Conhecimentos matemáticos para o ensino: um olhar para o conceito de função na perspectiva docente

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v2.e2024011

Palavras-chave:

Professor de Matemática, Conhecimento docente, Entrevista reflexiva, Ensino, Função

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar os conhecimentos revelados e reelaborados por professores de matemática, acerca do trabalho com o conceito de função. Estes conhecimentos foram trabalhados durante entrevista reflexiva com três professores de Matemática. De natureza qualitativa e com características de designer de Estudo de Caso, utilizou-se como metodologia de análise de dados os Eventos Críticos. Concluiu-se que os docentes demonstraram domínio interconectado dos conhecimentos essenciais para ensinar o conceito de função. Reconheceram a complexidade intrínseca do tema e sua relação com outros conceitos matemáticos e disciplinas. Destacaram a importância do planejamento pedagógico adaptativo, considerando as necessidades dos estudantes, e da integração com os documentos curriculares oficiais para aprimorar o ensino de Matemática. Entretanto, ainda foi possível perceber lacunas no que se refere ao reconhecimento da representação em Língua Materna como parte integrante dos processos de ensino e aprendizagem matemática, sendo necessário um maior desenvolvimento de estratégias que incorporem efetivamente esta representação como meio facilitador para a compreensão dos conceitos matemáticos.

Palavras-chave: Professor de Matemática; Conhecimento docente; Entrevista reflexiva; Ensino; Função.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mikaelle Barboza Cardoso, Instituto Federal do Ceará

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual do Ceará - UECE (núcleo Formação de Professores de Ciências e Matemática). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela UECE e especialização em Ensino de Matemática. Cursou Mestrado Acadêmico em Educação (UECE) com ênfase na Formação de Professores. Atualmente é professora do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Canindé, lecionando as disciplinas de Matemática e Educação Matemática nos cursos Técnicos, Tecnológicos e graduações. É membro do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (UECE-MAES) e Grupo de Pesquisa em Matemática Pura, Aplicada e Ensino (IFCE - GPEMATE). Suas áreas de estudo são: Ensino de Matemática, formação de professores, representações semióticas, Lesson study.

Marcilia Chagas Barreto, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2002), com estágio pós-doutoral na Universidade de Quebec à Chicoutimi, em Educação Matemática(2006-2007). Mestra em Estudos Pós Graduados em Supervisão e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1979). Atualmente é professora adjunto M da Universidade Estadual do Ceará, vinculada ao curso de pedagogia e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Lidera o Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, aprendizagem da matemática, educação matemática, formação de professores.

Joserlene Lima Pinheiro, University for International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony

Professor da carreira do Magistério Superior lotado no Instituto de Humanidades (IH) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Pedagogo, mestre e doutor em Educação formado pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Integrante dos Grupos de Pesquisa: Matemática e Ensino - MAES; e Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em EtnoMatemática - GIEPEM ; -- Áreas de interesse: Educação Matemática; Etnomatemática; formação de professores; tecnologias digitais na educação; ética; educação e espiritualidade; Cultura Hacker; Afrofuturismo;

Referências

ARRUDA, F. S.; FERREIRA, R. S. ; LACERDA, A. G. Letramento Matemático: um olhar a partir das competências matemáticas propostas na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental. Ensino da Matemática em Debate, v. 7, n. 2, p. 181-207, 2020.

BALL, D. L. With an eye on the mathematical horizon: Dilemmas of teaching elementary school mathematics. Elementary School Journal, 93(4), 373-397, 1993.

BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content knowledge for teaching: What makes it special?. Journal of Teacher Education. 59.5, 389-407, 2008.

BARBOSA , E. U. .; SAMPAIO , F. R. M.; CARDOSO, M. B. Programa Residência Pedagógica no contexto do ensino remoto: conhecimentos pedagógicos do conteúdo revelados por futuros professores de Matemática. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 2, n. 4, p. 1-20, 1 jul. 2023.

BARREIRO, C. B.; HERNANDES, M. H. P. B. M. Ensinar a docência: formar professores para a Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais. Revista Ensino em Debate, [S. l.], v. 2, p. e2024001, 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio>. Acesso em: 15 abr. 2024

CAMILLO, C. M. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: contribuições para o ensino e aprendizagem de Matemática. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e182973272-e182973272, 2020.

CARDOSO, M. B. Domínio conceitual de função afim: uma análise a partir da teoria dos registros de representação semiótica. 2013. Monografia (Curso de Especialização em Ensino de Matemática). UECE, Fortaleza, 2013.

CARDOSO, M. B. Múltiplas representações semióticas no ensino de função afim: enfoque na formação inicial de professores de matemática. 2015. Mestrado em Educação. UECE, Fortaleza, 2015.

