Geometria Espacial: reflexões sobre a implementação de uma sequência de atividades no Programa de Residência Pedagógica

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v6.e2025016

Palavras-chave:

geometria, sequência de atividades, formação inicial de professores, aprendizagens

Resumo

Este estudo teve como objetivo descrever e refletir sobre como o trabalho, com uma sequência de atividades de ensino de geometria espacial, trabalhada em sala com o professor preceptor com alunos do 6°ano, pode contribuir para a formação docente de Graduandos que participam do Programa Residência Pedagógica. Tal experiência ocorreu no subprojeto Alfabetização em linguagem e em matemática: Experiências formativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, vinculado ao Programa Residência Pedagógica. Como pressupostos teórico, foram adotados documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular e a hierarquia de cinco níveis para o desenvolvimento do pensamento geométrico, proposta por Van Hiele (2009). Metodologicamente, o estudo está apoiado nas características de estudo descritivo, com abordagem qualitativa (Severino, 2007). As etapas dessa experiência são: estudo do objeto matemático geometria espacial, planejamento da atividade, implementação da atividade e escritura deste texto. A experiência evidenciou aprendizagens com significado para os alunos e momentos ricos de formação diferenciada, para Graduandos residentes. Além disso, foi inferida a relevância da exploração de espaços externos à sala de aula para a interação, a observação e a análise desses espaços e objetos para a aprendizagem e desenvolvimento do pensamento geométrico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Chirlene Paulo Roldão, Escola Centro Educacional Bosque do Saber

Graduada em Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens. Docente da Escola Centro Educacional Bosque do Saber.

Pedro Augusto Lopes Rosa, Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará

Mestre em Matemática. Docente da Escola da Aplicação da Universidade Federal do Pará.

Valéria Risuenho Marques, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas (Educação Matemática) pela Universidade Federal do Pará. Docente do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens do Instituto de  Educação Matemática e Científica  da Universidade  Federal do Pará  (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: Ministério da Educação, 2018.

IMBERNÓN, Francisc. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Questões da nossa época).

LORENZATO, Sergio. Educação infantil e percepção matemática. 2.ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion; NACARATO, Adair Mendes. O ensino de geometria no ciclo de alfabetização: um olhar a partir da provinha Brasil. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.16, n.4, p. 1147-1168, dez. 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/22016. Acesso em: 15 ago. 2023.

SEVERINO. A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação de professores. Petrópolis: Vozes, 2014.

VAILLANT, Denise; GARCÍA, Carlos Marcelo. Ensinando a ensinar. As quatro etapas de uma

aprendizagem. Curitiba: Editora da Universidades Tecnológica Federal do Paraná, 2012.

VAN DE WALLE, John A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução de Paulo Henrique Colonese. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

VIANA, Odaléa Aparecida. Conceitos e Habilidades Espaciais Requeridos pelas Questões de Geometria do ENC/ENADE para a Licenciatura em Matemática. Bolema, Rio Claro, n. 34, p. 153- 184, dez. 2009. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/3303/2786. Acesso em: 21 out. 2023.

Downloads

Publicado

2025-05-06

Métricas


Visualizações do artigo: 37     PDF downloads: 4

Como Citar

ROLDÃO, Chirlene Paulo; ROSA, Pedro Augusto Lopes; MARQUES, Valéria Risuenho. Geometria Espacial: reflexões sobre a implementação de uma sequência de atividades no Programa de Residência Pedagógica. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 6, p. e2025016, 2025. DOI: 10.21439/2965-6753.v6.e2025016. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/115. Acesso em: 13 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.