Uma primeira visão contextual do tratado inglês The Compleat Surveyor: Containing the whole Art OF Surveying for Land (1657), de William Leybourn

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v2.e2024017

Palavras-chave:

William Leybourn, The Compleat Surveyor, Instrumentos Matemáticos, História da Matemática

Resumo

Estudos relacionados à História da Matemática, vem crescendo desde as duas primeiras décadas do século XXI. No Brasil, pesquisas realizadas nos últimos dez anos, retomam o saber/fazer contidos em tratados escritos por praticantes das matemáticas entre os séculos XVI e XVII que possuem foco em conhecimentos matemáticos práticos ligados a instrumentos. Um deles é o The Compleat Surveyor, publicado em 1657, por William Leybourn (1626-1716), que desenvolveu instrumentos ligados a agrimensura e ao levantamento de terra, dentre eles, o Plain Table, o Theodolite, o Circumferentor e o Paractor. Esse estudo tem o intuito de apresentar uma primeira análise a respeito do autor e do tratado destacando alguns aspectos contextuais e historiográficos. Para isso, utilizamos a metodologia qualitativa de cunho documental baseado no tratado original e em documentos secundários que já foram estudados por pesquisadores da área. Dessa forma, foi possível observar através da investigação do texto, desde a incorporação de instrumentos matemáticos, a aplicação das geometrias, uma nova forma de interpretar e resolver problemas de ordem prática, utilizando o saber e o fazer dos agrimensores da época. Assim, consideramos que os conhecimentos matemáticos contido no documento, possui possíveis potencialidades a serem trabalhadas na formação inicial do professor de matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kawoana da Costa Soares, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve projeto na área da Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes Históricas, Instrumentos Matemáticos do Século XVII, Interface entre História e Ensino da Matemática e Formação do Professor de Matemática.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Ana Carolina Costa Pereira possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Atua como docente adjunta do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual do Ceará; e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Ela é Coordenadora do Curso de licenciatura em Matemática, modalidade semi-presencial da UECE/EAD, Coordenadora da área da Matemática do Projeto Areninha junto a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza, Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Matemática realizado em parceria com a Fundação Lemann e a Universidade de Stanford, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e editora do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). É vice-diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional do Ceará (SBEMCE) e Secretária Executiva da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação de professores de matemática e na interface entre história e ensino de matemática.

Referências

ALENCAR, Livia Bezerra de.; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Estudos iniciais sobre o setor de Thomas Hood (1556-1620). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 26, p. 345–358, 2022.

ALVES, Verusca Batista. Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos mobilizados no manuseio do instrumento círculos de proporção de William Oughtred. 2019. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.

BALLON, Hilary.; FRIEDMAN, David. Portraying the City in Early Modern Europe: Measurement, Representation, and Planning. In: HARLEY, J.: WOOODWARD, D. (org.). The History of Cartography, vol. III, Chicago, The Chicago University Press, 207, p. 680-704.

BATISTA, Antônia Naiara de Sousa. A articulação de saberes geométricos com trigonométricos por meio da fabricação da balhestilha de Figueiredo (1603) para a construção de uma interface. 2023. 195 f. Tese (Doutorado em 2023) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: <http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=95521> Acesso em: 2 de junho de 2024.

CASTILHO, Ana Rebeca Miranda. Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos incorporados e mobilizados na construção e no uso do báculo (cross-staff) em A Boke Named Tectonicon de Leonard Digges. 2016. 121 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

CHAVES, Laisa Moura; OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares. Atividade envolvendo uma relação trigonométrica para alunos do Ensino Médio a partir do quadrante náutico. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024013, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024013. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/22. Acesso em: 11 jun. 2024.

DIAS, Marisa da Silva.; SAITO, Fumikazu. História e ensino de matemática: o báculo e a geometria. IN: Anais do Profmat 2011 e XII SIEM (Seminário de Investigação em Educação Matemática) – Lisboa: 5 a 8 de setembro de 2011. Lisboa: Associação dos professores de matemática, 2011. p. 1-11

HIGTON, Hester. Does using an instrument make you mathematical? Mathematical practitioner of the 17th century. Endeavour, Michigan, v. 25, n. 1, p. 18-22, 2001.

LEE, Sidney. Dictionary of National Biography. 33. ed. New York: Macmillan, 1893. 466 p.

LEYBOURN, William. The Compleat Surveyor. London. R. & W. Leybourn, 1653.

LEYBOURN, William. The Compleat Surveyor. London. R. & W. Leybourn, 1657.

LIMA, Amanda Cardoso Benicio de; SOARES, Kawoana da Costa; ALVES, Verusca Batista. As Duas Réguas para Cálculo de William Oughtred (1574-1660) como objeto de estudo na interface entre a história e o ensino de matemática. In: Ana Carolina Costa Pereira; Antônia Naiara De Sousa Batista; Gisele Pereira Oliveira. (Org.). Pesquisas Sobre Ensino De Matemática No GPEHM Júnior: Construindo Uma Prática Investigativa. 1ed.Iguatu: Quipá Editora, 2021, v. 1, p. 25-36.

RÊGO, Eduardo de Carvalho. origens históricas do leviatã: análise contextual sobre o papel da revolução inglesa na obra de Thomas Hobbes. CONPEDI. Florianópolis, p. 543-558. 2015.

RIBEIRO, Pedro Henrique Sales.; OLIVEIRA, Gisele Pereira. O uso do Promptuario de John Napier (1550 – 1617) para o Ensino de Multiplicação à luz da percepção de Licenciandos da UECE. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 26, p. 359–373, 2022.

RIBEIRO, Pedro Henrique Sales.; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Proposta de atividade envolvendo multiplicação a partir da manipulação do Promptuario para a formação de professores. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 4, p. e023021, 2023.

SAITO, Fumikazu. Algumas considerações historiográficas. In: SAITO, Fumikazu. História da Matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015

SAITO, Fumikazu. O telescópio na magia natural de Giambattista della Porta. São Paulo: EDUC/Ed. Livraria da Física/FAPESP, 2011.

SANTOS, Andressa Gomes dos. Os aspectos matemáticos relacionados à média geométrica que emergem a partir da manipulação da escala dos números (1623) elaborada por Edmund Gunter com licenciandos em Matemática. Dissertação (Mestrado) - Curso de Matemática, Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, Fortaleza, 2022.

SANTOS, Andressa Gomes dos.; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Gresham College e a matemática prática de Londres no século XVII. Revista Brasileira de História da Matemática, [S. l.], v. 22, n. 45, p. 67–81, 2022. jan. 2024.

SANTOS, Andressa Gomes dos.; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Uma descrição das escalas do Cross-Staff (1623) de Edmund Gunter. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 707–720, 2021.

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2010.

SMITH, George. Dictionary of National Biography. London: Smith, Elder, and Co, 1885.

TAYLOR, Eva Germaine Rimington. The mathematical practitioners of Tudor and Stuart England. Cambride: Cambridge University Press, 1968. 442 p.

WARNER, Debora Jean. What is a scientific instrument, when did it become one, and why? British Journal for the History of Science, v. 23, pp. 83-93, 1990.

Downloads

Publicado

2024-06-13

Métricas


Visualizações do artigo: 73     PDF downloads: 46

Como Citar

SOARES, Kawoana da Costa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Uma primeira visão contextual do tratado inglês The Compleat Surveyor: Containing the whole Art OF Surveying for Land (1657), de William Leybourn . Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024017, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024017. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/49. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.