Geometria Espacial: reflexões sobre a implementação de uma sequência de atividades no Programa de Residência Pedagógica
DOI:
10.21439/2965-6753.v6.e2025016Palavras-chave:
geometria, sequência de atividades, formação inicial de professores, aprendizagensResumo
Este estudo teve como objetivo descrever e refletir sobre como o trabalho, com uma sequência de atividades de ensino de geometria espacial, trabalhada em sala com o professor preceptor com alunos do 6°ano, pode contribuir para a formação docente de Graduandos que participam do Programa Residência Pedagógica. Tal experiência ocorreu no subprojeto Alfabetização em linguagem e em matemática: Experiências formativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, vinculado ao Programa Residência Pedagógica. Como pressupostos teórico, foram adotados documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular e a hierarquia de cinco níveis para o desenvolvimento do pensamento geométrico, proposta por Van Hiele (2009). Metodologicamente, o estudo está apoiado nas características de estudo descritivo, com abordagem qualitativa (Severino, 2007). As etapas dessa experiência são: estudo do objeto matemático geometria espacial, planejamento da atividade, implementação da atividade e escritura deste texto. A experiência evidenciou aprendizagens com significado para os alunos e momentos ricos de formação diferenciada, para Graduandos residentes. Além disso, foi inferida a relevância da exploração de espaços externos à sala de aula para a interação, a observação e a análise desses espaços e objetos para a aprendizagem e desenvolvimento do pensamento geométrico.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: Ministério da Educação, 2018.
IMBERNÓN, Francisc. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Questões da nossa época).
LORENZATO, Sergio. Educação infantil e percepção matemática. 2.ed. Campinas: Autores Associados, 2008.
PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion; NACARATO, Adair Mendes. O ensino de geometria no ciclo de alfabetização: um olhar a partir da provinha Brasil. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.16, n.4, p. 1147-1168, dez. 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/22016. Acesso em: 15 ago. 2023.
SEVERINO. A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação de professores. Petrópolis: Vozes, 2014.
VAILLANT, Denise; GARCÍA, Carlos Marcelo. Ensinando a ensinar. As quatro etapas de uma
aprendizagem. Curitiba: Editora da Universidades Tecnológica Federal do Paraná, 2012.
VAN DE WALLE, John A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução de Paulo Henrique Colonese. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
VIANA, Odaléa Aparecida. Conceitos e Habilidades Espaciais Requeridos pelas Questões de Geometria do ENC/ENADE para a Licenciatura em Matemática. Bolema, Rio Claro, n. 34, p. 153- 184, dez. 2009. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/3303/2786. Acesso em: 21 out. 2023.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 37 PDF downloads: 4