Desigualdade social, divulgação científica e ensino de física: caminhos para reflexão
DOI:
10.21439/2965-6753.v3.e2024015Palavras-chave:
Desigualdade Social; Ensino de Física; Divulgação Científica; Pierre Bourdieu; Desigualdade Científica-Tecnológica.Resumo
As questões sociais que influenciam a ciência são largamente discutidas em diferentes espaços acadêmicos e culturais. Contudo, pouco se tem debatido sobre como o desvelamento dos modos como se promove a divulgação científica pode influenciar a escola e, consequentemente, a desigualdade científico-tecnológica que tem se alastrado em diferentes esferas da sociedade. Neste ensaio pretende-se discutir como a ciência pode se transformar em um instrumento importante para a superação das injustiças sociais e engajar jovens nas áreas de ciências exatas nas licenciatura e bacharelados.
Downloads
Métricas
Referências
BOURDIEU, P.. O senso prático. Petrópolis: Vozes, 2011.
BOURDIEU, P; WACQUANT, L. Réponses. Paris: Seuil, 1992.
CLAUSSEN, S; OSBORNE, J. Bourdieu's notion of cultural capital and its implications for the science curriculum. Science Education, v. 97, n. 1, p. 58-79, 2013. doi:10.1002/sce.21040
GONÇALVES, B. M. V.; LIMA, F. J. Investimento Educacional: repercussões na implementação de políticas públicas de formação e valorização docente e na qualidade da educação brasileira . Revista Ensino em Debate, [S. l.], v. 2, p. e2024012, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024012. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/28. Acesso em: 4 jun. 2024.
GURGEL, I., PIETROCOLA, M., WATANABE, G. The role of cultural identity as a learning factor in physics: a discussion through the role of science in Brazil. Cultural Studies of Science Education, v. 11, p. 349-370, 2016
LYNCH, K; CREAN, M; MORAN, M. Igualdade e justiça social. A universidade como um local de luta. In: APPLE, M. W.; BALL, S J.; GANDIN, L. A. (Orgs.) Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, cap. 26, p. 324-333, 2013.
NAVARRO, D., IANELLO, M., MUNERATTO, F., WATANABE, G. Impactos do Conhecimento das Ciências Naturais para o Desempenho no ENEM: Considerações sobre a Desigualdade Científico-tecnológica para a Justiça Social. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e26002, 2021. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u12171246
NEVES, F. M.. Bíos e Techné. Estudo sobre a construção do sistema de biotecnologia periférico. Brasília: Editora UnB, 2015.
NOGUEIRA, C. M. M.; NOGUEIRA, M. A. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade, v. 23, n. 78, p. 15 - 35, 2002.
TILLY, C. O acesso desigual ao conhecimento científico. Tempo Social, Revista de Sociologia da USP, v. 18, n. 2, p. 47-63, 2006.
THOMPSON, M. J.; SMULEWICZ-ZUCKER, G. R. Anti-Science and Assault on Democracy. Defending Reason in a Free Society. New York: Prometheus Books, 2018.
WATANABE, G. A divulgação científica produzida por cientistas: contribuições para o capital cultural. 2015. 150f. Tese (Doutorado em Ensino de Física) - Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. doi:10.11606/T.81.2015.tde-17122015-110656.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 159 PDF downloads: 111