O PRP: relatos de experiências exitosas em História em escolas básicas, São Luís-MA

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v6.e2025012

Palavras-chave:

ENALIC, Relatos dos residentes, Experiências exitosas

Resumo

Neste estudo buscamos dialogar com relatos de experiências apresentados no IX Encontro Nacional das Licenciaturas e VIII Seminário Nacional do PIBID e III Seminário Nacional do Programa Residência Pedagógica, trazendo como enfoque os relatos dos residentes de três escolas básicas[1], uma escola do Ensino Fundamental, a UEB Drª Sônia Rodrigues, localizada na avenida Rei de França, e duas escolas de Ensino Médio de São Luís-MA, sendo estas o Centro de Ensino Santa Rita e o Centro Educa Mais João Paulo II, localizados no bairro da Cidade Operária. O objetivo principal do estudo é analisar os relatos de experiências dos residentes apresentados no evento do ENALIC (2023), no atendimento aos propósitos do subprojeto e seus impactos em escolas no contexto de São Luís do Maranhão. A metodologia desenvolvida para a elaboração deste artigo, prioriza uma abordagem bibliográfica e documental, de natureza qualitativa, na perspectiva apontada por Pádua (2004) com base nos estudos de Bittencourt (2008), Pimenta e Lima (2011), Monteiro (2011) e Santos (2017), como ancoragem teórica para a fundamentação do artigo. Obtivemos como resultados a participação dos bolsistas no planejamento da escola; análise do livro didático trabalhado pelas escolas, observações e regências em sala de aula. Conclui-se que é impossível negar a importância PRP na formação inicial dos professores.

Palavras-chave: ENALIC; Relatos dos residentes; Experiências exitosas.

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Biografia do Autor

Sandra Regina Rodrigues dos Santos, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Políticas Públicas de Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Associada I da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís, Maranhão, Brasil. Endereço para correspondência: Rua dos Tucanos, número 13, Parque Atlântico, São Luís, Maranhão, Brasil, CEP: 65066-140. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9590-8334.  Lattes: https://lattes.cnpq.br/6057206547897855.

E-mail: sandramoicana@yahoo.com.br.

Ruan Matheus Martins Costa, Universidade Federal do Maranhão

Mestrando em História pelo Programa de Pós Graduação em História e Conexões Atlânticas (PPGHIS), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), atuando na linha de pesquisa: Linguagens, Religiosidades e Culturas. Faz parte do Grupo de Pesquisa: Poderes e Instituições, Mundos do Trabalho e Ideias Políticas (POLIMT), na Linha de pesquisa: Mundos do Trabalho: História e Economia. É graduado em História-Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Extensão- PIBEX/UEMA (2021/2022). Foi Secretário de Ensino, Extensão e Pesquisa no Centro Acadêmico de História da Universidade Estadual do Maranhão (2022). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica- PIBIC/UEMA (2022-2024) e voluntário do Programa Residência Pedagógica- PRP/UEMA (2023-2024).

Matheus Costa Miranda, Universidade Estadual do Maranhão

Graduado em História pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Esteve vinculado ao Programa de Iniciação Cientifica com o projeto "Brasil profundo: cartografia histórica da pobreza no Maranhão Colonial", desenvolvendo o subprojeto "Pobreza e Indígenas no Maranhão Colonial". É vinculado ao Núcleo de Pesquisa em História Colonial e Contemporâneo (MAREGRAM). Também, esteve presente no programa de Residência Pedagógica da Universidade Estadual do Maranhão "Programa de Residência Pedagógica (PRP): Fortalecendo e aperfeiçoando a formação inicial de professores de História". Trabalha atualmente com as temáticas voltadas para História Indígena e Maranhão Colonial, com ênfase no entendimento sobre a situação dos povos tradicionais no Maranhão Colonial.

Anne Louise Wolff Neves, Universidade Estadual do Maranhão

Licenciada em História pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), edital CAPES 02/2020, e do Programa de Residência Pedagógica (RP), edital CAPES 24/2022. Desenvolveu pesquisas na área de ensino de História, com destaque para a utilização da linguagem iconográfica, gamificação e ludicidade. Possui experiência em docência.

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Publicado

2025-04-12

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Como Citar

SANTOS, Sandra Regina Rodrigues dos; COSTA, Ruan Matheus Martins; MIRANDA, Matheus Costa; NEVES, Anne Louise Wolff. O PRP: relatos de experiências exitosas em História em escolas básicas, São Luís-MA. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 6, p. e2025012, 2025. DOI: 10.21439/2965-6753.v6.e2025012. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/84. Acesso em: 19 abr. 2025.

Edição

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Artigos