Diretrizes de Educação Integral em Guanambi-BA: reflexões à luz da abordagem humanista

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v5.e2025035

Palavras-chave:

Diretriz Curricular, Educação Integral, Teoria Humanista

Resumo

O presente artigo teve como motivação as discussões desenvolvidas no Componente Curricular Teorias de Ensino e Aprendizagem do Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), que despertaram o interesse em compreender a relação entre a Teoria Humanista e a Educação Integral. O objetivo central é discutir as implicações da abordagem Humanista na educação, com foco na temática de observar os aspectos da Teoria Humanista numa matriz de Educação Integral de escolas municipais em Guanambi-BA. A pesquisa, de natureza qualitativa, fundamenta-se em revisão bibliográfica, com base em autores como Rogers (1985) e Gadotti (2009), e em análise documental do referido documento, utilizando a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Os resultados revelam que a diretriz municipal aproxima-se da concepção humanista ao destacar o protagonismo estudantil, a centralidade no desenvolvimento no desenvolvimento integral do sujeito e o papel do professor como facilitador do processo de aprendizagem. A principal contribuição do estudo é evidenciar como a teoria humanista pode servir de fundamento para a consolidação de políticas e práticas de Educação Integral mais alinhadas ao desenvolvimento holístico e humanizado dos educandos, fortalecendo a perspectiva de uma escola pública democrática e inclusiva.

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Biografia do Autor

Lucinda da Silva Fernandes, UESB

Graduada em Licenciatura em Geografia (UNEB) 2019. Mestranda em Ensino PPGEn (UESB), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Endereço para Correspondência. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Estrada do Bem Querer KM o4, Universidade, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil, CEP: 45083-900. 

Andreia Siqueira Soares Pacífico , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduada em pedagogia (UNEB) 2002. Mestranda em Ensino PPGEn (UESB), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Endereço para Correspondência. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Estrada do Bem Querer KM o4, Universidade, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil, CEP: 45083-900.

Adriana David Ferreira Gusmão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Geografia (UFS) 2017. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGEn (UESB), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Endereço para Correspondência: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, departamento de Geografia, Estrada do Bem Querer Km 04, universidade, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil, CEP: 45083-900.

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Publicado

2025-10-16

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Como Citar

FERNANDES, Lucinda da Silva; PACÍFICO , Andreia Siqueira Soares; GUSMÃO, Adriana David Ferreira. Diretrizes de Educação Integral em Guanambi-BA: reflexões à luz da abordagem humanista . Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 5, p. e2025035, 2025. DOI: 10.21439/2965-6753.v5.e2025035. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/151. Acesso em: 7 nov. 2025.

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