O uso do Laboratório de Ensino de Matemática no Programa Residência Pedagógica: promoção da aprendizagem docente na formação inicial
DOI:
10.21439/2965-6753.v6.e2025009Palavras-chave:
Formação inicial docente, Laboratório de Ensino de Matemática, Aprendizagem, Estratégias de Ensino, Sequência didáticaResumo
Este trabalho objetiva refletir sobre as contribuições do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) no desenvolvimento da aprendizagem de conteúdos matemáticos, com base nas práticas vivenciadas durante a vigência do Programa Residência Pedagógica/Edital 2022. A pesquisa apoiou-se em pressupostos da abordagem qualitativa e fundamentou-se em pesquisa bibliográfica e estudo de caso exploratório, desenvolvido a partir de experiências vivenciadas no PRP/Núcleo Matemática. Os resultados destacam o papel do LEM na formação inicial docente e a oportunidade para explorar estratégias de ensino e aprendizagem, auxiliando na articulação teoria e prática, contribuindo para a exploração de conceitos e grandezas, com o objetivo de promover o desenvolvimento de estudantes e ajudar na formação de futuros professores de Matemática. O LEM mostrou-se como estratégia potencial para engajar e motivar alunos em relação ao estudo de conteúdos matemáticos, sendo uma ferramenta valiosa para os professores, considerando a usabilidade de recursos manipuláveis. Conclui-se que o programa possibilitou importantes aprendizados sobre a prática docente, especialmente no que se refere ao uso de estratégias pedagógicas e recursos didáticos para promover a aprendizagem dos alunos.
Palavras-chave: Formação inicial docente; Laboratório de Ensino de Matemática; Aprendizagem; Estratégias de Ensino; Sequência didática.
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