Divulgação Científica em Biologia no Ensino Básico: Relato de Experiência durante o Programa Residência Pedagógica

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v6.e2025025

Palavras-chave:

Ensino de Ciências; Mostra cientifica; Planetário; Metodologias ativas; Educação Básica.

Resumo

Este artigo aborda a utilização de planetário e mostras científicas no Ensino Básico como estratégia de divulgação científica e experiência formativa para futuros docentes. O trabalho ressalta a importância do Programa de Residência Pedagógica na articulação entre Instituições de Ensino Superior (IES) e escolas-campo, proporcionando aos residentes vivências práticas que aprimoram suas habilidades pedagógicas. A pesquisa, de natureza básica e abordagem qualitativa, descreve os relatos dos residentes envolvidos na preparação e organização de uma feira de ciências (com experimentos e maquetes) e na apresentação de um planetário durante evento científico na IES. A observação dos residentes nessas atividades revelou o interesse dos alunos pelos conhecimentos científicos apresentados na atividade do planetário, o que possivelmente contribuiu para melhor aprendizagem desses conhecimentos. Em relação à feira de ciências, diálogos com alunos do ensino fundamental demonstraram bom domínio do conteúdo e superação da timidez ao interagirem com o público sobre os trabalhos realizados. Os residentes, por sua vez, tiveram a oportunidade de desenvolver competências relacionadas à mediação e supervisão. Conclui-se que atividades como mostras e planetários podem ser relevantes para promover um ensino significativo e devem ser incentivadas nas escolas, ampliando o acesso dos alunos ao conhecimento científico e estimulando a discussão de temas importantes para a sociedade.

Palavras-chave: Ensino de Ciências; Mostra científica; Planetário; Metodologias ativas; Educação Básica.

 

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Biografia do Autor

Lorena Valentim Pinto, IFCE

Graduanda do Curso de licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Atuante do grupo de pesquisa Observatório do Novo Ensino Médio (ONEM) do IFCE em parceria com a Universidade Federal do Ceará (PPGE).  ORCID: https://orcid.org/ 0009-0002-6673-1968. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0022813431452575.

E-mail: lorena.valentim08@aluno.ifce.edu.br

Paulo Gomes Barroso, IFCE/Campus Paracuru

Especialista em Ciências da Natureza, suas tecnologias e o mundo do trabalho (UFPI). Professor temporário (EEMTI Edite Alcântara Mota), Pecém, Ceará Brasil. Rua Nossa Senhora do Amparo n 103, Campo de Semente, Paracuru, Ceará, Brasil, CEP: 62680-000. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4328-742X. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2544278892416725.

E-mail: paulo.barroso1@prof.ce.gov.br.

Nara Lídia Mendes Alencar, IFCE

Doutora em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Curso de Ciências Biológicas, do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Paracuru, Ceará, Brasil. Endereço para correspondência: Rua/ R. Dez - Paracuru, Ceará, Brasil, CEP: 62680-000. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6658-2929. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5765514932942598

E-mail: nara.lidia@ifce.edu.br.

 

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Publicado

2025-05-08

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Como Citar

PINTO, Lorena Valentim; BARROSO, Paulo Gomes; ALENCAR, Nara Lídia Mendes. Divulgação Científica em Biologia no Ensino Básico: Relato de Experiência durante o Programa Residência Pedagógica. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 6, p. e2025025, 2025. DOI: 10.21439/2965-6753.v6.e2025025. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/114. Acesso em: 18 jul. 2025.

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