [et al.]. Recife: Cepe, 2014, p. 86-128.

MAGALHÃES JR., L. O Céu dos Índios Tembé (Série Etnoastronomia). Belém: Planetário do Pará/UEPA., 2000.

MARTINS DE CARVALHO, S.; RANGEL LEMOS, L. J. R. L.; DA SILVA, C. A.; SOUZA DE MATOS, R. H.; DIAS GOMES KARAJÁ, A. Etnoastronomia indígena do povo Karajá Xambioá. Espaço e Tempo Midiáticos, [S. l.], v. 4, n. 1, 2021. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/midiaticos/article/view/11723. Acesso em: 11 maio. 2024..

MARTINS, R. V.; SOUSA, M. V. L.; SOUZA, R. M.; ALVES, R. da S. Aprendendo e ensinando a voar: a experiência das mulheres indígenas do Ceará com a educação diferenciada. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5196. Acesso em: 11 maio. 2024.

MIRANDA DE SOUZA, G.; SITKO, C. Sequência didática como recurso para o ensino de Astronomia Cultural. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7344. Acesso em: 11 maio. 2024.

MORAES, C. E. F. A aula de astronomia considerando a lei 11.645/08: contribuições das culturas indígenas brasileiras e africanas. (Dissertação de mestrado profissional nacional em ensino de Física, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda), 2019. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11769?show=full. Acesso em: 20 jan. 2024.

MOREIRA, M. A. Pesquisa básica em educação em ciência: uma visão pessoal. Revista Chilena de Educação Científica, v. 3, n. 1, pp. 10-17., 2004. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/Pesquisa.pdf. Acesso em: Acesso em: 20 jan. 2024.

MOURÃO, R. R. F. Dicionário enciclopédico de Astronomia e Astronáutica. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 956 p. ISBN-13: 978-8520900192, 1987. Disponível em: https://www.academia.edu/33824563/Mourao_Dicionario_Enciclopedico_de_Astronomia_e_Astronautica. Acesso em: Acesso em: Acesso em: 20 jan. 2024.

NUNES, L. F. R. Elementos da Etnoastronomia mebengokrê/kayapó: o ensino de Astronomia cultural (Dissertação de mestrado, PPGFIS - Programa de Pós-graduação em Física). Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará., 2019. Disponível em: https://sigaa.unifesspa.edu.br/sigaa/public/programa/defesas.jsf?lc=pt_BR&id=124. Acesso em: 14 jan. 2024.

OLIVEIRA, E. Multiculturalismo e Ensino de Ciências na Educação Básica: Desafios e Potencialidades da Astronomia Cultural. Dissertação de Mestrado, Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia), Universidade de São Paulo, São Paulo. doi:10.11606/D.81.2020.tde-23022021-163208., 2020. Disponível em: www.teses.usp.br. Acesso em: 14 jan. 2024.

OLIVEIRA, J. F. S. R. A valorização do ensino da astronomia indígena na educação brasileira. Master's Dissertation, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, University of São Paulo, São Paulo., 2022. doi:10.11606/D.14.2022.tde-12072023-092149. Disponível em: www.teses.usp.br. Acesso em: 11 mai. 2024.

ORTIZ, M. S. Valorização dos saberes astronômicos de uma aldeia indígena Terena no Estado de São Paulo. (Dissertação de mestrado, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências), 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/c0133e77-d30c-4392-953a-453b567b1ee3. Acesso em: 11 mai. 2024.

PINHEIRO, F. História do conflito: os povos nativos e os europeus no Ceará. In J. Pinheiro et al. (Eds.), Ceará: Terra da luz, terra dos índios: história, presença, perspectivas (pp. 37-48). Fortaleza: Ministério Público Federal, 6ª Câmara de Coordenação e Revisão, FUNAI; IPHAN/ 4 Superintendência Regional, 2002.

PINHEIRO, S. L.; FROTA, A. M. M. C. Uma compreensão da infância dos índios Jenipapo Kanindé a partir deles mesmos: um olhar fenomenológico, através de narrativas e desenhos. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 9, n. 3, 724-759., 2009.

RODRIGUES, M. S. A diversidade do conhecimento sobre o céu e o ensino de astronomia: propostas didáticas e potencialidades da astronomia cultural. Dissertação de mestrado, Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia), Universidade de São Paulo, São Paulo. doi:10.11606/D.81.2016.tde-21032016-141809, 2015. Retrieved 2024-02-01, Disponível em: www.teses.usp.br.

RODRIGUES, M. S.; LEITE, C. Astronomia cultural: análise de materiais e caminhos para a diversidade nas aulas de ciências da natureza. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências,22, e15812., 2020.

SANTOS, C. A. dos. Etnoastronomia no povo Truká de Cabrobó - PE como possibilidade para o ensino de astronomia em escola indígena. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2022. Disponível em: https://releia.ifsertaope.edu.br/jspui/handle/123456789/1036. Acesso em: 11 mai. 2024.

SANTOS, O. C., QUINTA DE BRITO, D., GUIMARÃES MACIEL, F., FERREIRA, M., DA SILVA FILHO, O. L., LESSA DO COUTO, R. V., CORCI BATISTA, M. Abordagens de Etnoastronomia nos livros de ciências distribuídos em 2020 pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Revista De Enseñanza De La Física, v. 35, n. 2, 1–16., 2023. Disponível em: https://doi.org/10.55767/2451.6007.v35.n2.43672. Acesso em: 12 abr. 2024.

SOARES, L. M. Etnoastronomia, interculturalidade e formação docente nos planetários do Espaço do Conhecimento UFMG e do Parque Explora. (Tese de Doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais)., 2019. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-AQSHG8. Acesso em: 11 abr. 2024.

SOUSA, M. V. L.; MARTINS, D. V. As escolas indígenas no estado do Ceará: uma história de resistência. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 138–151, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n2.46123. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/46123. Acesso em: 11 maio. 2024.

SOUZA, G. M. Produção e aplicação de livro paradidático para o ensino de Astronomia Cultural: “Uma aventura pelos céus da Amazônia” (Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Marabá), 2022. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/1769. Acesso em: 11 abr. 2024.

VIVEROS, R.; KLÜBER, T.; ZILLY, A.; SILVA-SOBRINHO, R. A. Por que Ensino e Educação são áreas diferentes de pesquisa no contexto CAPES/Brasil. Indagatio Didactica, v. 12, n. 5, p. 119-138, 17 dez. 2020.

WALSH, C. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, reexistir e re-viver. In V. M. Candau (Ed.), Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas (pp. 12-42). Sete Letras, Rio de Janeiro, 2009.

WATANABE, Graciella. Desigualdade social, divulgação científica e ensino de física: caminhos para reflexão. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 3, p. e2024015, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v3.e2024015. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/47. Acesso em: 4 set. 2024.

Downloads

Publicado

2024-09-05

Métricas


Visualizações do artigo: 179     PDF downloads: 47

Como Citar

FREITAS, Nairys Costa de; ROMEU, Mairton Cavalcante; BARROSO, Maria Cleide da Silva. Os Contributos da Etnoastronomia para o Ensino de Ciências da Natureza: Panorama e Reflexões (2013-2023) : Overview and Reflections (2013-2023). Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 3, p. e2024034, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v3.e2024034. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/71. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.