O uso da modelização didática Situação Formativa na análise de Documentos Normativos em um projeto-piloto de Formação para professores não licenciados
DOI:
10.21439/2965-6753.v1.e2023001Palavras-chave:
Formação docente, Situação Formativa, Análise de conteúdo categorial temática, Educação Profissional, Científica e TecnológicaResumo
Esta investigação procurou estudar o processo de formação em serviço à distância para professores não licenciados e que atuam nas escolas de ensino médio profissionalizantes. Seu objetivo consistiu em identificar se a formação fornecida, com seus procedimentos e ações planejados forneceu ou não, elementos para a construção de uma práxis pedagógica baseada na intervenção e no trabalho docente na Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT). Empregou-se a modelização didática Situação Formativa (SF) na análise de Documentos Normativos (DN) e a análise de conteúdo categorial temática, haja visto o emprego desta metodologia estar em consonância com o objetivo, com a problemática investigativa, com os procedimentos de coleta de dados, viabilizando que os mesmos ficassem perceptíveis e comensuráveis para o investigador, para pôr fim, torná-los passíveis de inferências. O estudo do problema permitiu apontar a eficácia e a relevância deste tipo de formação no desenvolvimento profissional, em ordem a achar caminhos e práticas pedagógicas que ancoraram condutas, estratégias e saberes pedagógicos favoráveis à formação profissional docente.
Palavras-chave: Formação docente. Situação Formativa. Análise de conteúdo categorial temática. Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Downloads
Métricas
Referências
ARAÚJO, C. et al. Estudo de caso–Métodos de investigação em educação [Internet]. Porto: Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia, 2008.
BONDIA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Campinas, n. 19, p.20– 28, 2004.
BEHRENS, M. A. Metodologia de projetos: aprender e ensinar para a produção do conhecimento numa visão complexa. Coleção Agrinho, p. 95-116, 2014.
BESSA, L. S. A. Sobre Ensinar a Sonhar e Aprender a Transformar. Tese de Doutorado. Instituto Politécnico do Porto (Portugal). 2021.
CARPIM, L.; BEHRENS, M. A.; TORRES, P. L. Paradigma da complexidade na prática pedagógica do professor de educação profissional no século 21. Boletim Técnico do SENAC, v. 40, n. 1, p. 90-107, 2014.
COUTO, L. C. G. As perspetivas do amanhã edificadas e refletidas pelas aprendizagens de hoje. Tese de Doutorado. Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação. 2015.
DE SOUZA MACHADO, Lucília Regina. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista brasileira da educação profissional e tecnológica, v. 1, n. 1, p. 8-22, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 43. ed., São Paulo: Paz e Terra, 1995.
FREIRE, P; QUIROGA, A. P.; GAYOTTO, M. L. C. O processo educativo segundo Paulo Freire & Pichon-Rivière. 1989.
GARIGLIO, J. Â.; BURNIER, S. The teacher knowledge base concerning Technological and Vocational Education (TVE): an exploration into the teacher's viewpoints. Educação em Revista, v. 28, p. 211-236, 2012.
GAUTHIER, C. et al. (Org.). Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora Unijuí, 1998.
KUENZER, A. Z. High school teacher training: old problems, new challenges. Educação & Sociedade, v. 32, p. 667-688, 2011.
LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, RAM. A elaboração de planos de ensino (ou de unidades didáticas) conforme a Teoria do Ensino Desenvolvimental. Texto para uso didático na disciplina Didática e Ensino Desenvolvimental, no Programa de Pós-Graduação em Educação–Linha Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Digitado em, 2009.
LOPES, J. B. Aprender e ensinar Física. Textos universitários de ciências sociais e humanas, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.
LOPES, J. B., et al. Investigação sobre a mediação de professores de ciências físicas em sala de aula. Vila Real: Ed. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2010.
LOPES, J. B. et al. Constructing and using multimodal narratives to research in science education: contributions based on practical classroom. Research in Science Education, v. 44, p. 415-438, 2014.
LUCIAN, G. A comunicação da ciência como processo formativo. Revista Panorama-Revista de Comunicação Social, v. 12, n. 1, p. 2-6, 2022.
MACHADO, A. S. Interação, interatividade e comunicação no processo de mediação pedagógica na educação on-line. Educere et Educare , v. 9, p. 765-779, 2014.
MACHADO, A. S.; SILVA, M. G. V.; ALMEIDA, M. M. B.. A didática de ciências e o uso de recursos tecnopedagógicos: estratégias para o ensino de química. Revista Prática Docente, v. 7, n. 3, p. e22072-e22072, 2022.
MACHADO, A. S.; VASCONCELOS, J. M. SOARES, L. F. Apropriação dos Conteúdos na Educação Científica nos Moldes de Pesquisas em Educação CTSA. In: SILVA, M. G. V.; SAMPAIO, C. G. ALMEIDA, C. A. S. (Orgs) A pesquisa em ensino de ciências e matemática: Temáticas Emergentes em Contextos Adversos. Curitiba: Editora CRV, p. 23-35, 2023.
MOURA, D. H.. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da educação profissional e tecnológica, v. 1, n. 1, p. 23-38, 2015.
PEREIRA, A. C. C.Entre as mãos de uma criança. Tese de Doutorado. Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação. 2018.
PINTO, J. S.; LOPES, J.; SILVA, A. Situação formativa: um instrumento de gestão do currículo capaz de promover literacia científica. Enseñanza de las ciencias, n. Extra, p. 1616-1621, 2009.
SILVA, A. C. C. A evolução não tem fim. Tese de Doutorado. Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação. 2021.
SILVA, J. P.; LOPES, J.; SILVA, A. Situação formativa: um instrumento de gestão do currículo capaz de promover literacia científica. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, n. Extra, p. 1616-1621, 2009.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. São Paulo: Editora Vozes Limitada, 2006.
YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman Editora, 2015.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 305 PDF downloads: 72