Integração de tecnologias digitais no ensino de ciências da natureza: uma revisão bibliográfica sobre os desafios e oportunidades na formação de professores
DOI:
10.21439/2965-6753.v5.e2025011Palavras-chave:
Integração, Tecnologias digitais, Ciências da naturezaResumo
As tecnologias digitais têm ocupado espaço na vida social e pessoal das pessoas, tem sido relevante o uso desses recursos tecnológicos para a pesquisa cientifica em especial na educação brasileira. Este artigo tem como objetivo investigar como a formação de professores de Ciências da Natureza pode ser aprimorada para facilitar a integração de tecnologias digitais no ensino. Durante o estudo adotamos uma abordagem qualitativa, com foco na análise bibliográfica, para investigar como a formação de professores de Ciências da Natureza pode ser aprimorada para facilitar a integração de tecnologias digitais no ensino. O texto é apropriado para explorar e compreender profundamente os fenômenos complexos e contextuais relacionados às mudanças educacionais que visam à melhoria da qualidade profissional para atuação docente em ciências da natureza tendo como perspectiva o uso das tecnologias digitais como meio para despertar a curiosidade do aluno no processo de ensino e aprendizagem. No entanto, os desafios identificados na pesquisa, como a falta de infraestrutura das unidades escolares, a resistência dos professores à adoção de novas tecnologias, refletem problemas persistentes que precisam ser abordados. Em conclusão, a integração de tecnologias digitais no ensino de ciências apresenta tanto oportunidades quanto desafios. Uma abordagem integrada que considere as necessidades de formação dos professores, a infraestrutura necessária nas unidades de ensino e a colaboração entre diversos atores pode promover uma utilização adequada e benéfica das tecnologias digitais no ensino de ciências da educação pública, em especial na ação docente dos educadores que atuam na disciplina de ciências da educação básica.
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