Desenvolvendo a Educação Financeira no Ensino Médio: Uma experiência na Residência Pedagógica

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v6.e2025020

Palavras-chave:

Educação Financeira, Ensino Médio, Residência Pedagógica

Resumo

Este estudo tem o objetivo analisar as contribuições de um minicurso para a abordagem da Educação Financeira em uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado de Pernambuco. Para isso, fundamentamo-nos nos princípios da Educação Matemática Crítica, com vistas a propiciar aos estudantes a aprendizagem de conceitos do âmbito financeiro de forma analítica e reflexiva. Do ponto de vista metodológico, este estudo adota uma abordagem qualitativa e os dados apresentados foram coletados a partir da experiência de um minicurso intitulado “Orçamento financeiro: Como cuidar do nosso dinheiro?”, que envolveu a participação de 42 estudantes do ano escolar mencionado. O minicurso foi realizado no âmbito das atividades do Programa de Residência Pedagógica de Matemática da Universidade de Pernambuco. Os resultados indicam que as atividades realizadas permitiram aos estudantes expandir e ressignificar seus conhecimentos sobre os conceitos abordados. Dessa forma, ressaltamos a importância de que temas ligados à Educação Financeira sejam cada vez mais incorporados e discutidos na Educação Básica, com o objetivo de formar cidadãos mais conscientes e críticos em relação à gestão financeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

André Fellipe Queiroz Araújo, Secretaria de Educação de Pernambuco

Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Professor da rede estadual de Pernambuco (SEE –PE) Nazaré da Mata, Pernambuco, Brasil.

Eliane Nunes da Silva , Universidade de Pernambuco

Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Pernambuco (UPE). Professor da rede municipal de Limoeiro (SMEE - PE), Limoeiro, Pernambuco, Brasil.

Marilene Rosa dos Santos , Universidade de Pernambuco

Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professora-formadora da Prefeitura Municipal do Paulista/PE na área de matemática. Professora Adjunta e coordenadora do curso de licenciatura em matemática - UPE/Campus Mata Norte. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica/ UFPE(EDUMATEC). Professora permanente do Mestrado em Educação Inclusiva-PROFEI UPE. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudo em Didática da Matemática(GRUPEDIMA)/UPE e o Semear/UFPE. Tem experiência na área de Educação Matemática e Formação de Professor.

Referências

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular: Educação infantil e Ensino Fundamental e médio. Brasília: MEC/ Secretaria de Educação Básica, 2018.

CHIAPPETTA, S. K. D. S. Etnomatemática como aporte para o ensino de Matemática Financeira na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade de Pernambuco. Nazaré da Mata. 2018.

CHIAPPETTA, S.; SILVA, J. Uma proposta para o ensino de Educação Financeira embasada na Etnomatemática: Consumo Consciente a partir do contexto do Orçamento Financeiro. Tangram – Revista de Educação Matemática, Dourados - MS – v.2 n. 1, pp. 79 – 101, 2019.

GONÇALVES, Brenda Maria Vieira; LIMA, Francisco José de. Investimento Educacional: repercussões na implementação de políticas públicas de formação e valorização docente e na qualidade da educação brasileira . Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024012, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024012. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/28. Acesso em: 27 abr. 2025.

MUNIZ, I. Jr. Econs Ou Humanos? Um Estudo Sobre a Tomada de decisão em Ambientes de Educação Financeira Escolar. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016

OCDE. Improving Financial Literacy: Analysis of Issues and Policies. Paris: OECD Publishing, 2005

OLIVEIRA, M. M. Como fazer projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses (5. ed.). Amsterdã, Holanda: Elsevier, (2011).

PASSOS, Larissa Maria Carneiro dos; ROSA, Pedro Augusto Lopes; MARQUES, Valéria Risuenho. Programa de Residência Pedagógica: Estratégias para o Ensino de Matemática nos Anos Iniciais. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 6, p. e2025008, 2025. DOI: 10.21439/2965-6753.v6.e2025008. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/119. Acesso em: 27 abr. 2025.

SANTOS, L. T. B. dos; PESSOA, C. A. S. Educação financeira na perspectiva da educação matemática crítica: uma reflexão teórica à luz dos ambientes de aprendizagem de Ole Skovsmose. BoEM, Joinville, v.4. n.7, p. 23-45, 2016.

SILVA, A. M.; POWELL, A. B. Um programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2013. p. 1-17.

SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. BOLEMA – Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, n. 14, p. 66-91, 2000.

SKOVSMOSE, O. Um convite à Educação Matemática Crítica. São Paulo: Papirus, 2014.

SKOVSMOSE, O. Desafios e reflexão em educação matemática crítica. Campinas - SP: Papirus, 2008.

VIEIRA, S. F. A. ; BATAGLIA, T. M..; SEREIA, V. J. Educação financeira e decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise dos alunos de uma universidade pública do norte do Paraná. Revista de Administração da UNIMEP. Piracicaba – SP, v.9, n.3, p. 61-86, 2011.

VILLELA, D. G. A Educação Financeira nas Escolas. Rio de Janeiro, Número de páginas 54p. Trabalho de Conclusão de Curso – Departamento de Administração. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2019.

Downloads

Publicado

2025-05-06

Métricas


Visualizações do artigo: 19     PDF downloads: 6

Como Citar

ARAÚJO, André Fellipe Queiroz; SILVA , Eliane Nunes da; SANTOS , Marilene Rosa dos. Desenvolvendo a Educação Financeira no Ensino Médio: Uma experiência na Residência Pedagógica. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 6, p. e2025020, 2025. DOI: 10.21439/2965-6753.v6.e2025020. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/113. Acesso em: 14 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.