Desigualdade social, divulgação científica e ensino de física: caminhos para reflexão

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v3.e2024015

Palavras-chave:

Desigualdade Social; Ensino de Física; Divulgação Científica; Pierre Bourdieu; Desigualdade Científica-Tecnológica.

Resumo

As questões sociais que influenciam a ciência são largamente discutidas em diferentes espaços acadêmicos e culturais. Contudo, pouco se tem debatido sobre como o desvelamento dos modos como se promove a divulgação científica pode influenciar a escola e, consequentemente, a desigualdade científico-tecnológica que tem se alastrado em diferentes esferas da sociedade. Neste ensaio pretende-se discutir como a ciência pode se transformar em um instrumento importante para a superação das injustiças sociais e engajar jovens nas áreas de ciências exatas nas licenciatura e bacharelados.

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Biografia do Autor

Graciella Watanabe, UFABC

Doutora em Ciências (Ensino de Física) pela Universidade de São Paulo, mestre em Ensino de Ciências (Ensino de Física) e licenciada em Física pela mesma instituição. Mestre em Tecnologias Digitais em Educação pela Universidade de Lisboa. Iniciou sua carreira docente como professora adjunta na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e atualmente é docente da Fundação Universidade Federal do ABC no Centro de Ciências Naturais e Humanas. Atua como orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática na UFABC. Coordena o grupo de pesquisa DECiDe - Desigualdade Educacional, Ciência e Democracia, onde estuda os temas: ensino de ciências e os impactos das desigualdades sociais e educacionais; sociologia da ciência e o ensino; governos totalitários e o impacto no campo científico. 

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Publicado

2024-06-05

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Como Citar

WATANABE, Graciella. Desigualdade social, divulgação científica e ensino de física: caminhos para reflexão. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 3, p. e2024015, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v3.e2024015. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/47. Acesso em: 6 out. 2024.

Edição

Seção

Ensaios

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