Violência na Escola e Educação em Direitos Humanos: O que revelam as pesquisas brasileiras (2012-2022)?
DOI:
10.21439/2965-6753.v5.e2025034Palavras-chave:
Violência na Escola, Educação em Direitos Humanos, Cultura de PazResumo
Este estudo se configura como de Revisão Sistemática da Literatura (RSL), de caráter qualitativo. O objetivo é analisar como as dissertações e teses defendidas entre 2012 e 2022 abordam a interface entre a violência nas escolas e a Educação em Direitos Humanos, considerando esta última como uma estratégia para mitigar a violência no ambiente escolar. O corpus de análise foi constituído por oito (08) estudos, sendo sete (07) dissertações e uma (01) tese, publicados no período de 2012 a 2022, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A seleção da base escolhida se deu em função de que ela reúne estudos do objeto pesquisado, além de dispor de respaldo científico, reconhecimento e confiabilidade nas informações disponibilizadas. Os estudos analisados, em sua maioria, abrangeram estados das regiões Sudeste, Nordeste e Sul do Brasil. A organização dos dados foi fundamentada nos preceitos da análise de conteúdo (Bardin, 1977). Como resultados, espera-se que este estudo contribua para a compreensão do estado atual do interesse acadêmico pelo tema, indicando tendências, lacunas e possibilidades de aprofundamento, além de oferecer subsídios para investigações futuras e práticas educacionais voltadas à promoção de uma cultura de paz e respeito aos direitos humanos nas escolas.
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