O PRP: relatos de experiências exitosas em História em escolas básicas, São Luís-MA
DOI:
10.21439/2965-6753.v6.e2025012Palavras-chave:
ENALIC, Relatos dos residentes, Experiências exitosasResumo
Neste estudo buscamos dialogar com relatos de experiências apresentados no IX Encontro Nacional das Licenciaturas e VIII Seminário Nacional do PIBID e III Seminário Nacional do Programa Residência Pedagógica, trazendo como enfoque os relatos dos residentes de três escolas básicas[1], uma escola do Ensino Fundamental, a UEB Drª Sônia Rodrigues, localizada na avenida Rei de França, e duas escolas de Ensino Médio de São Luís-MA, sendo estas o Centro de Ensino Santa Rita e o Centro Educa Mais João Paulo II, localizados no bairro da Cidade Operária. O objetivo principal do estudo é analisar os relatos de experiências dos residentes apresentados no evento do ENALIC (2023), no atendimento aos propósitos do subprojeto e seus impactos em escolas no contexto de São Luís do Maranhão. A metodologia desenvolvida para a elaboração deste artigo, prioriza uma abordagem bibliográfica e documental, de natureza qualitativa, na perspectiva apontada por Pádua (2004) com base nos estudos de Bittencourt (2008), Pimenta e Lima (2011), Monteiro (2011) e Santos (2017), como ancoragem teórica para a fundamentação do artigo. Obtivemos como resultados a participação dos bolsistas no planejamento da escola; análise do livro didático trabalhado pelas escolas, observações e regências em sala de aula. Conclui-se que é impossível negar a importância PRP na formação inicial dos professores.
Palavras-chave: ENALIC; Relatos dos residentes; Experiências exitosas.
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