Tecnologias ambientais na perspectiva da educação STEAM

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v5.e2025013

Palavras-chave:

Meio ambiente, Projetos, Sustentabilidade

Resumo

O STEAM é uma abordagem interdisciplinar que integra Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática para promover pensamento crítico, resolução criativa de problemas e habilidades de colaboração. Este trabalho tem o objetivo de descrever o cenário das tecnologias ambientais dentro do contexto da Educação STEAM. Trata-se de uma revisão INTEGRATIVA da literatura elaborada nas recomendações do fluxograma de amostragem do PRISMA, a fim de melhorar a qualidade da apresentação de revisão sistemáticas e meta análises, conforme as seguintes etapas: (1) formulação da pergunta norteadora; (2) localização e seleção dos estudos; (3) avaliação crítica dos estudos; (4) coleta de dados;(5) análise dos dados; (6) síntese e apresentação dos dados; (7) redação e publicação dos resultados. O questionamento norteador da pesquisa foi: Como a Educação STEAM pode contribuir para a preservação ambiental e a sustentabilidade? os descritores utilizados: (1) STEAM; (2) STEM; (3) Sustentabilidade (4) Educação, aplicados em bases de dados científicas, nas combinações: 1 AND/OR 2 AND/OR 3 AND/OR 4 no idioma português e inglês. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade e seleção dos estudos a amostra final resultou em 06 artigos, que tratam da relevância da abordagem como ferramenta para a educação ambiental no cenário educacional moderno.

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Biografia do Autor

Francisca Sara Rodrigues Moreira, IFCE

MESTRANDA no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (Campus Juazeiro do Norte- CE) em Meio Ambiente. PEDAGOGA, licenciada pela Universidade Regional do Cariri (2007), pós graduada em Língua portuguesa e arte educação pela universidade Regional do Cariri (2008), possui também pós graduação em Gestão Educacional e Avaliação Pública pela universidade de Pernambuco - UPE (2014). Atualmente é professora efetiva no município de Ipubi - PE e Analista em Gestão Educacional efetiva no estado de Pernambuco. Ademais, possui vasta experiência com gestão escolar monitorando os indicadores que avaliam a aprendizagem dos educandos. Experiência em educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, inclusive como professora alfabetizadora. 

Francisco Rodrigo de Lemos Caldas, IFCE

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Estadual do Ceará (2005) e Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (2005). Mestre em Bioprospecção Molecular pela Universidade Regional do Cariri (2011). Doutor em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica de Medicamentos pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Coordenador do Laboratório de Química do IFCE campus Juazeiro do Norte. Possui experiência na área de Química, com ênfase na Química dos Produtos Naturais e avaliação de suas atividades biológicas, na interface com a microbiologia, bioquímica e farmacologia. Tem desenvolvido projetos nas áreas de ensino e pesquisa com os temas: Abordagem STEAM, Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), Tecnologias Ambientais e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Finalista do prêmio Educador Nota 10 da Fundação Victor Civita.

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Publicado

2025-04-29

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Como Citar

RODRIGUES MOREIRA, Francisca Sara; DE LEMOS CALDAS, Francisco Rodrigo. Tecnologias ambientais na perspectiva da educação STEAM. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 5, p. e2025013, 2025. DOI: 10.21439/2965-6753.v5.e2025013. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/138. Acesso em: 29 abr. 2025.

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