Tecnologias ambientais na perspectiva da educação STEAM
DOI:
10.21439/2965-6753.v5.e2025013Palavras-chave:
Meio ambiente, Projetos, SustentabilidadeResumo
O STEAM é uma abordagem interdisciplinar que integra Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática para promover pensamento crítico, resolução criativa de problemas e habilidades de colaboração. Este trabalho tem o objetivo de descrever o cenário das tecnologias ambientais dentro do contexto da Educação STEAM. Trata-se de uma revisão INTEGRATIVA da literatura elaborada nas recomendações do fluxograma de amostragem do PRISMA, a fim de melhorar a qualidade da apresentação de revisão sistemáticas e meta análises, conforme as seguintes etapas: (1) formulação da pergunta norteadora; (2) localização e seleção dos estudos; (3) avaliação crítica dos estudos; (4) coleta de dados;(5) análise dos dados; (6) síntese e apresentação dos dados; (7) redação e publicação dos resultados. O questionamento norteador da pesquisa foi: Como a Educação STEAM pode contribuir para a preservação ambiental e a sustentabilidade? os descritores utilizados: (1) STEAM; (2) STEM; (3) Sustentabilidade (4) Educação, aplicados em bases de dados científicas, nas combinações: 1 AND/OR 2 AND/OR 3 AND/OR 4 no idioma português e inglês. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade e seleção dos estudos a amostra final resultou em 06 artigos, que tratam da relevância da abordagem como ferramenta para a educação ambiental no cenário educacional moderno.
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