A divulgação científica nas redes sociais: um panorama das plataformas e sua relação com os cientistas divulgadores

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v5.e2025030

Palavras-chave:

Desigualdade Social, Ensino de Física, Divulgação Científica, Pierre Bourdieu, Desigualdade Científica-Tecnológica

Resumo

A divulgação científica nas redes sociais se constitui num campo em expansão, mediando a relação entre cientistas e a sociedade. O trabalho busca consolidar as reflexões sobre as práticas de divulgação científica e lançar luz sobre o debate do ambiente digital como campo de atuação frugífero no qual o cientista possa construir um canal de comunicação com o público não versado no léxico próprio da ciência. Este artigo explora o potencial dessas plataformas para a popularização da ciência, enfatizando a perspectiva de cientistas enquanto agentes divulgadores. O levantamento dos dados se deu através de pesquisa bibliográfica e por meio de entrevistas semiestruturadas, numa perspectiva qualitativa. A análise destaca a evolução histórica da prática de divulgação científica e a utilização de redes sociais como ferramentas contemporâneas para compartilhar saberes da ciência. A diversidade de formatos e públicos nas redes sociais é abordada, considerando suas vantagens e limitações no diálogo entre ciência e sociedade. As redes sociais se constituíram em um espaço de potenciais investigações de seu impacto sobre a prática de divulgação científica, dada a relevância de ambas à contemporaneidade. Ressalta-se, contudo, que mesmo oferecendo alcance e engajamento, tais plataformas suscitam debates sobre seu papel dentro do contexto da popularização da ciência.

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Biografia do Autor

Felipe Bezerra, UFABC

Mestre pela UFABC. Professor da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP), São Paulo, SP, Brasil

Graciella Watanabe, Universidade Federal do ABC

Doutora em Ciências (Ensino de Física) pela Universidade de São Paulo, mestre em Ensino de Ciências (Ensino de Física) e licenciada em Física pela mesma instituição. Mestre em Tecnologias Digitais em Educação pela Universidade de Lisboa. Iniciou sua carreira docente como professora adjunta na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e atualmente é docente da Fundação Universidade Federal do ABC no Centro de Ciências Naturais e Humanas. Atua como orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática na UFABC. Representante Sudeste da Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Física (2004-2025). Coordena o grupo de pesquisa DECiDe - Desigualdade Educacional, Ciência e Democracia, onde estuda os temas: ensino de ciências e os impactos das desigualdades sociais e educacionais; sociologia da ciência e o ensino; governos totalitários e o impacto no campo científico.

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Publicado

2025-07-22

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BEZERRA, Felipe; WATANABE, Graciella. A divulgação científica nas redes sociais: um panorama das plataformas e sua relação com os cientistas divulgadores. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 5, p. e2025030, 2025. DOI: 10.21439/2965-6753.v5.e2025030. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/98. Acesso em: 6 out. 2025.

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