Conexões para um Ensino de Ciências Multidisciplinar a partir do Seminal Feito de Eratóstenes

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v5.e2025032

Palavras-chave:

confluência arte, ciência e filosofia, geometrização do espaço e abolição do cosmos, história e filosofia da ciência, Ser e Devir

Resumo

Em um ensino de ciências empobrecido e descontextualizado, o episódio da medida do raio da Terra por Eratóstenes de Alexandria não passaria de um cálculo simplório resultante de uma intuição de uma mente brilhante que hoje em dia seria apenas um emblemático exemplo contra a concepção “terra plana”, no sentido estrito do termo. No entanto, quando exploradas as suas possíveis relações e correlações inter e multidisciplinares, em uma confluência envolvendo arte, ciência e filosofia, então questões históricas, científicas e filosóficas são suscitadas o que acarreta, ou pode acarretar, um enriquecimento substancial desse ensino. Mostramos, entre outros resultados, que: (i) se considerarmos o episódio na trilha argumentativa de Copérnico, então ele também favorece o heliocentrismo em detrimento do geocentrismo; (ii) levantamos a questão acerca da natureza do infinito nas linhas de argumentação, respectivamente, de Aristóteles, de Copérnico e de Galileu; (iii) o episódio, quando bem explorado, apresenta potencialidades para aproximar o método de conexões aqui adotado com o método das reconstruções racionais didáticas.  

Palavras-chave: confluência arte, ciência e filosofia; geometrização do espaço e abolição do cosmos; história e filosofia da ciência; Ser e Devir.

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Biografia do Autor

José Renan Gomes dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Possui graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (2006) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas, lotado do Centro de Educação, trabalhando com disciplinas nos cursos de licenciatura em Pedagogia e Física. Cursando o doutorado em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação RENOEN/UFAL.

Jenner Barretto Bastos Filho, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Tem Bacharelado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1971), Mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1975), Doutorado em Física pela Escola Politécnica Federal de Zürich -ETH Zürich- (1982) e um estágio Pós-doutoral na Universidade de Bari (1993). Professor Titular do Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência nas áreas de Física Geral, Fundamentos da Física Quântica, Ensino de Física, História e Filosofia da Ciência, Educação Ambiental e Teorias do Desenvolvimento. Foi Membro do Comitê de Ética em Pesquisa e Bioética da UFAL. Membro do Corpo Editorial do 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física', de 'Investigações em Ensino de Ciências', da 'Revista Iberoamericana de Ciências Ambientais' e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFAL). Publicou os livros 'O que é uma Teoria Científica?' (1a. ed. 1998; 2a. ed. 1999) e 'Reducionismo: Uma Abordagem Epistemológica' (2005), ambos pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (EDUFAL). Organizou em colaboração com colegas outros dois livros. Ministrou de 1997 a 2007 a disciplina 'Lógica e Crítica da Investigação Científica' no PRODEMA/UFAL. Tem capítulos escritos em livros publicados no Brasil, Itália, Estados Unidos, Canadá e Holanda. Recebeu em 2006 a 'Medalha do Mérito Universitário UFAL 45 anos'. É Membro Correspondente da Academia Paraense de Ciências. Em Reunião do Conselho Universitário da Universidade Federal de Alagoas (CONSUNI/UFAL) do dia 10 de setembro de 2024 recebeu o título honorífico de Professor Emérito (Resoluçãp n. 115/2024-CONSUNI/UFAL).

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Publicado

2025-08-18

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Como Citar

SANTOS, José Renan Gomes dos; BASTOS FILHO, Jenner Barretto. Conexões para um Ensino de Ciências Multidisciplinar a partir do Seminal Feito de Eratóstenes. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 5, p. e2025032, 2025. DOI: 10.21439/2965-6753.v5.e2025032. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/149. Acesso em: 21 ago. 2025.

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