O uso da modelização didática Situação Formativa na análise de Documentos Normativos em um projeto-piloto de Formação para professores não licenciados

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v1.e2023001

Palavras-chave:

Formação docente, Situação Formativa, Análise de conteúdo categorial temática, Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Resumo

Esta investigação procurou estudar o processo de formação em serviço à distância para professores não licenciados e que atuam nas escolas de ensino médio profissionalizantes. Seu objetivo consistiu em identificar se a formação fornecida, com seus procedimentos e ações planejados forneceu ou não, elementos para a construção de uma práxis pedagógica baseada na intervenção e no trabalho docente na Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT).  Empregou-se a modelização didática Situação Formativa (SF) na análise de Documentos Normativos (DN) e a análise de conteúdo categorial temática, haja visto o emprego desta metodologia estar em consonância com o objetivo, com a problemática investigativa, com os procedimentos de coleta de dados, viabilizando que os mesmos ficassem perceptíveis e comensuráveis para o investigador, para pôr fim, torná-los passíveis de inferências. O estudo do problema permitiu apontar a eficácia e a relevância deste tipo de formação no desenvolvimento profissional, em ordem a achar caminhos e práticas pedagógicas que ancoraram condutas, estratégias e saberes pedagógicos favoráveis à formação profissional docente.

Palavras-chave: Formação docente. Situação Formativa. Análise de conteúdo categorial temática. Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriano Silveira Machado, Conselho Municipal de Educação

Licenciatura em Pedagogia e Química. Especialista em Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA. Habilitado nas áreas de Biologia, Química e Ciências para ministrar aulas no Ensino Fundamental e Médio pela UEVA. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará - UFC com área de concentração multidisciplinar na Formação de Professores de Ciências e Matemática com ênfase na metodologia de ensino de Ciências. Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática junto ao PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DA REDE NORDESTE DE ENSINO pela Universidade Federal do Ceará - UFC.Professor pesquisador I, formador do curso de Especialização em Educação Profissional Científica e Tecnológica - EPCT atuando como Professor Tutor do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCe. Docente no Ensino superior junto ao IFCE, UEVA, UFC virtual, Instituto CENTEC nos cursos de graduação e pós-graduação latu sensu, professor de Didática Geral na Escola de Magistratura do Estado do Ceará ESMEC. Professor Efetivo com concentração na área de Ciências Naturais e suas Tecnologias na Prefeitura de Municipal de Fortaleza tendo exercido o cargo de Coordenador Pedagógico / Diretor escolar na Secretaria Municipal de Educação - SME - PMF. Autor da Obras: 1. Prática e percepção tecnopedagógica de professores de Ciências. Editora Novas Edições Acadêmicas. 2015.2. Formação Docente para a diversidade. Editora FGF. 2019.3. Escola e Sociedade. Editora FGF. 2019.4. Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de História (Licenciatura em pedagogia). Editora FGF. 2020. Atualmente participa do grupo de estudos e pesquisa na Formação de professores de Ciências e Biologia - ForBio junto à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física e Química - GPENFQ junto a Universidade Federal do Ceará - UFC

Maria Goretti de Vasconcelos Silva, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Bacharelado em Química e Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestrado em Química Orgânica e Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará. Realizou Pós-doutorado no IQSC-USP, no Grupo de Pesquisas em Química Medicinal (NEQUIMED), com bolsa do CNPq e no Instituto do Medicamento (IMed) da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa com bolsa CAPES. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua na área de Química de Produtos Naturais principalmente nos seguintes temas: ensaios in silico de potenciais agentes antitumorais e parasitários, prospecção de substâncias bioativas de plantas do nordeste, notadamente dos Gêneros Senna e Chamaecrista Orienta alunos dos Programas de Pós-Graduação em Química, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e Doutorado em Rede em Ensino (RENOEN) ? Polo UFC, notadamente no Estudo de Estratégias de ensino-aprendizagem em uma abordagem interdisciplinar para o Ensino Fundamental, Médio e Superior, além da aplicação de Metodologias ativas aplicadas ao Ensino de Química. Atualmente responde pela Coordenação do Polo UFC do Doutorado em Ensino -RENOEN.

Referências

ARAÚJO, C. et al. Estudo de caso–Métodos de investigação em educação [Internet]. Porto: Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia, 2008.

BONDIA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Campinas, n. 19, p.20– 28, 2004.

BEHRENS, M. A. Metodologia de projetos: aprender e ensinar para a produção do conhecimento numa visão complexa. Coleção Agrinho, p. 95-116, 2014.

