O papel da linguagem na Teoria das Situações e na Teoria Antropológica do Didático

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v2.e2024009

Palavras-chave:

Linguagem, Situação, Instituição, Matemática

Resumo

A linguagem tem um papel importante para fazer matemática, bem como para ensiná-la. O discurso verbal está presente em declarações e práticas matemáticas e é utilizado para comunicar durante a atividade matemática, ou a atividade didática: a linguagem está presente na própria atividade matemática, nas relações entre atores e atividade matemática, e nas relações entre os atores, no que se refere à atividade matemática – meio de ensino e de aprendizagem. Portanto, na atividade matemática entrelaçam-se a linguagem matemática e a linguagem corrente. Nesta perspectiva, este texto, de cunho teórico, tem por objetivo explicitar os principais construtos da Teoria das Situações e da Teoria Antropológica do Didático e analisar o papel e o lugar da linguagem nas situações  – no sentido da Teoria das Situações – e nas instituições, no bojo da Teoria Antropológica do Didático. Destaca-se que ambas as teorias (TS e TAD) enfatizam o caráter instrumental da linguagem, integrando-a ao sistema ativado de ostensivos. Portanto, não se pode separar a linguagem do resto dos componentes da atividade matemática, quer se pense neles como conhecimentos/saberes  – situações – ou como praxeologias. A construção de novos saberes/praxeologias envolve a construção de novas formas de dizer –  fazer –, sem se reduzir a isso.

Palavras-chave: Linguagem, Situação; Instituição; Matemática.

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Biografia do Autor

Saddo Ag Almouloud, Universidade Federal do Pará

Saddo Ag Almouloud concluiu o doutorado em Matemática e Aplicações pela Universidade de Rennes I em 1992 - França. Foi professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo de abril 1994 a março de 2020, e da Fundação Santo André de 2000 a 2020. Atualmente é professor colaborador da PUC-SP, da UFPA. e da UFBA. Foi professor visitante da UFBA (agosto de 2021 a agosto de 2023), também da UFSC (2020-2021). Consultor ad hoc da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo, da CAPES. Foi bolsista pesquisador de CNPq, coordenador do programa de estudos pós-graduados em educação matemática da PUC-SP de 2007 a 2009 e de 01/08/2013 a 31/07/2017. Foi vice coordenador do referido programa e coordenador do curso de especialização em educação matemática da PUC-SP de 2006 a 2017. Publicou mais de 60 artigos em periódicos especializados e mais de 83 trabalhos em anais de eventos. Possui mais de 10 capítulos de livros e 12 livros publicados. Possui 1 software e mais de 62 itens de produção técnica. Participou de vários eventos no exterior e mais de 112 no Brasil. Orientou mais 80 dissertações de mestrado e teses de doutorado na área de educação matemática entre 1996 e 2023. Participou de mais de 200 bancas de defesa de dissertações e doutorados. Coordenou mais de 5 projetos de pesquisa. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa. Atua na área de educação, com ênfase em educação matemática. Foi avaliador do prêmio Victor Civita de 2013 a 2019. Consultor adhoc da FAPESP, CAPES e CNPq, editor chefe da revista educação matemática pesquisa do PEPG em educação matemática da PUC-SP e parecerista de várias revistas cientificas na área de educação matemática. Em suas atividades profissionais interagiu com mais 80 colaboradores em coautoria de trabalhos científicos. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: ensino, aprendizagem, geometria, educação matemática, matemática, demonstração, ensino básico, formação de professores, geometria dinâmica, TIC.

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Publicado

2024-02-23

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Como Citar

ALMOULOUD, Saddo Ag. O papel da linguagem na Teoria das Situações e na Teoria Antropológica do Didático . Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024009, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024009. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/27. Acesso em: 24 nov. 2024.

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