Conexões para um Ensino de Ciências Multidisciplinar a partir do Seminal Feito de Eratóstenes
DOI:
10.21439/2965-6753.v5.e2025032Palavras-chave:
confluência arte, ciência e filosofia, geometrização do espaço e abolição do cosmos, história e filosofia da ciência, Ser e DevirResumo
Em um ensino de ciências empobrecido e descontextualizado, o episódio da medida do raio da Terra por Eratóstenes de Alexandria não passaria de um cálculo simplório resultante de uma intuição de uma mente brilhante que hoje em dia seria apenas um emblemático exemplo contra a concepção “terra plana”, no sentido estrito do termo. No entanto, quando exploradas as suas possíveis relações e correlações inter e multidisciplinares, em uma confluência envolvendo arte, ciência e filosofia, então questões históricas, científicas e filosóficas são suscitadas o que acarreta, ou pode acarretar, um enriquecimento substancial desse ensino. Mostramos, entre outros resultados, que: (i) se considerarmos o episódio na trilha argumentativa de Copérnico, então ele também favorece o heliocentrismo em detrimento do geocentrismo; (ii) levantamos a questão acerca da natureza do infinito nas linhas de argumentação, respectivamente, de Aristóteles, de Copérnico e de Galileu; (iii) o episódio, quando bem explorado, apresenta potencialidades para aproximar o método de conexões aqui adotado com o método das reconstruções racionais didáticas.
Palavras-chave: confluência arte, ciência e filosofia; geometrização do espaço e abolição do cosmos; história e filosofia da ciência; Ser e Devir.
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