Residência Pedagógica: experiência de formação docente para uma educação antirracista

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v6.e2025007

Palavras-chave:

Educação Antirracista, Formação Docente, Residência Pedag´ógica

Resumo

O presente artigo aborda a temática Educação e as relações étnico-raciais no contexto da formação docente inicial, a partir de uma experiência vivenciada no Programa de Residência Pedagógica, do curso de Licenciatura em Pedagogia do IFSP, no âmbito da educação infantil da rede pública de ensino. O Programa de Residência Pedagógica é um programa que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. Os estudantes participantes (residentes) participam e desenvolvem ações pedagógicas que abrangem desde a observação à regência, sob a supervisão de professores supervisores e orientadores. Foi em uma das experiências de regência que a questão étnico-racial foi abordada pelos residentes de modo enfático e problematizador, por meio da contação de histórias e do diálogo junto às crianças. Na ocasião, foram problematizadas as representações sociais sobre a cor de pele e seus padrões estéticos.  É de fundamental importância que professores(as) sejam preparados(as) para identificar, denunciar e promover estratégias de resistência e desconstrução do racismo, além disso, que possam compreender o papel da escola nos processos de socialização e constituição de subjetividades étnico-raciais.

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Biografia do Autor

Tamyris Proença Bonilha Garnica, IFSP

Pós Doutora em Educação – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora EBTT – Instituto Federal de São Paulo (IFSP) campus Bauru, SP, Brasil. Endereço para correspondência: R. Severino Lins, Quadra 7 - Vila Aviação, Bauru - SP, 17018-600. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2993-1776. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9257946096715734. E-mail: tamyris.bonilha@ifsp.edu.br.

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Publicado

2025-04-15

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Como Citar

GARNICA, Tamyris Proença Bonilha. Residência Pedagógica: experiência de formação docente para uma educação antirracista. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 6, p. e2025007, 2025. DOI: 10.21439/2965-6753.v6.e2025007. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/118. Acesso em: 5 ago. 2025.

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Artigos