A geometria analítica como aliada importante na aprendizagem em cálculo diferencial e integral: o caso de integrais múltiplas nos cursos de engenharias

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v2.e2024005

Palavras-chave:

Aprendizagem em CDI III, Práticas efetivas de estudantes, Gerador de tarefas, Curvas e Superfícies, Sólidos

Resumo

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal apresentar uma análise das práticas efetivas dos estudantes de cursos de Engenharias sobre a leitura e interpretação de geradores de tarefas elaborados no cenário do ensino das Integrais Múltiplas, e as suas realizações pelos estudantes. Os geradores de tarefas tendem a eliminar efeitos topázios específicos que sobrevivem no referido cenário, e valorizam a mobilização de diferentes registros de representação semiótica na realização das tarefas gerenciadas. Nesta mobilização, a Geometria Analítica se apresenta como uma aliada natural e importante na aprendizagem das Integrais Múltiplas. Para almejar o referido objetivo, mergulhamos a pesquisa na teoria dos Registros de Representação Semiótica e Antropológica do Didático. Seguimos a análise institucional & sequência didática como metodologia de pesquisa. Os resultados obtidos mostram que os estudantes apresentam diversas dificuldades que se manifestam, não apenas na leitura e interpretação das tarefas gerenciadas, mas principalmente na coordenação das representações de objetos de saberes preliminares em diferentes registros, em especial os registros da Língua materna, algébrico, gráfico e numérico, necessários no estabelecimento e cálculo de uma Integral Múltipla. Recomenda-se, portanto, dar-se mais atenção institucional para a aprendizagem destes estudantes.

Palavras-chave: Aprendizagem em CDI III. Práticas efetivas de estudantes. Gerador de tarefas. Curvas e Superfícies. Sólidos.

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Biografia do Autor

Afonso Henriques, Universidade Estadual de Santa Cruz

Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Brasil. Doutor em Matemática e Informática pela Universidade Joseph Fourier em Grenoble (França) e Professor Pleno na UESC. Departamento de Ciências Exatas (DCEX). E-mail: henry@uesc.br.  ORCID: http://orcid.org/0000-0002-8783-6008. http://lattes.cnpq.br/0317385977493237

Elisângela Silva Farias, Universidade Estadual de Santa Cruz

Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Brasil. Mestre em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).  Professora Assistente na UESC. Departamento de Ciências Exatas (DCEX). E-mail esfarias@uesc.br. ORCID https://orcid.org/0000-0002-4052-2351. http://lattes.cnpq.br/8896684226630644

Rosane Leite Funato, Universidade Estadual de Santa Cruz

Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Brasil. Mestre em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).  Professora Assistente na UESC. Departamento de Ciências Exatas (DCEX). E-mail: rlfunato@uesc.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6799-0876. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8649028055240768

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Publicado

2024-01-26

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Como Citar

HENRIQUES, Afonso; FARIAS, Elisângela Silva; FUNATO, Rosane Leite. A geometria analítica como aliada importante na aprendizagem em cálculo diferencial e integral: o caso de integrais múltiplas nos cursos de engenharias. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024005, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024005. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/18. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos