Atividade envolvendo uma relação trigonométrica para alunos do Ensino Médio a partir do quadrante náutico
DOI:
10.21439/2965-6753.v2.e2024013Palavras-chave:
Quadrante Náutico, Relações trigonométricas, Relações métricas, Semelhança de triângulos, Teoria das Situações DidáticasResumo
No contexto da Educação Matemática cearense, tem-se visto cada vez mais, estudos entorno da construção e do uso de antigos instrumentos matemáticos, isso com vistas a trazer contributos para o processo de ensino e aprendizagem de matemática. Dentre as possibilidades de instrumentos, elencamos o quadrante náutico, isso principalmente devido à sua simplicidade, o que entendemos que pode ser uma vantagem para seu uso em sala de aula. Particularmente, desenvolvemos a pesquisa com o objetivo de apresentar uma proposta de atividade com o quadrante náutico sobre a relação trigonométrica tangente a ser desenvolvida com estudantes do 1º ano do Ensino Médio sob o aporte teórico da Teoria das Situações Didáticas. A pesquisa é de abordagem qualitativa e do tipo exploratória. Dentre os resultados, pode-se observar que o uso do quadrante em atividades de medição impulsiona a mobilização/aplicação de conceitos geométricos abstratos em uma situação prática do dia a dia, por exemplo, medir a altura de uma porta ou de objetos. Com isso, compreende-se que a atividade proposta a partir do referido instrumento pode contribuir para que a aprendizagem aconteça de forma mais dinâmica e significativa.
Palavras-chave: Ǫuadrante Náutico; Relações trigonométricas; Teoria das Situações Didáticas; Ensino de matemática.
Downloads
Métricas
Referências
ALMOULOUD, S. Ag. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: Ed. UFPR, 2007.
ALMOULOUD, S. Ag. O papel da linguagem na Teoria das Situações e na Teoria Antropológica do Didático. Revista Ensino em Debate, [S. l.], v. 2, p. e2024009, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024009. Disponível em:< https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/27>. Acesso em: 14 abr. 2024.
BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. Trad.: Camila Bogéa.1. ed. São Paulo: Ática, 2008.
CEARÁ. Documento Curricular Referencial do Ceará – Ensino Médio. Versão lançamento virtual provisória. Fortaleza – CE, setembro de 2021.
GIL, A. C. Metodologia da pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
MATOS, A. A. A construção e a utilização de instrumentos astronômicos antigos: um recurso pedagógico para o ensino e aprendizagem de geometria e trigonometria. 2020. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia) -Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2020.
MATOS, C. S. R.; FALCÃO, D. História e Matemática no MAST: brincando com o quadrante, descobrindo histórias e aplicando conceitos matemáticos e cartográficos. In: Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 17º., 2020, Rio de Janeiro. Anais [...] Rio de Janeiro: Unirio, 2020. p. 01-14.
MENDES, I. A. Investigação histórica no ensino da matemática. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2009.
NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Cader no de pesquisas em administração, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 1-5, 1996.
OLIVEIRA, F. W. S.; PEREIRA, A. C. C. Sobre a navegação portuguesa do século XVI à luz do instrumento jacente no plano. Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemática. Lisboa, n. 78, p. 93-108, 2020. Disponível em: <https://revistas.rcaap.pt/boletimspm/article/view/25743>. Acesso em: 07 fev. 2023.
OLIVEIRA, F. W. S. Os momentos da teoria das situações didáticas no ensino de matemática. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 4, n. 2, p. 10-20, 2018.
OLIVEIRA, S. de. Arte de navegar. Lisboa: Oficina de Pedro Crasbeeck. 1606.
PEREIRA, J. M. M. Experiências com Instrumentos e Métodos Antigos de Navegação, Lisboa: Academia de Marinha, 2000.
REIS, A. Estácio dos. O quadrante náutico. Lisboa: Editora da Universidade de Coimbra, 1988.
SAITO, F. Instrumentos matemáticos dos séculos XVI e XVII na articulação entre história, ensino e aprendizagem de matemática. REMATEC, Belém, PA, v. 9, n. 16, p. 25-47, 2014. Disponível em: < https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/320>. Acesso em: 20 fev. 2024.
SAITO, F.; PEREIRA, A. C. C. A elaboração de atividades com um antigo instrumento matemático na interface entre história e ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2019.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 182 PDF downloads: 140