A geometria analítica como aliada importante na aprendizagem em cálculo diferencial e integral: o caso de integrais múltiplas nos cursos de engenharias
DOI:
10.21439/2965-6753.v2.e2024005Palavras-chave:
Aprendizagem em CDI III, Práticas efetivas de estudantes, Gerador de tarefas, Curvas e Superfícies, SólidosResumo
Resumo
Este artigo tem como objetivo principal apresentar uma análise das práticas efetivas dos estudantes de cursos de Engenharias sobre a leitura e interpretação de geradores de tarefas elaborados no cenário do ensino das Integrais Múltiplas, e as suas realizações pelos estudantes. Os geradores de tarefas tendem a eliminar efeitos topázios específicos que sobrevivem no referido cenário, e valorizam a mobilização de diferentes registros de representação semiótica na realização das tarefas gerenciadas. Nesta mobilização, a Geometria Analítica se apresenta como uma aliada natural e importante na aprendizagem das Integrais Múltiplas. Para almejar o referido objetivo, mergulhamos a pesquisa na teoria dos Registros de Representação Semiótica e Antropológica do Didático. Seguimos a análise institucional & sequência didática como metodologia de pesquisa. Os resultados obtidos mostram que os estudantes apresentam diversas dificuldades que se manifestam, não apenas na leitura e interpretação das tarefas gerenciadas, mas principalmente na coordenação das representações de objetos de saberes preliminares em diferentes registros, em especial os registros da Língua materna, algébrico, gráfico e numérico, necessários no estabelecimento e cálculo de uma Integral Múltipla. Recomenda-se, portanto, dar-se mais atenção institucional para a aprendizagem destes estudantes.
Palavras-chave: Aprendizagem em CDI III. Práticas efetivas de estudantes. Gerador de tarefas. Curvas e Superfícies. Sólidos.
Downloads
Métricas
Referências
BROUSSEAU G. Théorie des Situations Didactiques. La Pensée sauvage, éditions, BP 141, F38100 Grenoble. ISBN 2 85919 134 8. Textes rassemblés et préparés par Nicolas BALACHEF, Martin COOPER, Rosamund SUTHERLAND et Virginia WARFIELD, (1998).
CHAACHOUA, A. T4TEL Un cadre de reference Didactique pour La Conception des EIAH - Actes du séminaire de didactique des mathématiques de l'ARDM. (2018).
CHEVALLARD, Y. Concepts fondamentaux de la didactique : perspectives apportées par une approche anthropologique. Recherches en Didactique des Mathématiques, V. 12, n°1, p. 73-112. (1992).
DUVAL, R. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo
do pensamento. Tradução: Moretti, M. T. Revemat: R. Eletr. de Edu. Matem. eISSN 1981-1322. Florianópolis, v. 07, n. 2, p.266-297, (2012).
DUVAL, R. Signe et objet (I): trois grandes étapes dans la problématique des rapports entre représentation et objet. Annales de Didactiques et de Sciences Cognitives, Strasbourg, v. 6, p. 139-163, (1998).
DUVAL R. Sémiosis et pensée humaine, Bern : Peter Lang. (1995).
DUVAL R. Registres de représentation sémiotique et fonctionnement cognitif de la pensée. Annales de didactique et de sciences cognitives. IREM de Strasbourg, v. 5, p. 35-65. (1993).
HALMOS, P. R. Teoria Ingênua dos Conjuntos. RJ: Editora Ciência Moderna, (2001).
HENRIQUES, A; FARIAS E.S; NEVES L. N; FUNATO R. L. Introdução da Unidade Zero no Ensino da Matemática. RPEM, Campo Mourão, PR, Brasil, v.11, n.25, p.106-132, maio-ago. 2022.
HENRIQUES, A. Introdução ao Maple enquanto sistema de computação algébrica & gestão de códigos para impressora 3D. Editus (2021).
HENRIQUES, A., NAGAMINE, A., SERÔDIO, R. Mobilização de crivos de curvas e de superfícies na resolução de problemas matemáticos: uma aplicação no ensino superior. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.22, n. 1, 253-275, (2020). Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/44263. Acessado em 11/12/2023.
HENRIQUES, A. Saberes Universitários e as suas relações na Educação Básica - Uma análise institucional em torno do Cálculo Diferencial e Integral e das Geometrias. Via Litterarum. Ibicaraí, Bahia. Editora. 2019.
HENRIQUES, A. & ALMOULOUD, S. A. Teoria dos Registros de Representação Semiótica em Pesquisas na Educação Matemática no Ensino Superior: Uma Análise de Superfícies e Funções de duas Variáveis com Intervenção do Software Maple, Revista Ciência & Educação, Bauru, v. 22, n. 2, p. 465-487, (2016).
MILHOMEN, E. C., ANDRADE, D. M., BOMFIM.M. E. D., NEVES. R. S. Tarefas Matemáticas e a formação para a docência em Matemática no Ensino Médio. Disponível em https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/issue/view/1. Acessado 22/01/2024.
SWOKOWSKI, E. W. (1994), Cálculo com geometria analítica. Tradução Alfredo Alves de Faria. 2a ed. Makron Books. São Paulo - Brasil.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 240 PDF downloads: 167