(Prazo prorrogado) Chamada para Edição Especial: Residência Pedagógica e formação docente: qual o espaço formativo na articulação entre escolas e IES?
O Programa de Residência Pedagógica (PRP) foi uma ação vinculada à CAPES, que integrou a Política Nacional de Formação de Professores entre 2018 e 2024. Nesse período o programa teve seu objetivo principal aperfeiçoado ao longo das três edições, aproximando-se cada vez mais da perspectiva teórico-prática de formação referenciada nas diretrizes curriculares dos cursos de licenciatura. Fruto dessa ampliação de perspectiva, em sua última edição, o PRP objetivou o fortalecimento da formação teórico-prática e da constituição identitária de licenciandos, bem como da parceria entre IES, redes de ensino e escolas de educação básica, além da contribuição para a pesquisa colaborativa e produção acadêmica.
Diante dessas premissas, propomos à comunidade científica a socialização de seus estudos e produções através da submissão de artigos para a edição especial da REDE, com o tema: Residência Pedagógica e formação docente: qual o espaço formativo na articulação entre escolas e IES?
Para esta edição, objetivamos explorar a temática da Formação de Professores no âmbito do PRP, discutindo a articulação entre escolas e IES, com destaque a suas possibilidades e desafios como espaço formativo.
Ao considerar a relevância do programa para o fortalecimento e aprofundamento da formação docente inicial e continuada, propomos reunir estudos de pesquisadores e pesquisadoras interessados e interessadas em refletir sobre o papel articulador do programa na perspectiva da colaboração entre IES e escolas de Educação Básica, destacando contribuições do PRP para a formação inicial e continuada, implicações do PRP na identidade e desenvolvimento profissional docente, dentre outras pesquisas no âmbito da temática geral da edição especial.
A participação nesta edição especial é aberta a pesquisadores/as, professores/as da educação básica e estudantes de graduação e pós-graduação.
Os textos inéditos que comporão esta edição especial seguirão as normas e template da REDE. Serão escritos em língua portuguesa e poderão ter até 05 (cinco autores), sendo pelo menos um com título de Doutor. Não serão aceitos para esta edição, artigos do tipo revisão sistemática de literatura.
A avaliação dos artigos seguirá os procedimentos já adotados pela revista, sendo feitos por avaliadores ad hoc, e podendo serem solicitadas uma ou mais revisões dos textos.
Cronograma da Edição Especial:
- Agosto de 2024: abertura da chamada
- 05/09/2024: início das submissões de artigos;
- 31/10/2024: data limite para submissões de artigos; (Prazo prorrogado para 31/12/2024).
- Abril/2025: publicação do número especial
A normas de publicação seguirão as já exigidas pela Revista.
Observação: Ao realizar a submissão para uma Edição Especial, deve-se situar e descrever na primeira página de submissão "comentários para o editor" que se trata de uma produção submetida para a Edição Especial, indicando o título da temática proposta.
Editores: Profa. Dra. Ana Cláudia Gouveia de Sousa (IFCE-Fortaleza), Prof. Dr. Francisco José de Lima (IFCE-Cedro), Profa. Dra. Maria de Lourdes da Silva Neta (IFCE-Maranguape).
Sobre a Revista: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/about
Regras de submissão: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/about/submissions