Integração de tecnologias digitais no ensino de ciências da natureza: uma revisão bibliográfica sobre os desafios e oportunidades na formação de professores

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v5.e2025011

Palavras-chave:

Integração, Tecnologias digitais, Ciências da natureza

Resumo

As tecnologias digitais têm ocupado espaço na vida social e pessoal das pessoas, tem sido relevante o uso desses recursos tecnológicos para a pesquisa cientifica em especial na educação brasileira. Este artigo tem como objetivo investigar como a formação de professores de Ciências da Natureza pode ser aprimorada para facilitar a integração de tecnologias digitais no ensino. Durante o estudo adotamos uma abordagem qualitativa, com foco na análise bibliográfica, para investigar como a formação de professores de Ciências da Natureza pode ser aprimorada para facilitar a integração de tecnologias digitais no ensino. O texto é apropriado para explorar e compreender profundamente os fenômenos complexos e contextuais relacionados às mudanças educacionais que visam à melhoria da qualidade profissional para atuação docente em ciências da natureza tendo como perspectiva o uso das tecnologias digitais como meio para despertar a curiosidade do aluno no processo de ensino e aprendizagem. No entanto, os desafios identificados na pesquisa, como a falta de infraestrutura das unidades escolares, a resistência dos professores à adoção de novas tecnologias, refletem problemas persistentes que precisam ser abordados. Em conclusão, a integração de tecnologias digitais no ensino de ciências apresenta tanto oportunidades quanto desafios. Uma abordagem integrada que considere as necessidades de formação dos professores, a infraestrutura necessária nas unidades de ensino e a colaboração entre diversos atores pode promover uma utilização adequada e benéfica das tecnologias digitais no ensino de ciências da educação pública, em especial na ação docente dos educadores que atuam na disciplina de ciências da educação básica.

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Biografia do Autor

Francisco Ivanildo Alves Bezerra, Secretaria de Estado de Educação do Ceará

Especialista em Educação Profissional e Tecnológica (IFCE) e também especialista em Ciências da Natureza suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (UFPI) e Graduado em Licenciatura em Química (IFCE). Técnico de Ensino na Secretaria Municipal da Educação (SME), Iguatu, Ceará, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Projetada 6, número 41/7, (casa 7), Nova Cajazeiras, Iguatu, Ceará, Brasil, CEP: 63503-635. ORCID: https://orcid.org/0009-0006-5460-8099. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7833939226252506.

Anastacio Souza Junior, https://iguatu.ce.gov.br/secretarias/secretaria-da-educacao

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Carioca (2012). Atualmente é professor efetivo PEB II Pedagogo - SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino fundamental, onde já ocupou o cargo de diretor escolar em 2013, coordenador pedagógico em 2017, supervisor escolar com ações desenvolvidas no setor de lotação da secretaria em 2018 e 2019 e por ultimo assessor especial da formação continuada da SECES em Iguatu- Ceará 2022. Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação- MPNTDE, formação interdisciplinar pelo Centro Universitário Carioca- UniCarioca- Rio de Janeiro, defesa da dissertação em maio de 2022. Professor horista do curso de pedagogia e pós- graduação em psicopedagogia na Faculdade Centro Sul- FACS. Professor horista do curso de pedagogia Faculdade do Sertão Central- FASEC. Na Secretaria Municipal da Educação- SME de Iguatu ocupante do cargo em comissão de Assessor Especial de Administração, Lotação e Controle de Pessoal, PORTARIA 564/2022, PORTARIA 1105/2024. Doutorando em Tecnologias da Informação e Comunicação dos Processos Educacionais- TICPE- Universidade Estácio de Sá- UNESA.

Renata Pereira de Lima, https://iguatu.ce.gov.br/secretarias/secretaria-da-educacao

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri (2010), Mestrado em Bioprospecção Molecular pela Universidade Regional do Cariri (2013) e Doutorado em Proteção de Plantas pela Universidade Federal de Alagoas (2022). Lecionou na Universidade Regional do Cariri - URCA, como professora temporária no período de 2015 à 2017, ministrando disciplinas nas áreas de; Ecologia, Desenvolvimento Animal, Zoologia e Bioética/Legislação. Tem formação em Biologia e experiência na área de Biodiversidade, Meio Ambiente e Sustentabilidade com ênfase em Acarologia e Entomologia, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia, comportamento, diversidade e ecologia de ácaros e insetos. Controle biológico e alternativo de ácaros-praga.

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Publicado

2025-04-20

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Como Citar

BEZERRA, Francisco Ivanildo Alves; SOUZA JUNIOR, Anastacio; LIMA, Renata Pereira de. Integração de tecnologias digitais no ensino de ciências da natureza: uma revisão bibliográfica sobre os desafios e oportunidades na formação de professores . Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 5, p. e2025011, 2025. DOI: 10.21439/2965-6753.v5.e2025011. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/87. Acesso em: 26 abr. 2025.

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