A divulgação científica nas redes sociais: um panorama das plataformas e sua relação com os cientistas divulgadores
DOI:
10.21439/2965-6753.v5.e2025030Palavras-chave:
Desigualdade Social, Ensino de Física, Divulgação Científica, Pierre Bourdieu, Desigualdade Científica-TecnológicaResumo
A divulgação científica nas redes sociais se constitui num campo em expansão, mediando a relação entre cientistas e a sociedade. O trabalho busca consolidar as reflexões sobre as práticas de divulgação científica e lançar luz sobre o debate do ambiente digital como campo de atuação frugífero no qual o cientista possa construir um canal de comunicação com o público não versado no léxico próprio da ciência. Este artigo explora o potencial dessas plataformas para a popularização da ciência, enfatizando a perspectiva de cientistas enquanto agentes divulgadores. O levantamento dos dados se deu através de pesquisa bibliográfica e por meio de entrevistas semiestruturadas, numa perspectiva qualitativa. A análise destaca a evolução histórica da prática de divulgação científica e a utilização de redes sociais como ferramentas contemporâneas para compartilhar saberes da ciência. A diversidade de formatos e públicos nas redes sociais é abordada, considerando suas vantagens e limitações no diálogo entre ciência e sociedade. As redes sociais se constituíram em um espaço de potenciais investigações de seu impacto sobre a prática de divulgação científica, dada a relevância de ambas à contemporaneidade. Ressalta-se, contudo, que mesmo oferecendo alcance e engajamento, tais plataformas suscitam debates sobre seu papel dentro do contexto da popularização da ciência.
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