Programa de Residência Pedagógica: Estratégias para o Ensino de Matemática nos Anos Iniciais

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v6.e2025008

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Ensino de Matemática, Ansiedade à matemática, Análise do Comportamento

Resumo

Este texto visa apresentar e refletir sobre as vivências de uma licencianda/residente, do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará (UFPA), no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP). As atividades descritas compõem o subprojeto "Alfabetização em linguagem e em Matemática: experiências formativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental", aprovado no componente curricular de Matemática e desenvolvido em turmas do 6º ano na Escola de Aplicação da UFPA. Esta pesquisa é qualitativa, no qual recorreu aos registros feitos em diário de bordo e aos relatórios parciais e final, destacando as reuniões gerais e orientações e estudos, as reuniões de com o professor-preceptor, as observações em turmas do sexto ano e a intervenção para a manejo da ansiedade Matemática através de estratégias baseadas em neurociência e no comportamento. As intervenções postas em prática demonstram que o uso de metodologias da neurociência-comportamental podem minimizar o desgaste emocional causado pela ansiedade à Matemática, por meio de estratégias de ensino que partem da reformulação das práticas docentes, da colaboração, do uso de metodologias diferenciadas. Os resultados são limitados ao grupo do PRP pesquisado, ensejando a realização de outros estudos para aprofundar a discussão sobre  o tema.

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Biografia do Autor

Larissa Maria Carneiro dos Passos, Universidade Federal do Pará

Discente da Universidade Federal do Pará (UFPA). Atuou no Programa de Residência Pedagógica da UFPA durante o período de novembro de 2022 a abril de 2024.

Pedro Augusto Lopes Rosa, Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará

Docente da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Matemática. Atuou como preceptor do Programa de Residência Pedagógica da UFPA no período de novembro de 2022 a outubro de 2023.

Valéria Risuenho Marques, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas (Educação Matemática) pela Universidade Federal do Pará. Docente do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Augusto Corrêa, 01, Campus Universitário do Guamá, Belém, Pará, Brasil. CEP 66075-110. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-5378-975X. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3707399473800710. E-mail: vrisuenho@ufpa.br.

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Publicado

2025-04-11

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Como Citar

PASSOS, Larissa Maria Carneiro dos; ROSA, Pedro Augusto Lopes; MARQUES, Valéria Risuenho. Programa de Residência Pedagógica: Estratégias para o Ensino de Matemática nos Anos Iniciais. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 6, p. e2025008, 2025. DOI: 10.21439/2965-6753.v6.e2025008. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/119. Acesso em: 19 abr. 2025.

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