Programa de Residência Pedagógica: Estratégias para o Ensino de Matemática nos Anos Iniciais
DOI:
10.21439/2965-6753.v6.e2025008Palavras-chave:
Residência Pedagógica, Ensino de Matemática, Ansiedade à matemática, Análise do ComportamentoResumo
Este texto visa apresentar e refletir sobre as vivências de uma licencianda/residente, do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará (UFPA), no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP). As atividades descritas compõem o subprojeto "Alfabetização em linguagem e em Matemática: experiências formativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental", aprovado no componente curricular de Matemática e desenvolvido em turmas do 6º ano na Escola de Aplicação da UFPA. Esta pesquisa é qualitativa, no qual recorreu aos registros feitos em diário de bordo e aos relatórios parciais e final, destacando as reuniões gerais e orientações e estudos, as reuniões de com o professor-preceptor, as observações em turmas do sexto ano e a intervenção para a manejo da ansiedade Matemática através de estratégias baseadas em neurociência e no comportamento. As intervenções postas em prática demonstram que o uso de metodologias da neurociência-comportamental podem minimizar o desgaste emocional causado pela ansiedade à Matemática, por meio de estratégias de ensino que partem da reformulação das práticas docentes, da colaboração, do uso de metodologias diferenciadas. Os resultados são limitados ao grupo do PRP pesquisado, ensejando a realização de outros estudos para aprofundar a discussão sobre o tema.
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