Uma primeira visão contextual do tratado inglês The Compleat Surveyor: Containing the whole Art OF Surveying for Land (1657), de William Leybourn
DOI:
10.21439/2965-6753.v2.e2024017Palavras-chave:
William Leybourn, The Compleat Surveyor, Instrumentos Matemáticos, História da MatemáticaResumo
Estudos relacionados à História da Matemática, vem crescendo desde as duas primeiras décadas do século XXI. No Brasil, pesquisas realizadas nos últimos dez anos, retomam o saber/fazer contidos em tratados escritos por praticantes das matemáticas entre os séculos XVI e XVII que possuem foco em conhecimentos matemáticos práticos ligados a instrumentos. Um deles é o The Compleat Surveyor, publicado em 1657, por William Leybourn (1626-1716), que desenvolveu instrumentos ligados a agrimensura e ao levantamento de terra, dentre eles, o Plain Table, o Theodolite, o Circumferentor e o Paractor. Esse estudo tem o intuito de apresentar uma primeira análise a respeito do autor e do tratado destacando alguns aspectos contextuais e historiográficos. Para isso, utilizamos a metodologia qualitativa de cunho documental baseado no tratado original e em documentos secundários que já foram estudados por pesquisadores da área. Dessa forma, foi possível observar através da investigação do texto, desde a incorporação de instrumentos matemáticos, a aplicação das geometrias, uma nova forma de interpretar e resolver problemas de ordem prática, utilizando o saber e o fazer dos agrimensores da época. Assim, consideramos que os conhecimentos matemáticos contido no documento, possui possíveis potencialidades a serem trabalhadas na formação inicial do professor de matemática.
Downloads
Métricas
Referências
ALENCAR, Livia Bezerra de.; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Estudos iniciais sobre o setor de Thomas Hood (1556-1620). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 26, p. 345–358, 2022.
ALVES, Verusca Batista. Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos mobilizados no manuseio do instrumento círculos de proporção de William Oughtred. 2019. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
BALLON, Hilary.; FRIEDMAN, David. Portraying the City in Early Modern Europe: Measurement, Representation, and Planning. In: HARLEY, J.: WOOODWARD, D. (org.). The History of Cartography, vol. III, Chicago, The Chicago University Press, 207, p. 680-704.
BATISTA, Antônia Naiara de Sousa. A articulação de saberes geométricos com trigonométricos por meio da fabricação da balhestilha de Figueiredo (1603) para a construção de uma interface. 2023. 195 f. Tese (Doutorado em 2023) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: <http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=95521> Acesso em: 2 de junho de 2024.
CASTILHO, Ana Rebeca Miranda. Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos incorporados e mobilizados na construção e no uso do báculo (cross-staff) em A Boke Named Tectonicon de Leonard Digges. 2016. 121 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
CHAVES, Laisa Moura; OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares. Atividade envolvendo uma relação trigonométrica para alunos do Ensino Médio a partir do quadrante náutico. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024013, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024013. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/22. Acesso em: 11 jun. 2024.
DIAS, Marisa da Silva.; SAITO, Fumikazu. História e ensino de matemática: o báculo e a geometria. IN: Anais do Profmat 2011 e XII SIEM (Seminário de Investigação em Educação Matemática) – Lisboa: 5 a 8 de setembro de 2011. Lisboa: Associação dos professores de matemática, 2011. p. 1-11
HIGTON, Hester. Does using an instrument make you mathematical? Mathematical practitioner of the 17th century. Endeavour, Michigan, v. 25, n. 1, p. 18-22, 2001.
LEE, Sidney. Dictionary of National Biography. 33. ed. New York: Macmillan, 1893. 466 p.
LEYBOURN, William. The Compleat Surveyor. London. R. & W. Leybourn, 1653.
LEYBOURN, William. The Compleat Surveyor. London. R. & W. Leybourn, 1657.
LIMA, Amanda Cardoso Benicio de; SOARES, Kawoana da Costa; ALVES, Verusca Batista. As Duas Réguas para Cálculo de William Oughtred (1574-1660) como objeto de estudo na interface entre a história e o ensino de matemática. In: Ana Carolina Costa Pereira; Antônia Naiara De Sousa Batista; Gisele Pereira Oliveira. (Org.). Pesquisas Sobre Ensino De Matemática No GPEHM Júnior: Construindo Uma Prática Investigativa. 1ed.Iguatu: Quipá Editora, 2021, v. 1, p. 25-36.
RÊGO, Eduardo de Carvalho. origens históricas do leviatã: análise contextual sobre o papel da revolução inglesa na obra de Thomas Hobbes. CONPEDI. Florianópolis, p. 543-558. 2015.
RIBEIRO, Pedro Henrique Sales.; OLIVEIRA, Gisele Pereira. O uso do Promptuario de John Napier (1550 – 1617) para o Ensino de Multiplicação à luz da percepção de Licenciandos da UECE. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 26, p. 359–373, 2022.
RIBEIRO, Pedro Henrique Sales.; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Proposta de atividade envolvendo multiplicação a partir da manipulação do Promptuario para a formação de professores. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 4, p. e023021, 2023.
SAITO, Fumikazu. Algumas considerações historiográficas. In: SAITO, Fumikazu. História da Matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015
SAITO, Fumikazu. O telescópio na magia natural de Giambattista della Porta. São Paulo: EDUC/Ed. Livraria da Física/FAPESP, 2011.
SANTOS, Andressa Gomes dos. Os aspectos matemáticos relacionados à média geométrica que emergem a partir da manipulação da escala dos números (1623) elaborada por Edmund Gunter com licenciandos em Matemática. Dissertação (Mestrado) - Curso de Matemática, Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, Fortaleza, 2022.
SANTOS, Andressa Gomes dos.; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Gresham College e a matemática prática de Londres no século XVII. Revista Brasileira de História da Matemática, [S. l.], v. 22, n. 45, p. 67–81, 2022. jan. 2024.
SANTOS, Andressa Gomes dos.; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Uma descrição das escalas do Cross-Staff (1623) de Edmund Gunter. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 707–720, 2021.
SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2010.
SMITH, George. Dictionary of National Biography. London: Smith, Elder, and Co, 1885.
TAYLOR, Eva Germaine Rimington. The mathematical practitioners of Tudor and Stuart England. Cambride: Cambridge University Press, 1968. 442 p.
WARNER, Debora Jean. What is a scientific instrument, when did it become one, and why? British Journal for the History of Science, v. 23, pp. 83-93, 1990.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 73 PDF downloads: 46