Divulgação Científica em Biologia no Ensino Básico: Relato de Experiência durante o Programa Residência Pedagógica
DOI:
10.21439/2965-6753.v6.e2025025Palavras-chave:
Ensino de Ciências; Mostra cientifica; Planetário; Metodologias ativas; Educação Básica.Resumo
Este artigo aborda a utilização de planetário e mostras científicas no Ensino Básico como estratégia de divulgação científica e experiência formativa para futuros docentes. O trabalho ressalta a importância do Programa de Residência Pedagógica na articulação entre Instituições de Ensino Superior (IES) e escolas-campo, proporcionando aos residentes vivências práticas que aprimoram suas habilidades pedagógicas. A pesquisa, de natureza básica e abordagem qualitativa, descreve os relatos dos residentes envolvidos na preparação e organização de uma feira de ciências (com experimentos e maquetes) e na apresentação de um planetário durante evento científico na IES. A observação dos residentes nessas atividades revelou o interesse dos alunos pelos conhecimentos científicos apresentados na atividade do planetário, o que possivelmente contribuiu para melhor aprendizagem desses conhecimentos. Em relação à feira de ciências, diálogos com alunos do ensino fundamental demonstraram bom domínio do conteúdo e superação da timidez ao interagirem com o público sobre os trabalhos realizados. Os residentes, por sua vez, tiveram a oportunidade de desenvolver competências relacionadas à mediação e supervisão. Conclui-se que atividades como mostras e planetários podem ser relevantes para promover um ensino significativo e devem ser incentivadas nas escolas, ampliando o acesso dos alunos ao conhecimento científico e estimulando a discussão de temas importantes para a sociedade.
Palavras-chave: Ensino de Ciências; Mostra científica; Planetário; Metodologias ativas; Educação Básica.
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