Políticas em rede: investigando as influências presentes na atuação política da BNCC de educação infantil

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v5.e2025037

Palavras-chave:

BNCC, Rede política, Educação Infantil

Resumo

As redes de políticas e governança desempenham um papel crucial na formulação de políticas educacionais em escala nacional e internacional. Neste artigo, investigamos a presença e o papel dessas redes na construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, analisando como os trabalhos científicos documentam as trajetórias de influência envolvidas nesse processo. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, com foco exploratório e metodologia baseada na análise documental, utilizando fontes como documentos oficiais e textos acadêmicos disponíveis no portal de periódicos da CAPES. O referencial teórico respaldou-se no ciclo de políticas de Stephen Ball e colaboradores o qual nos possibilita compreender a articulação discursiva das redes no processo de construção das políticas. As redes analisadas revelam a complexidade do processo de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas educacionais, evidenciando a interdependência entre redes de governança e redes políticas, muitas vezes permeadas por lógicas neoliberais que contribuem para a mercantilização da educação. A influência de atores não estatais, como fundações privadas e movimentos sociais organizados, é especialmente visível em iniciativas como o Movimento pela Base Nacional Comum Curricular (MPBNC) e na formulação da Política Nacional de Educação Infantil (PNEI). Nesse cenário, o professor emerge como agente fundamental no sistema de governança, embora enfrente inúmeros desafios, como o cerceamento da autonomia pedagógica e pressões decorrentes de políticas de responsabilização. Apesar disso, o estudo reafirma o papel da escola como espaço de resistência, reflexão crítica e promoção da justiça social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristiana Cosme da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN (2009). Possui Especialização em Educação e Cidadania pela UERN (2019). Sendo integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Currículo e Ensino - (GEPCE/UERN). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil e cursa o Mestrado em Educação (POSEDUC) na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Meyre-Ester Barbosa de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Educação Faculdade de Educação (POSEDUC/FE)

Professora Adjunta do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Faculdade de Educação (POSEDUC/FE). Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/UERJ), Líder do Grupo de Pesquisa Currículo e Ensino (GEPCE/CNPQ). Endereço para correspondência: Faculdade de educação, campus central, Av. Prof. Antônio Campos- Pres. Costa e Silva, Mossoró- RN, 59610-2010 RN.

Márcia Betânia de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Educação Faculdade de Educação (POSEDUC/FE)

Professora Adjunta do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Faculdade de Educação (POSEDUC/FE).Doutora em Educação (UERJ/2016); Mestra em Educação (UFRN/2010), Especialista em Educação com área específica em Alfabetização (1999) e graduada em pedagogia pela UERN (1996). Endereço para correspondência: Faculdade de educação, campus central, Av. Prof. Antônio Campos- Pres. Costa e Silva, Mossoró- RN, 59610-2010 RN.

Referências

BALL, Stephen J. Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação: Currículo sem Fronteiras, v.1, n.2, pp.99-116, Jul/Dez 2001. Disponível em: https://gestaoeducacaoespecial.ufes.br/politicas-e-gestao. Acesso em: 23/06/2024

BALL, Stephen J. EDUCAÇÃO GLOBAL S.A.: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. 23. ed. Ponta Grossa: UEPG, 2014. 270 p. TRADUÇÃO DE: JANETE BRIDON.

BORGES, Veronica (org.). Docência nas políticas de currículo na Ibero-américa: demandas em disputas. Curitiba: Crv, 2023. p. 143-162.

BRASIL (org.). Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT): biblioteca digital brasileira de teses e dissertações.2002. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em: 28 abr. 2024.

BRASIL (org). Ministério da Educação (MEC). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 23/06/2024

BRUMATTI, Josimara Dias. A contribuição da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações na disseminação do conhecimento nas áreas de Humanas e Sociais. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 66-77, 2015.

FARIA, Camila Grassi Mendes de. A PRIVATIZAÇÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: O PAPEL DO MOVIMENTO PELA BASE NACIONAL COMUM NA AMPLIAÇÃO DO MODELO DE GOVERNANÇA DE ESTADO. 2022. 372 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-Graduação em Educação, Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Paraná, 2022.

https://movimentopelabase.org.br/quem-somos/#governanca.acesso em janeiro de 2025.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. 1° ed. Editora Boitempo. São Paulo, 2019.

LOPES, Alice Ribeiro Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez,2011.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 14ª ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

OLIVEIRA, Marcia Betania de; OLIVEIRA, Meyre-Ester Barbosa de. Docência sitiada: políticas de bonificação/premiação em foco. In: OLIVEIRA, Marcia Betania de; DIAS, Rosanne Evangelista;

RAVITCH, Diane. Vida e morte do grande sistema escolar americano. Como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Editora Sulina. Porto Alegre, 2011.

SALHBERG, Pasi. Lições finlandesas 2.0: o que a mudança educacional na Finlândia pode ensinar ao mundo? Editora SESI-SP, 1° ed. 2° reimp. São Paulo, 2018.

SILVA, Isabel Cristina de Andrade Lima e. POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL: a participação de atores não estatais na elaboração da política pública. 2013. 287 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós - Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

SOARES, Ana Paula. Demandas em torno da responsabilização nas políticas de currículo e docência: os organismos multilaterais e suas articulações em tempos de crise. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ucdb, [S.L.], p. 173-191, 4 maio 2023. Universidade Católica Dom Bosco. http://dx.doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1762.

SÜSSEKIND VERISSIMO CINELLI, Maria Luiza. Entrevista com William F. Pinar. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 14, n. 33, p. 9, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24376. Acesso em: 11 abr. 2025.

VERGER, A.; NORMAND, R. Nueva gestión pública y educación: Elementos teóricos y conceptuales para el estudio de un modelo de reforma educativa global. Educação & Sociedade, v. 36, n. 132, p. 599–622, jul. 2015.

Downloads

Publicado

2025-12-03

Métricas


Visualizações do artigo: 29     PDF downloads: 8

Como Citar

SILVA, Cristiana Cosme da; OLIVEIRA, Meyre-Ester Barbosa de; OLIVEIRA, Márcia Betânia de. Políticas em rede: investigando as influências presentes na atuação política da BNCC de educação infantil. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 5, p. e2025037, 2025. DOI: 10.21439/2965-6753.v5.e2025037. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/141. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.