Desenvolvendo a Educação Financeira no Ensino Médio: Uma experiência na Residência Pedagógica
DOI:
10.21439/2965-6753.v6.e2025020Palavras-chave:
Educação Financeira, Ensino Médio, Residência PedagógicaResumo
Este estudo tem o objetivo analisar as contribuições de um minicurso para a abordagem da Educação Financeira em uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado de Pernambuco. Para isso, fundamentamo-nos nos princípios da Educação Matemática Crítica, com vistas a propiciar aos estudantes a aprendizagem de conceitos do âmbito financeiro de forma analítica e reflexiva. Do ponto de vista metodológico, este estudo adota uma abordagem qualitativa e os dados apresentados foram coletados a partir da experiência de um minicurso intitulado “Orçamento financeiro: Como cuidar do nosso dinheiro?”, que envolveu a participação de 42 estudantes do ano escolar mencionado. O minicurso foi realizado no âmbito das atividades do Programa de Residência Pedagógica de Matemática da Universidade de Pernambuco. Os resultados indicam que as atividades realizadas permitiram aos estudantes expandir e ressignificar seus conhecimentos sobre os conceitos abordados. Dessa forma, ressaltamos a importância de que temas ligados à Educação Financeira sejam cada vez mais incorporados e discutidos na Educação Básica, com o objetivo de formar cidadãos mais conscientes e críticos em relação à gestão financeira.
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