Desafios e obstáculos no ensino de matemática na/pós pandemia: mapeamento de investigações científicas

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v5.e2025029

Palavras-chave:

Pandemia, Educação Matemática, Formação de professores, Tecnologias digitais

Resumo

O ensino de Matemática, crucial para o desenvolvimento cognitivo e acadêmico dos estudantes, enfrentou grandes dificuldades com a interrupção das aulas presenciais e a adoção do ensino remoto. A falta de acesso equitativo a tecnologias e a mudança nos métodos pedagógicos geraram desafios complexos para educadores e estudantes. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa analisar os principais desafios e obstáculos que surgiram no ensino de Matemática durante e após a pandemia, e identificar as estratégias e soluções adotadas para superar essas dificuldades, a partir do mapeamento de pesquisas recentes. A pesquisa tem abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa bibliográfica na qual foi utilizado o mapeamento na pesquisa educacional como método para identificação, categorização e análise. Para identificar pesquisas acadêmicas que tratem sobre o ensino de matemática na e pós-pandemia, foram realizadas buscas que resultaram em 17 investigações que compuseram o corpus de análise dessa pesquisa. Os resultados revelaram que a principal dificuldade enfrentada foi a desigualdade no acesso às tecnologias e à internet, o que exacerbou as disparidades educacionais existentes. Contudo, surgiram inovações pedagógicas, como o uso de ferramentas digitais e metodologias híbridas, que mostraram potencial para melhorar a qualidade do ensino de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Denilson Silva Simas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Licenciado em Matemática pelo Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Professor de Matema´tica da Educação Básica no Estado da Bahia.

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS). Professora adjunta de Ensino de Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores (UESB) e Educação em Ciências e Matemática (UESC). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC).

Referências

BARBOSA, C. F. C.; SILVA, P. V.; GOMES, C. R. O ensino de matemática em tempos de pandemia pelo coronavírus. Revista Cocar, [S. l.], n. 17, 2023.

BARTOSKI, B. R.; KOSOUSKI, L. I.; FERREIRA, R.; ORZECHOWSKI, S. T. Período pandêmico de 2020 e suas consequências em ambientes educacionais. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 23, nº 23, 20 de junho de 2023.

BIEMBENGUT. M. S. Mapeamento na Pesquisa Educacional. Livraria da Física: São Paulo, 2008.

CAMPOS, M. A.; FARIAS, L. M. S.; BARROS, C. C. A. Uma sequência didática e o ensino de matemática no contexto da/pós pandemia Covid-19: discutindo o acesso, a viabilidade e as possibilidades. Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, [S. l.], v. 11, n. 2, 2020.

COSTA, E. M.; SILVA, A. D. R. M. As mudanças na prática profissional dos docentes de matemática em tempos de pandemia da COVID-19. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 115–140, 2023.

D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 1996.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

FAUSTINO, L. S. e S..; SILVA, T. F. R. S. Educadores frente à pandemia: dilemas e intervenções alternativas para coordenadores e docentes. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 3, n. 7, p. 53–64, 2020.

FELIX, É. K. S. O Ensino de Matemática diante do contexto de pandemia. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 6, 2024.

FONSECA, M. C. L. DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM TEMPOS DO COVID-19: uma análise dos impactos psicossociais no ensino-aprendizagem. Revista de Estudos Multidisciplinares, São Luís, v. 2, n. 1, jan./maio 2022.

GOMEZ, F. Comentando o cenário atual da Educação Brasileira em meio à pandemia. IPÊ ROXO, [S. l.], v. 2, n. 1, 2020.

LIMA, H. B.; SALES, M. M. F. Desafios dos estudantes na volta as aulas presenciais de Matemática após a pandemia de COVID-19. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 9, n. 11, 2024.

LOPES, C. E.; BERTINI, L. F.; BORELLI, S. S. Políticas públicas curriculares para a formação de professores que ensinam matemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, n. Edição Especial: p. e023092, 2023.

MARIN SUPPI, E.; MARIN SUPPI, I.. IMPACTOS DA PANDEMIA E ENSINO REMOTO EM CRIANÇAS: A VISÃO DOS PAIS. REI - Revista de Educação do UNIDEAU, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 146–159, 2023.

MENEZES, Rafaela Cristina; LACERDA CARVALHO, Rodrigo. Residência Pedagógica: contribuições do programa na formação docente em Biologia, frente à pandemia. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 6, p. e2025018, 2025. DOI: 10.21439/2965-6753.v6.e2025018.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2001.

NETTO, C. M., CENÁRIOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO CONTEXTO

DA PANDEMIA DA COVID-19: revisão sistemática de literatura. Revista Teoria e Prática da Educação, v. 24, n.3, p. 03-25, 2021.

PETERNELA, D. C.; COITIM, R. D.; FERREIRA, M. G.; CARVALHO, M. A. B. O ensino de ciências no contexto (pós) pandemia da Covid-19: desafios e possibilidades no ambiente educacional. Caderno Pedagógico, [S. l.], v. 2, p. e2782, 2024.

PROENÇA, M. C. de; LUZ, J. A. da; MENDES, L. O. R. Ensino remoto na escola: análise das dificuldades de professores de matemática. Ensino em Re-Vista, [S. l.], v. 29, n. Contínua, p. e059, 2022.

SANTANA, J. J.; ALVES, F. C. O PAPEL DA GESTÃO NO CONTEXTO PANDÊMICO: superando desafios. Revista Humanidades & Educação, v. 5, n. 9, p. 38–53, 2024.

SANTOS, R. P.; MACÊDO, J. A. Ensino de matemática com uso de tecnologias digitais: enfoque sociopolítico no pós-pandemia da covid-19. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023.

SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Tradução: João Pedro da Ponte. Campinas, SP: Papirus, 2000.

SILVA, A. J. N. da; VIEIRA, A. R. L. Explorando Caminhos para o Ensino e Aprendizagem de Matemática: Contribuições da Revista Baiana de Educação Matemática. Revista Baiana de

Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 01, p. e202300, 2024.

SILVA, F. M. S. S.; MELONIO, P. A. C.; LIMA, D. G. P.; MENDONÇA NETO, V. S.; PORTO, I. M. Ri. A mediação das Tecnologias Digitais para o Ensino da Matemática durante o período pandêmico. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 5, p. e2025001, 2025. DOI: 10.21439/2965-6753.v5.e2025001.

SILVA, J. V. da; SILVA, D. B. F. da; SILVA NETO , J. F. da. Ensino de Matemática na

pandemia:reflexões sobre os desafios de pibidianos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 27, p. 1–12, 2022.

SOUSA, L. A. R. de; SANTOS, H. R. dos.; LIMA, P. V. P. de .; MOREIRA, G. E. MATEMÁTICA E INCLUSÃO: PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 16, n. 46, p. 777–794, 2023.

TAVARES, N. A.; SILVA, P. V. J. G. Os impactos da pandemia no ensino de matemática no ensino público e privado da Baixada Fluminense. Revista Acervo Educacional, Vol. 5, p. e12604, 26 mar. 2023.

Downloads

Publicado

2025-07-04

Métricas


Visualizações do artigo: 363     PDF downloads: 145

Como Citar

SIMAS, Denilson Silva; MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas. Desafios e obstáculos no ensino de matemática na/pós pandemia: mapeamento de investigações científicas. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 5, p. e2025029, 2025. DOI: 10.21439/2965-6753.v5.e2025029. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/136. Acesso em: 6 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.