Operações Semiocognitivas na Resolução de Problemas de Geometria Espacial no Terceiro Ano do Ensino Médio
DOI:
10.21439/2965-6753.v2.e2024007Palavras-chave:
Objetos geométricos tridimensionais, Apreensões em geometria, Ensino de geometriaResumo
Neste artigo, apresentou-se resultados que visam não só reconhecimento das operações semiocognitivas mobilizadas em geometria na resolução de problemas de Geometria Espacial no Ensino Médio, como também se destacou a relevância do olhar que é capaz de reconhecer e estabelecer relações a partir das informações intrínsecas nas dimensões inferiores ao objeto geométrico em questão, consequência direta da ação da desconstrução dimensional sobre o registro figural. As figuras geométricas se diferenciam por exigir a articulação de dois registros distintos, porém, complementares: a linguagem natural e o registro figural. Ademais, reconhecer a forma geométrica e operacionalizá-la efetivamente para a compreensão e resolução de problemas de geometria permeia pela reeducação do olhar através do reconhecimento das unidades figurais de zero a três dimensões por meio de gestos cognitivos capazes de potencializar propriedades heurísticas próprias da figura geométrica. A escolha de direcionar o olhar para problemas que contemplassem a temática da Geometria Espacial foi motivada dada a sua importância no seu contexto formador de habilidades específicas pois, exige do aluno não só o seu domínio conceitual, mas se faz necessário um sincronismo de ações interpretativas que, de acordo com a teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval, são denominadas apreensões em geometria.
Palavras-chave: Objetos geométricos tridimensionais. Apreensões em geometria. Ensino de geometria.
Downloads
Métricas
Referências
Almouloud, S. Ag. Registros de Representação Semiótica e Compreensão de Conceitos Geométricos. IN: Machado, Silvia Dias Alcântara (Org.). 8ª ed. - Aprendizagem em Matemática: registros de representação semiótica- Campinas, São Paulo. Papirus, pp. 125-148. 2013.
Brasil, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília. Ministério da Educação, Secretária de Educação Média e Tecnológica: Ministério da Educação, 1999.
Duval, R. Les conditions conitives de l’apprentissage de la géométrie : développement de la visualisation, différenciation des raisonnement et coordination de leurs fonctionnements. Annales de Didactique et de Sciences Cognitives, n. 10, p. 5-53, 2005.
______. Semiósis e pensamento humano: registro semiótico e aprendizagens intelectuais – São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
______. Abordagem cognitiva de problemas de geometria em termos de congruência. Trad. Méricles T. Moretti. REVEMAT, v.7, n.1, Florianópolis : UFSC/MTM; PPGECT, 2012. (Disponível em http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/revemat)
______. Registros de Representação Semiótica e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. IN: Machado, Silvia Dias Alcântara (Org.). 8ª ed. - Aprendizagem em Matemática: registros de representação semiótica- Campinas, São Paulo. Papirus, pp. 125-148. 2013.
______. Per l’educazione allo sguardo in geometria elementare e in pittura1. La matematica e la sua didattica • Anno 26, n. 2, 211–245. 2018.
Kluppel, Gabriela Teixeira; BRANDT, Célia Finck. Reflexões Sobre o Ensino da Geometria em Livros Didáticos à Luz da Teoria de Representações Semióticas Segundo Raymond Duval. IN: BRANDT, Célia Finck (Org); MORETTI, Méricles Thadeu (Org.). As Contribuições da Teoria das Representações Semióticas Para o Ensino e Pesquisa na Educação Matemática. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014 – 256p.
Machado, Silvia Dias Alcântara (org), Aprendizagem em matemática: Registros de representação semiótica – 8ª Edição, - Campinas, SP: Papirus, 2013.
Matemática sem fronteiras, Provas Anteriores, Prova Júnior e Sênior 2017, Questão 7, disponível em <http://matematicasemfronteiras.org/provas.html>, Acesso em 25/04/2021.
Moretti, Méricles Thadeu. Semiosfera do olhar: um espaço possível para a aprendizagem da geometria. Acta Scientiae, V.15, nº. 2, p. 289-303, maio/ago. 2013b.
Moretti, Méricles Thadeu; BRANDT, Célia Finck. Construções de um desenho metodológico de análise semiótica e cognitiva de problemas de geometria que envolvem figuras. III Fórum de Discussão: Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática no Brasil. Educação Matemática e Pesquisa, São Paulo, v.17, n.3, p.597-616, 2015.
Moser, Adriano. As apreensões em geometria na resolução de exercícios de Geometria Espacial na terceira série do Ensino Médio Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Tecnológicas. Joinville, 2020. 175 p.
Severino, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. rev. e atual – São Paulo: Cortez Editora, 2007.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 157 PDF downloads: 116