Programa Residência Pedagógica e imersão na regência de aulas de matemática: contribuições de práticas de ensino na formação inicial docente
DOI:
10.21439/2965-6753.v6.e2025028Palavras-chave:
Programa Residência Pedagógica, Formação Inicial, Ensino de MatemáticaResumo
Este estudo visa refletir sobre contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação inicial de professores de Matemática, explorando vivências práticas ocorridas ao longo do programa. Para alcançar o proposto realizou-se uma pesquisa básica, de cunho qualitativo e abordagem narrativa, cujo foco de análise foram registros escritos produzidos no PRP. Os resultados indicam que o programa proporcionou aos estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática, a oportunidade de imersão e familiarização com a realidade das escolas de ensino básico, frequentemente carentes de estrutura e materiais adequados para o ensino da Matemática. Além disso, desempenha um papel fundamental na construção da identidade docente, permitindo vivenciar diferentes abordagens pedagógicas, conhecer e exercitar metodologias de ensino e refletir sobre à prática docente. Essas experiências mostraram-se essenciais para a formação inicial, pois o contato com os professores preceptores e residentes proporcionaram um espaço de troca de experiências e aprendizado mútuo, contribuindo para à formação como educador. Conclui-se que o PRP tem um impacto positivo e representa uma excelente oportunidade para os estudantes de licenciatura, pois enriquece a formação inicial de professores ao ajudá-los a entender melhor a dinâmica da escola e da sala de aula.
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