Explorando a Matriz de Referência do ENEM em Ciências da Natureza (2009-2020): Análises, Interpretações e Impactos Pedagógicos
DOI:
10.21439/2965-6753.v5.e2025033Palavras-chave:
Avaliação externa, ENEM, Ciências da Natureza, Ensino MédioResumo
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) desempenha papel central na avaliação de estudantes da Educação Básica e na seleção para o Ensino Superior. Este estudo caracteriza as questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias nas provas do ENEM aplicadas entre 2009 e 2020, enfatizando disciplinas, conteúdos, competências e habilidades. A originalidade deste trabalho reside na inexistência de estudos que sistematizem e caracterizem os conteúdos abordados nas provas dessa área, permitindo uma análise aprofundada e inédita. Além disso, a seleção aleatória das questões permite extrapolar os resultados para toda a base de questões do período, conferindo às inferências necessárias. A pesquisa, de natureza documental e descritiva, utilizou uma amostra aleatória simples de 144 questões, selecionadas com margem de erro de 7% e confiança de 95%. A metodologia envolveu a identificação de disciplinas, conteúdos, competências e habilidades segundo a matriz de referência do ENEM. Os resultados revelam maior presença de itens de Biologia, com conteúdos recorrentes como “qualidade de vida” e “moléculas e tecidos”. Em termos de habilidades, a H24 (“utilizar códigos e nomenclatura química”) foi a mais frequente, indicando uma ênfase na aplicação do conhecimento. Este estudo fornece subsídios importantes para compreensão e aprimoramento das práticas pedagógicas, contribuindo para o alinhamento entre currículo e avaliação. A análise dos resultados aponta para a necessidade de um maior equilíbrio na distribuição de questões entre as disciplinas, especialmente para a Física, e a exploração de habilidades mais diversificadas para atender às demandas contemporâneas.
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