Inclusão e Educação Física: a abordagem dos professores nas escolas de Acarape-CE

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v5.e2025026

Palavras-chave:

Educação Física, Inclusão, Acarape

Resumo

O presente estudo tem por objetivo identificar como os professores com formação em licenciatura em Educação Física estão desenvolvendo suas aulas para alunos com deficiência nas escola do município de Acarape, no estado do Ceará. Desse modo foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir do método descritivo/interpretativo, em que foram entrevistados três professores de Educação Física. Durante as entrevistas os professores foram questionados sobre as dificuldades enfrentadas e sobre a formação inicial. Os resultados apontaram que os professores de Educação Física tinham diferentes pontos de vista sobre a perspectiva inclusiva, mencionando que havia diversos desafios e acreditavam que deveria ter uma formação totalmente voltada a peculiaridade deste público. Considera-se que a área de Educação Física deve propiciar um ensino inclusivo, pois é um componente curricular com grande potencial pedagógico para tal. O que pode colaborar em muito com a efetivação de uma ambiente pedagógico acolhedor e que de fato promova a inclusão.

 

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Biografia do Autor

Ana Thcely Bernardo Silva Bandeira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora de Educação Física  da rede municipal de Acarape-CE.

Arliene Stephanie Menezes Pereira Pinto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduada em Licenciatura plena em Educação Física pela UECE. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (UECE), do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (Proef) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei-IFCE). Líder do grupo de pesquisa Corponexões: corpo, cultura, sociedade e relações étnico-raciais (IFCE).

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Publicado

2025-05-15

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Como Citar

BANDEIRA, Ana Thcely Bernardo Silva; PINTO, Arliene Stephanie Menezes Pereira. Inclusão e Educação Física: a abordagem dos professores nas escolas de Acarape-CE. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 5, p. e2025026, 2025. DOI: 10.21439/2965-6753.v5.e2025026. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/145. Acesso em: 18 maio. 2025.

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