Operações Semiocognitivas na Resolução de Problemas de Geometria Espacial no Terceiro Ano do Ensino Médio

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v2.e2024007

Palavras-chave:

Objetos geométricos tridimensionais, Apreensões em geometria, Ensino de geometria

Resumo

Neste artigo, apresentou-se resultados que visam não só reconhecimento das operações semiocognitivas mobilizadas em geometria na resolução de problemas de Geometria Espacial no Ensino Médio, como também se destacou a relevância do olhar que é capaz de reconhecer e estabelecer relações a partir das informações intrínsecas nas dimensões inferiores ao objeto geométrico em questão, consequência direta da ação da desconstrução dimensional sobre o registro figural. As figuras geométricas se diferenciam por exigir a articulação de dois registros distintos, porém, complementares: a linguagem natural e o registro figural. Ademais, reconhecer a forma geométrica e operacionalizá-la efetivamente para a compreensão e resolução de problemas de geometria permeia pela reeducação do olhar através do reconhecimento das unidades figurais de zero a três dimensões por meio de gestos cognitivos capazes de potencializar propriedades heurísticas próprias da figura geométrica. A escolha de direcionar o olhar para problemas que contemplassem a temática da Geometria Espacial foi motivada dada a sua importância no seu contexto formador de habilidades específicas pois, exige do aluno não só o seu domínio conceitual, mas se faz necessário um sincronismo de ações interpretativas que, de acordo com a teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval, são denominadas apreensões em geometria.

Palavras-chave: Objetos geométricos tridimensionais.  Apreensões em geometria.  Ensino de geometria.

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Biografia do Autor

Adriano Moser , Professor Efetivo da Rede Pública do Estado de Santa Catarina

Mestre em Matemática – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professor Efetivo da Rede Pública do Estado de Santa Catarina. Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 189, Centro, Balneário Piçarras, SC, Brasil, CEP: 88.380-000. E-mail: moseradrianomtm@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6440-7801. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5142218152336353.

Méricles Thadeu Moretti , Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Didática da Matemática – Universidade de Estrasburgo (UNISTRA). Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT/UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Endereço: Campus Universitário, Centro de Ciências Físicas e Matemática, Trindade, Florianópolis, SC, Brasil, CEP: 88.040-900. E-mail: mthmoretti@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3710-9873 . Lattes: http://lattes.cnpq.br/0554663868893915.

Rogério de Aguiar, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Matemática Aplicada – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Endereço: Rua Paulo Malschitzki, s/número, Campus Universitário Prof. Avelino Marcante, Zona Industrial Norte, Joinville, SC, Brasil, CEP: 89.219-710. E-mail: rogerville2001@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9372-3528. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3563874234480861.

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Publicado

2024-02-21

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Como Citar

MOSER , Adriano; MORETTI , Méricles Thadeu; AGUIAR, Rogério de. Operações Semiocognitivas na Resolução de Problemas de Geometria Espacial no Terceiro Ano do Ensino Médio. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024007, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024007. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/25. Acesso em: 24 nov. 2024.

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