Políticas em rede: investigando as influências presentes na atuação política da BNCC de educação infantil
DOI:
10.21439/2965-6753.v5.e2025037Palavras-chave:
BNCC, Rede política, Educação InfantilResumo
As redes de políticas e governança desempenham um papel crucial na formulação de políticas educacionais em escala nacional e internacional. Neste artigo, investigamos a presença e o papel dessas redes na construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, analisando como os trabalhos científicos documentam as trajetórias de influência envolvidas nesse processo. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, com foco exploratório e metodologia baseada na análise documental, utilizando fontes como documentos oficiais e textos acadêmicos disponíveis no portal de periódicos da CAPES. O referencial teórico respaldou-se no ciclo de políticas de Stephen Ball e colaboradores o qual nos possibilita compreender a articulação discursiva das redes no processo de construção das políticas. As redes analisadas revelam a complexidade do processo de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas educacionais, evidenciando a interdependência entre redes de governança e redes políticas, muitas vezes permeadas por lógicas neoliberais que contribuem para a mercantilização da educação. A influência de atores não estatais, como fundações privadas e movimentos sociais organizados, é especialmente visível em iniciativas como o Movimento pela Base Nacional Comum Curricular (MPBNC) e na formulação da Política Nacional de Educação Infantil (PNEI). Nesse cenário, o professor emerge como agente fundamental no sistema de governança, embora enfrente inúmeros desafios, como o cerceamento da autonomia pedagógica e pressões decorrentes de políticas de responsabilização. Apesar disso, o estudo reafirma o papel da escola como espaço de resistência, reflexão crítica e promoção da justiça social.
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