Desigualdade social, divulgação científica e ensino de física: caminhos para reflexão

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v3.e2024015

Palavras-chave:

Desigualdade Social; Ensino de Física; Divulgação Científica; Pierre Bourdieu; Desigualdade Científica-Tecnológica.

Resumo

As questões sociais que influenciam a ciência são largamente discutidas em diferentes espaços acadêmicos e culturais. Contudo, pouco se tem debatido sobre como o desvelamento dos modos como se promove a divulgação científica pode influenciar a escola e, consequentemente, a desigualdade científico-tecnológica que tem se alastrado em diferentes esferas da sociedade. Neste ensaio pretende-se discutir como a ciência pode se transformar em um instrumento importante para a superação das injustiças sociais e engajar jovens nas áreas de ciências exatas nas licenciatura e bacharelados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Graciella Watanabe, UFABC

Doutora em Ciências (Ensino de Física) pela Universidade de São Paulo, mestre em Ensino de Ciências (Ensino de Física) e licenciada em Física pela mesma instituição. Mestre em Tecnologias Digitais em Educação pela Universidade de Lisboa. Iniciou sua carreira docente como professora adjunta na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e atualmente é docente da Fundação Universidade Federal do ABC no Centro de Ciências Naturais e Humanas. Atua como orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática na UFABC. Coordena o grupo de pesquisa DECiDe - Desigualdade Educacional, Ciência e Democracia, onde estuda os temas: ensino de ciências e os impactos das desigualdades sociais e educacionais; sociologia da ciência e o ensino; governos totalitários e o impacto no campo científico. 

Referências

BOURDIEU, P.. O senso prático. Petrópolis: Vozes, 2011.

BOURDIEU, P; WACQUANT, L. Réponses. Paris: Seuil, 1992.

CLAUSSEN, S; OSBORNE, J. Bourdieu's notion of cultural capital and its implications for the science curriculum. Science Education, v. 97, n. 1, p. 58-79, 2013. doi:10.1002/sce.21040

GONÇALVES, B. M. V.; LIMA, F. J. Investimento Educacional: repercussões na implementação de políticas públicas de formação e valorização docente e na qualidade da educação brasileira . Revista Ensino em Debate, [S. l.], v. 2, p. e2024012, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024012. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/28. Acesso em: 4 jun. 2024.

GURGEL, I., PIETROCOLA, M., WATANABE, G. The role of cultural identity as a learning factor in physics: a discussion through the role of science in Brazil. Cultural Studies of Science Education, v. 11, p. 349-370, 2016

LYNCH, K; CREAN, M; MORAN, M. Igualdade e justiça social. A universidade como um local de luta. In: APPLE, M. W.; BALL, S J.; GANDIN, L. A. (Orgs.) Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, cap. 26, p. 324-333, 2013.

NAVARRO, D., IANELLO, M., MUNERATTO, F., WATANABE, G. Impactos do Conhecimento das Ciências Naturais para o Desempenho no ENEM: Considerações sobre a Desigualdade Científico-tecnológica para a Justiça Social. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e26002, 2021. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u12171246

NEVES, F. M.. Bíos e Techné. Estudo sobre a construção do sistema de biotecnologia periférico. Brasília: Editora UnB, 2015.

NOGUEIRA, C. M. M.; NOGUEIRA, M. A. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade, v. 23, n. 78, p. 15 - 35, 2002.

TILLY, C. O acesso desigual ao conhecimento científico. Tempo Social, Revista de Sociologia da USP, v. 18, n. 2, p. 47-63, 2006.

THOMPSON, M. J.; SMULEWICZ-ZUCKER, G. R. Anti-Science and Assault on Democracy. Defending Reason in a Free Society. New York: Prometheus Books, 2018.

WATANABE, G. A divulgação científica produzida por cientistas: contribuições para o capital cultural. 2015. 150f. Tese (Doutorado em Ensino de Física) - Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. doi:10.11606/T.81.2015.tde-17122015-110656.

Downloads

Publicado

2024-06-05

Métricas


Visualizações do artigo: 159     PDF downloads: 111

Como Citar

WATANABE, Graciella. Desigualdade social, divulgação científica e ensino de física: caminhos para reflexão. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 3, p. e2024015, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v3.e2024015. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/47. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensaios

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.