Diretrizes de Educação Integral em Guanambi-BA: reflexões à luz da abordagem humanista
DOI:
10.21439/2965-6753.v5.e2025035Palavras-chave:
Diretriz Curricular, Educação Integral, Teoria HumanistaResumo
O presente artigo teve como motivação as discussões desenvolvidas no Componente Curricular Teorias de Ensino e Aprendizagem do Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), que despertaram o interesse em compreender a relação entre a Teoria Humanista e a Educação Integral. O objetivo central é discutir as implicações da abordagem Humanista na educação, com foco na temática de observar os aspectos da Teoria Humanista numa matriz de Educação Integral de escolas municipais em Guanambi-BA. A pesquisa, de natureza qualitativa, fundamenta-se em revisão bibliográfica, com base em autores como Rogers (1985) e Gadotti (2009), e em análise documental do referido documento, utilizando a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Os resultados revelam que a diretriz municipal aproxima-se da concepção humanista ao destacar o protagonismo estudantil, a centralidade no desenvolvimento no desenvolvimento integral do sujeito e o papel do professor como facilitador do processo de aprendizagem. A principal contribuição do estudo é evidenciar como a teoria humanista pode servir de fundamento para a consolidação de políticas e práticas de Educação Integral mais alinhadas ao desenvolvimento holístico e humanizado dos educandos, fortalecendo a perspectiva de uma escola pública democrática e inclusiva.
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