BESSA, L. S. A. Sobre Ensinar a Sonhar e Aprender a Transformar. Tese de Doutorado. Instituto Politécnico do Porto (Portugal). 2021.

CARPIM, L.; BEHRENS, M. A.; TORRES, P. L. Paradigma da complexidade na prática pedagógica do professor de educação profissional no século 21. Boletim Técnico do SENAC, v. 40, n. 1, p. 90-107, 2014.

COUTO, L. C. G. As perspetivas do amanhã edificadas e refletidas pelas aprendizagens de hoje. Tese de Doutorado. Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação. 2015.

DE SOUZA MACHADO, Lucília Regina. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista brasileira da educação profissional e tecnológica, v. 1, n. 1, p. 8-22, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 43. ed., São Paulo: Paz e Terra, 1995.

FREIRE, P; QUIROGA, A. P.; GAYOTTO, M. L. C. O processo educativo segundo Paulo Freire & Pichon-Rivière. 1989.

GARIGLIO, J. Â.; BURNIER, S. The teacher knowledge base concerning Technological and Vocational Education (TVE): an exploration into the teacher's viewpoints. Educação em Revista, v. 28, p. 211-236, 2012.

GAUTHIER, C. et al. (Org.). Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora Unijuí, 1998.

KUENZER, A. Z. High school teacher training: old problems, new challenges. Educação & Sociedade, v. 32, p. 667-688, 2011.

LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, RAM. A elaboração de planos de ensino (ou de unidades didáticas) conforme a Teoria do Ensino Desenvolvimental. Texto para uso didático na disciplina Didática e Ensino Desenvolvimental, no Programa de Pós-Graduação em Educação–Linha Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Digitado em, 2009.

LOPES, J. B. Aprender e ensinar Física. Textos universitários de ciências sociais e humanas, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.

LOPES, J. B., et al. Investigação sobre a mediação de professores de ciências físicas em sala de aula. Vila Real: Ed. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2010.

LOPES, J. B. et al. Constructing and using multimodal narratives to research in science education: contributions based on practical classroom. Research in Science Education, v. 44, p. 415-438, 2014.

LUCIAN, G. A comunicação da ciência como processo formativo. Revista Panorama-Revista de Comunicação Social, v. 12, n. 1, p. 2-6, 2022.

MACHADO, A. S. Interação, interatividade e comunicação no processo de mediação pedagógica na educação on-line. Educere et Educare , v. 9, p. 765-779, 2014.

MACHADO, A. S.; SILVA, M. G. V.; ALMEIDA, M. M. B.. A didática de ciências e o uso de recursos tecnopedagógicos: estratégias para o ensino de química. Revista Prática Docente, v. 7, n. 3, p. e22072-e22072, 2022.

MACHADO, A. S.; VASCONCELOS, J. M. SOARES, L. F. Apropriação dos Conteúdos na Educação Científica nos Moldes de Pesquisas em Educação CTSA. In: SILVA, M. G. V.; SAMPAIO, C. G. ALMEIDA, C. A. S. (Orgs) A pesquisa em ensino de ciências e matemática: Temáticas Emergentes em Contextos Adversos. Curitiba: Editora CRV, p. 23-35, 2023.

MOURA, D. H.. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da educação profissional e tecnológica, v. 1, n. 1, p. 23-38, 2015.

PEREIRA, A. C. C.Entre as mãos de uma criança. Tese de Doutorado. Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação. 2018.

PINTO, J. S.; LOPES, J.; SILVA, A. Situação formativa: um instrumento de gestão do currículo capaz de promover literacia científica. Enseñanza de las ciencias, n. Extra, p. 1616-1621, 2009.

SILVA, A. C. C. A evolução não tem fim. Tese de Doutorado. Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação. 2021.

SILVA, J. P.; LOPES, J.; SILVA, A. Situação formativa: um instrumento de gestão do currículo capaz de promover literacia científica. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, n. Extra, p. 1616-1621, 2009.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. São Paulo: Editora Vozes Limitada, 2006.

YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman Editora, 2015.

Downloads

Publicado

2023-11-29

Métricas


Visualizações do artigo: 305     PDF downloads: 72

Como Citar

MACHADO, Adriano Silveira; SILVA, Maria Goretti de Vasconcelos. O uso da modelização didática Situação Formativa na análise de Documentos Normativos em um projeto-piloto de Formação para professores não licenciados. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 1, p. e2023001, 2023. DOI: 10.21439/2965-6753.v1.e2023001. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/3. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.