Inclusão e Educação Física: a abordagem dos professores nas escolas de Acarape-CE
DOI:
10.21439/2965-6753.v5.e2025026Palavras-chave:
Educação Física, Inclusão, AcarapeResumo
O presente estudo tem por objetivo identificar como os professores com formação em licenciatura em Educação Física estão desenvolvendo suas aulas para alunos com deficiência nas escola do município de Acarape, no estado do Ceará. Desse modo foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir do método descritivo/interpretativo, em que foram entrevistados três professores de Educação Física. Durante as entrevistas os professores foram questionados sobre as dificuldades enfrentadas e sobre a formação inicial. Os resultados apontaram que os professores de Educação Física tinham diferentes pontos de vista sobre a perspectiva inclusiva, mencionando que havia diversos desafios e acreditavam que deveria ter uma formação totalmente voltada a peculiaridade deste público. Considera-se que a área de Educação Física deve propiciar um ensino inclusivo, pois é um componente curricular com grande potencial pedagógico para tal. O que pode colaborar em muito com a efetivação de uma ambiente pedagógico acolhedor e que de fato promova a inclusão.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ministério de Educação e Cultura. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/572694#:~:text=Conte%C3%BAdo%20%3A%20Lei%20de%20Diretrizes%20e,%E2%80%93%20Lei%20n%C2%BA%204.024%2F1961. Acesso em: 8 jun. 2024.
BRASIL. Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 11 jun. 2024.
COSTA, Vanderlei Balbino da. Inclusão escolar na educação física: reflexões acerca da formação docente. Motriz, Rio Claro, v.16 n.4 p.889-899, out./dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/motriz/a/9N9DkRd7ZZJXbNvYTRD5hxb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 5 jun. 2024.
FAVATTO, Naline Cristina. Educação Física Inclusiva. Núcleo de Educação a Distância. Maringá - PR: Unicesumar, 2022.
FERREIRA, Camila de Ávila. Estratégias pedagógicas de professores de Educação Física com Alunos com Deficiência. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivos. Faculdade de Educação. Porto Alegre, 2012. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/69848/000874736.pdf?sequence=1&locale=en. Acesso em: 20 maio. 2024.
FIORINI, Maria Luiza Salzani; MANZINI, Eduardo José. Inclusão de alunos com deficiência na aula de educação física: identificando dificuldades, ações e conteúdos para prover a formação do professor. Rev. bras. educ. espec. Set 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-65382014000300006. Acesso em: 19. set. 2023.
GREGUOL, Marcia; MALAGODI, Bruno Marson; CARRARO, Attilio. Inclusão de Alunos com Deficiência nas Aulas de Educação Física: Atitudes de Professores nas Escolas Regulares. Rev. Bras. Ed. Esp., v.24, n.1, p.33-44, Jan.-Mar. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/HWcyz3zrkHLwYRMMCHT9j6D/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 9 jun. 2024.
MAGALHÃES, R. B. P. (org). Reflexões sobre a diferença: uma introdução à educação especial. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2003.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar – O que é ? Por quê? Como fazer? .1ª edição. São Paulo: moderna. Coleção cotidiano escolar, p. 13-93, 2003.
MARQUES, K. G.; SILVA, R. V.; SILVA, R. F. da. Revista Digital - Buenos Aires - Año 13 - N° 119 - Abril de 2008. Atividades inclusivas na Educação Física escolar. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd119/atividades-inclusivas-na-educacao-fisica-escolar.htm. Acesso em: 22 set. 2023.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde da Pessoa com Deficiência. Saúde de A a Z. s/d. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-da-pessoa-com-deficiencia#:~:text=Pessoas%20com%20defici%C3%AAncia%20s%C3%A3o%20aquelas,condi%C3%A7%C3%B5es%20com%20as%20demais%20pessoas. Acesso em: 31 maio 2024.
NASCIMENTO, Rodrigo Ribeiro; SOUZA, Beatriz Gomes; FRANCO, Neli. Deficiências e Educação Física: o contexto escolar em foco. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, e115947, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/JhJHWvFB3cVwVfRZWRN7FKd/. Acesso em: 10 jun. 2024.
PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; SOUZA, Symon Tiago Brandão. O discurso dos professores de Educação Física sobre sua prática pedagógica em saúde: um estudo na Rede Municipal de Fortaleza, CE. Lecturas: Educación Física y Deportes, Vol. 25, Núm. 267, Ago, 2020. Disponível em: https://efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/1737/1260 Acesso em: 7 ago. 2023.
RANZAN, Mayara Erbes; PEREIRA, Taylor Brian Lavinscky; SANTOS, Tarcísio Bitencourt dos. Conceitos e práticas inclusivas no contexto da Educação Física escolar. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 2, 2021. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v2i0.7049. Disponível em: https://revista.ufrr.br/repi/article/view/e202111. Acesso em: 11 jun. 2024.
SOUZA, Symon Tiago Brandao; PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; VENÂNCIO, Luciana. Rev.Pemo –Revista do PEMOFortaleza, v. 4,e48178, 2022. Alunos(as) com necessidades educacionais especiais na Educação Física Escolar: relatos de experiências de um professor-pesquisador. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8178/7145. Acesso em: 8 maio 2024.
TAVARES, Vinícius Rodrigues; CRUZ, Gilmar de Carvalho; EL TASSA, Khaled Omar Mohamad. Adaptação e organização de ambientes de aprendizagem na inclusão de alunos com deficiência física em aulas de Educação Física. Espacios. Vol. 37, nº 15) Año 2016. Disponível em: https://revistaespacios.com/a16v37n15/163715e1.html. Acesso em: 20 maio 2024.
ZARTH, Ana Paula; SIQUEIRA, Patrícia Carlesso Marcelino; LEBEDEFF, Tatiana Bolívar. O profissional de Educação Física e sua responsabilidade frente ao processo de inclusão. EFdeportes: Revista Digital – Buenos Aires – Año 13 – Nº 122 – Julio 2008. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd122/profissional-de-educacao-fisica-e-processo-de-inclusao.htm#:~:text=A%20natureza%20das%20dificuldades%20encontradas,de%20alunos%20com%20necessidades%20especiais. Acesso em: 21 set. 2023.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 11 PDF downloads: 3