O uso da modelização didática Situação Formativa na análise de Documentos Normativos em um projeto-piloto de Formação para professores não licenciados

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v1.e2023001

Palavras-chave:

Formação docente, Situação Formativa, Análise de conteúdo categorial temática, Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Resumo

Esta investigação procurou estudar o processo de formação em serviço à distância para professores não licenciados e que atuam nas escolas de ensino médio profissionalizantes. Seu objetivo consistiu em identificar se a formação fornecida, com seus procedimentos e ações planejados forneceu ou não, elementos para a construção de uma práxis pedagógica baseada na intervenção e no trabalho docente na Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT).  Empregou-se a modelização didática Situação Formativa (SF) na análise de Documentos Normativos (DN) e a análise de conteúdo categorial temática, haja visto o emprego desta metodologia estar em consonância com o objetivo, com a problemática investigativa, com os procedimentos de coleta de dados, viabilizando que os mesmos ficassem perceptíveis e comensuráveis para o investigador, para pôr fim, torná-los passíveis de inferências. O estudo do problema permitiu apontar a eficácia e a relevância deste tipo de formação no desenvolvimento profissional, em ordem a achar caminhos e práticas pedagógicas que ancoraram condutas, estratégias e saberes pedagógicos favoráveis à formação profissional docente.

Palavras-chave: Formação docente. Situação Formativa. Análise de conteúdo categorial temática. Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

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Biografia do Autor

Adriano Silveira Machado, Conselho Municipal de Educação

Licenciatura em Pedagogia e Química. Especialista em Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA. Habilitado nas áreas de Biologia, Química e Ciências para ministrar aulas no Ensino Fundamental e Médio pela UEVA. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará - UFC com área de concentração multidisciplinar na Formação de Professores de Ciências e Matemática com ênfase na metodologia de ensino de Ciências. Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática junto ao PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DA REDE NORDESTE DE ENSINO pela Universidade Federal do Ceará - UFC.Professor pesquisador I, formador do curso de Especialização em Educação Profissional Científica e Tecnológica - EPCT atuando como Professor Tutor do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCe. Docente no Ensino superior junto ao IFCE, UEVA, UFC virtual, Instituto CENTEC nos cursos de graduação e pós-graduação latu sensu, professor de Didática Geral na Escola de Magistratura do Estado do Ceará ESMEC. Professor Efetivo com concentração na área de Ciências Naturais e suas Tecnologias na Prefeitura de Municipal de Fortaleza tendo exercido o cargo de Coordenador Pedagógico / Diretor escolar na Secretaria Municipal de Educação - SME - PMF. Autor da Obras: 1. Prática e percepção tecnopedagógica de professores de Ciências. Editora Novas Edições Acadêmicas. 2015.2. Formação Docente para a diversidade. Editora FGF. 2019.3. Escola e Sociedade. Editora FGF. 2019.4. Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de História (Licenciatura em pedagogia). Editora FGF. 2020. Atualmente participa do grupo de estudos e pesquisa na Formação de professores de Ciências e Biologia - ForBio junto à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física e Química - GPENFQ junto a Universidade Federal do Ceará - UFC

Maria Goretti de Vasconcelos Silva, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Bacharelado em Química e Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestrado em Química Orgânica e Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará. Realizou Pós-doutorado no IQSC-USP, no Grupo de Pesquisas em Química Medicinal (NEQUIMED), com bolsa do CNPq e no Instituto do Medicamento (IMed) da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa com bolsa CAPES. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua na área de Química de Produtos Naturais principalmente nos seguintes temas: ensaios in silico de potenciais agentes antitumorais e parasitários, prospecção de substâncias bioativas de plantas do nordeste, notadamente dos Gêneros Senna e Chamaecrista Orienta alunos dos Programas de Pós-Graduação em Química, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e Doutorado em Rede em Ensino (RENOEN) ? Polo UFC, notadamente no Estudo de Estratégias de ensino-aprendizagem em uma abordagem interdisciplinar para o Ensino Fundamental, Médio e Superior, além da aplicação de Metodologias ativas aplicadas ao Ensino de Química. Atualmente responde pela Coordenação do Polo UFC do Doutorado em Ensino -RENOEN.

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Publicado

2023-11-29

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Como Citar

MACHADO, Adriano Silveira; SILVA, Maria Goretti de Vasconcelos. O uso da modelização didática Situação Formativa na análise de Documentos Normativos em um projeto-piloto de Formação para professores não licenciados. Revista Ensino em Debate, [S. l.], v. 1, p. e2023001, 2023. DOI: 10.21439/2965-6753.v1.e2023001. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/3. Acesso em: 19 maio. 2024.

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