Atividade envolvendo uma relação trigonométrica para alunos do Ensino Médio a partir do quadrante náutico

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v2.e2024013

Palavras-chave:

Quadrante Náutico, Relações trigonométricas, Relações métricas, Semelhança de triângulos, Teoria das Situações Didáticas

Resumo

No contexto da Educação Matemática cearense, tem-se visto cada vez mais, estudos entorno da construção e do uso de antigos instrumentos matemáticos, isso com vistas a trazer contributos para o processo de ensino e aprendizagem de matemática. Dentre as possibilidades de instrumentos, elencamos o quadrante náutico, isso principalmente devido à sua simplicidade, o que entendemos que pode ser uma vantagem para seu uso em sala de aula. Particularmente, desenvolvemos a pesquisa com o objetivo de apresentar uma proposta de atividade com o quadrante náutico sobre a relação trigonométrica tangente a ser desenvolvida com estudantes do 1º ano do Ensino Médio sob o aporte teórico da Teoria das Situações Didáticas. A pesquisa é de abordagem qualitativa e do tipo exploratória. Dentre os resultados, pode-se observar que o uso do quadrante em atividades de medição impulsiona a mobilização/aplicação de conceitos geométricos abstratos em uma situação prática do dia a dia, por exemplo, medir a altura de uma porta ou de objetos. Com isso, compreende-se que a atividade proposta a partir do referido instrumento pode contribuir para que a aprendizagem aconteça de forma mais dinâmica e significativa.

Palavras-chave: Ǫuadrante Náutico; Relações trigonométricas; Teoria das Situações Didáticas; Ensino de matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Laisa Moura Chaves, Universidade Estadual do Ceará

Laisa Moura Chaves possui o ensino médio completo da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Avelino Magalhães, juntamente com o título de Técnica em Administração. A mesma ingressou na Universidade Estadual do Ceará no polo da FAFIDAM no ano de 2021, no curso de Licenciatura em Matemática, participando do projeto de extensão "Laboratório Itinerante de Matemática", com ênfase na utilização de materiais manipulativos para o ensino da matemática em escolas de ensino básico, com ênfase na Educação.

Francisco Wagner Soares Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) (2023). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PGECM/IFCE) (2019). Especialista em Metodologia do ensino de matemática e física pela Universidade Candido Mendes (2018). Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Canindé (2017). Professor do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos FAFIDAM/UECE, atuando na área de Educação Matemática. Possui Experiência como Formador regional do MaisPaic na CREDE 7 Canindé na área de matemática nos anos finais do ensino fundamental (2019), experiência como docente em matemática no Colégio Estadual Nazaré Guerra e como bolsista de iniciação à docência do Pibid de Matemática do IFCE Campus Canindé. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM/UECE).

Referências

ALMOULOUD, S. Ag. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: Ed. UFPR, 2007.

ALMOULOUD, S. Ag. O papel da linguagem na Teoria das Situações e na Teoria Antropológica do Didático. Revista Ensino em Debate, [S. l.], v. 2, p. e2024009, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024009. Disponível em:< https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/27>. Acesso em: 14 abr. 2024.

BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. Trad.: Camila Bogéa.1. ed. São Paulo: Ática, 2008.

CEARÁ. Documento Curricular Referencial do Ceará – Ensino Médio. Versão lançamento virtual provisória. Fortaleza – CE, setembro de 2021.

GIL, A. C. Metodologia da pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

MATOS, A. A. A construção e a utilização de instrumentos astronômicos antigos: um recurso pedagógico para o ensino e aprendizagem de geometria e trigonometria. 2020. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia) -Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2020.

MATOS, C. S. R.; FALCÃO, D. História e Matemática no MAST: brincando com o quadrante, descobrindo histórias e aplicando conceitos matemáticos e cartográficos. In: Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 17º., 2020, Rio de Janeiro. Anais [...] Rio de Janeiro: Unirio, 2020. p. 01-14.

MENDES, I. A. Investigação histórica no ensino da matemática. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2009.

NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Cader no de pesquisas em administração, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 1-5, 1996.

OLIVEIRA, F. W. S.; PEREIRA, A. C. C. Sobre a navegação portuguesa do século XVI à luz do instrumento jacente no plano. Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemática. Lisboa, n. 78, p. 93-108, 2020. Disponível em: <https://revistas.rcaap.pt/boletimspm/article/view/25743>. Acesso em: 07 fev. 2023.

OLIVEIRA, F. W. S. Os momentos da teoria das situações didáticas no ensino de matemática. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 4, n. 2, p. 10-20, 2018.

OLIVEIRA, S. de. Arte de navegar. Lisboa: Oficina de Pedro Crasbeeck. 1606.

PEREIRA, J. M. M. Experiências com Instrumentos e Métodos Antigos de Navegação, Lisboa: Academia de Marinha, 2000.

REIS, A. Estácio dos. O quadrante náutico. Lisboa: Editora da Universidade de Coimbra, 1988.

SAITO, F. Instrumentos matemáticos dos séculos XVI e XVII na articulação entre história, ensino e aprendizagem de matemática. REMATEC, Belém, PA, v. 9, n. 16, p. 25-47, 2014. Disponível em: < https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/320>. Acesso em: 20 fev. 2024.

SAITO, F.; PEREIRA, A. C. C. A elaboração de atividades com um antigo instrumento matemático na interface entre história e ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2019.

Downloads

Publicado

2024-04-18

Métricas


Visualizações do artigo: 182     PDF downloads: 140

Como Citar

CHAVES, Laisa Moura; OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares. Atividade envolvendo uma relação trigonométrica para alunos do Ensino Médio a partir do quadrante náutico. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024013, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024013. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/22. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.