Explorando a Matriz de Referência do ENEM em Ciências da Natureza (2009-2020): Análises, Interpretações e Impactos Pedagógicos

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v5.e2025033

Palavras-chave:

Avaliação externa, ENEM, Ciências da Natureza, Ensino Médio

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) desempenha papel central na avaliação de estudantes da Educação Básica e na seleção para o Ensino Superior. Este estudo caracteriza as questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias nas provas do ENEM aplicadas entre 2009 e 2020, enfatizando disciplinas, conteúdos, competências e habilidades. A originalidade deste trabalho reside na inexistência de estudos que sistematizem e caracterizem os conteúdos abordados nas provas dessa área, permitindo uma análise aprofundada e inédita. Além disso, a seleção aleatória das questões permite extrapolar os resultados para toda a base de questões do período, conferindo às inferências necessárias. A pesquisa, de natureza documental e descritiva, utilizou uma amostra aleatória simples de 144 questões, selecionadas com margem de erro de 7% e confiança de 95%. A metodologia envolveu a identificação de disciplinas, conteúdos, competências e habilidades segundo a matriz de referência do ENEM. Os resultados revelam maior presença de itens de Biologia, com conteúdos recorrentes como “qualidade de vida” e “moléculas e tecidos”. Em termos de habilidades, a H24 (“utilizar códigos e nomenclatura química”) foi a mais frequente, indicando uma ênfase na aplicação do conhecimento. Este estudo fornece subsídios importantes para compreensão e aprimoramento das práticas pedagógicas, contribuindo para o alinhamento entre currículo e avaliação. A análise dos resultados aponta para a necessidade de um maior equilíbrio na distribuição de questões entre as disciplinas, especialmente para a Física, e a exploração de habilidades mais diversificadas para atender às demandas contemporâneas.

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Biografia do Autor

Cicera Vanessa de Souza, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Licenciada em Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Licenciada em Biologia pela Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Paulo Gonçalves, Universidade Federal do Cariri

Doutor em Educação pela UFRN (2020), Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela UFRN (2013), Especialista em Data Science pela Uniamerica (2024) e Licenciado em Matemática pela UECE (2011). É Professor Adjunto da Universidade Federal do Cariri (UFCA), campus Brejo Santo-CE. Discente da Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Discente da Especialização em Análise de Dados. Coordenador do curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Atua como docente permanente do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri (MPE/ URCA). Tem experiência como docente e pesquisador de Educação em Ciências e Matemática (linhas de pesquisa: Formação de Professores, Etnomatemática, Didática Desenvolvimental) e em Tecnologias Digitais.

Karine Symonir, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Estatística e Matemática, Mestre em Demografia e Doutora em Educação (2021), pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Concluindo último período do curso de Licenciatura em Pedagogia (UNIT). Atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: gestão estratégica; letramento estatístico; ciência de dados; jurimetria; demografia escolar; Fatores de vulnerabilidades e predição do (In)Sucesso e desempenho escolar; Foi monitora (2008.1 a 2010.1) da disciplina Métodos Estatísticos do Curso de Estatística/UFRN; Professora (2012 a 2021) dos cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) na área de Estatística aplicada; foi membro do Núcleo de Estudos Transdisciplinares e responsável pela avaliação de indicadores de qualidade do ensino superior dessa IES. Possui MBA em Gestão Judiciária pela FGV Experiência profissional como Secretária de Gestão Estratégica do Poder Judiciário do RN; Coordenadora Administrativa da Corregedoria Geral de Justiça; Estatística do Núcleo Permanente de Concursos da UFRN (2006 a 2012). Consultora na área gestão de risco, gestão escolar e gestão estratégica; consultora na área de estatística (2011-2014) na Secretaria de Educação do RN e NUPLAN/UFRN. Coordenadora de Gestão de Processos de Trabalho na presidência do TJRN, de 2021 a 2023 (em exercício); Membro da Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Especializado em Exames de Avaliação da Educação Básica do INEP, desde 2020; Integra a Rede TISSE- Territórios Inteligentes e Sustentáveis no âmbito Social e Educativo, desde 2019, inscrita no DGP do CNPq.

Referências

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Publicado

2025-09-02

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Como Citar

SILVA, Cicera Vanessa de Souza; GONÇALVES, Paulo Gonçalo Farias; PESSOA, Karine Symonir de Brito. Explorando a Matriz de Referência do ENEM em Ciências da Natureza (2009-2020): Análises, Interpretações e Impactos Pedagógicos. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 5, p. e2025033, 2025. DOI: 10.21439/2965-6753.v5.e2025033. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/111. Acesso em: 7 nov. 2025.

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