CARDOSO, M. B.; ALBUQUERQUE, R. L.; BARRETO, M. C. Necessidades formativas reveladas por professores que ensinam matemática. Revista Cocar, v. 17, n. 35, 2022.

CARDOSO, M. B.; FIALHO, L. M. F.; BARRETO, M. C.. Lesson Study nas teses e dissertações brasileiras na área de Educação Matemática a partir de uma revisão sistemática de literatura. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 12, n. 28, p. 86-107, 2023.

CARDOSO, M. B; BARRETO, M. C; PINHEIRO, J. L. Conhecimentos matemáticos para o ensino na perspectiva do Lesson Study: uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista Conexões-Ciência e Tecnologia, 2024 (no prelo).

DUVAL, R. Gráficos e equações: a articulação de dois registros. 2011b. REVEMAT. Florianópolis (SC). V. 6, n.2, p. 96 – 112, 2011b, 2011.

DUVAL, R. Semióis e pensamento humano: registros semióticos e aprendizagens intelectuais. Tradução: Lênio Fernandes Levy; Marisa Rosâni Abreu da Silveira. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.

FERREIRA, L. H.; BARBOSA, A. Lições de quarentena: limites e possibilidades da atuação docente em época de isolamento social. Práxis Educativa, Ponta Grossa , v. 15, e2015483, 2020 . Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092020000100138&lng=en&nrm=iso>. acceso em: 15 Apr. 2024. Epub Sep 02, 2020. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15483.076.

FIORENTINI, D. A pesquisa e as práticas de formação de professores de matemática em face das políticas públicas no Brasil. Bolema-Boletim de Educação Matemática, v. 21, n. 29, p. 43-70, 2008.

HENRIQUES, A.; FARIAS, E. S.; FUNATO, R. L.. A geometria analítica como aliada importante na aprendizagem em cálculo diferencial e integral: o caso de integrais múltiplas nos cursos de engenharias. Revista Ensino em Debate, [S. l.], v. 2, p. e2024005, 2024.

JESUS, M. A. C. de ., SANTOS, N. B. dos, ARAUJO, R. S. Formação inicial de professores de Matemática no Brasil no século XXI: políticas e estatísticas. Bolema: Boletim De Educação Matemática, V. 37, n. 75, p. 133–147. Disponível em:<https://doi.org/10.1590/1980-4415v37n75a07>. Acesso em 15 abr. 2024.

MACHADO, A. S.; SILVA, M. G. de V.. O uso da modelização didática Situação Formativa na análise de Documentos Normativos em um projeto-piloto de Formação para professores não licenciados. Revista Ensino em Debate, [S. l.], v. 1, p. e2023001, 2023.

MERLI, R. F. Do Pensamento Funcional ao Campo Conceitual de Função: o desenvolvimento de um conceito. TESE (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2022.

MOSER, A.; MORETTI, M. T.; AGUIAR, R. de. Operações Semiocognitivas na Resolução de Problemas de Geometria Espacial no Terceiro Ano do Ensino Médio. Revista Ensino em Debate, [S. l.], v. 2, p. e2024007, 2024.

PONTE, J. P. da. et. al. O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de Professores de Matemática. Bolema, Rio Claro, v. 30, n. 56, p. 868-891, Dez. 2016.

POWELL, A. B.; FRANCISCO, J. M.; MAHER, C. A. Uma abordagem à análise de dados de vídeo para investigar o desenvolvimento das ideias matemáticas e do raciocínio de estudantes. Bolema-Boletim de Educação Matemática, v. 17, n. 21, p. 81-140, 2004.

REZENDE, V.; NOGUEIRA, C. M. I.; CALADO, T. V. Função afim na educação básica: estratégias e ideias base mobilizadas por estudantes mediante a resolução de tarefas matemáticas. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 25–50, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/62643. Acesso em: 15 abr. 2024.

RODRIGUES, A. L.; TEIXEIRA, B. R. Conhecimento Matemático para o Ensino (MKT): um levantamento bibliográfico em dissertações e teses brasileiras. Revista Prática Docente, v. 5, n. 2, p. 608-625, 2020.

SHULMAN, L. S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec. São Paulo: v.4, n.2, p.196-229, dez. 2014.

SZYMANSKI, H; ALMEIDA, L. R. de; PRANDINI, R. C. A. R. A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Autores associados, 2021.

YIN, Robert K. Estudo De Caso. Planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi 2, 2001.

Downloads

Publicado

2024-04-15

Métricas


Visualizações do artigo: 214     PDF downloads: 115

Como Citar

CARDOSO, Mikaelle Barboza; BARRETO, Marcilia Chagas; PINHEIRO, Joserlene Lima. Conhecimentos matemáticos para o ensino: um olhar para o conceito de função na perspectiva docente. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024011, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024011. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/31. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.