O papel da linguagem na Teoria das Situações e na Teoria Antropológica do Didático
DOI:
10.21439/2965-6753.v2.e2024009Palavras-chave:
Linguagem, Situação, Instituição, MatemáticaResumo
A linguagem tem um papel importante para fazer matemática, bem como para ensiná-la. O discurso verbal está presente em declarações e práticas matemáticas e é utilizado para comunicar durante a atividade matemática, ou a atividade didática: a linguagem está presente na própria atividade matemática, nas relações entre atores e atividade matemática, e nas relações entre os atores, no que se refere à atividade matemática – meio de ensino e de aprendizagem. Portanto, na atividade matemática entrelaçam-se a linguagem matemática e a linguagem corrente. Nesta perspectiva, este texto, de cunho teórico, tem por objetivo explicitar os principais construtos da Teoria das Situações e da Teoria Antropológica do Didático e analisar o papel e o lugar da linguagem nas situações – no sentido da Teoria das Situações – e nas instituições, no bojo da Teoria Antropológica do Didático. Destaca-se que ambas as teorias (TS e TAD) enfatizam o caráter instrumental da linguagem, integrando-a ao sistema ativado de ostensivos. Portanto, não se pode separar a linguagem do resto dos componentes da atividade matemática, quer se pense neles como conhecimentos/saberes – situações – ou como praxeologias. A construção de novos saberes/praxeologias envolve a construção de novas formas de dizer – fazer –, sem se reduzir a isso.
Palavras-chave: Linguagem, Situação; Instituição; Matemática.
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