Uma Sequência de Ensino com característica Interdisciplinar, envolvendo matemática financeira e meio ambiente
DOI:
10.21439/2965-6753.v4.e2024023Palavras-chave:
Interdisciplinaridade; Prática pedagógica; Sequência de Ensino; Meio AmbienteResumo
Este relato tem como objetivo apresentar uma experiência interdisciplinar vivenciada por uma professora de matemática e uma professora de ciências envolvidas em um processo formativo, coordenado pelo Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências (GPEMEC), com uma proposta de desenvolvimento de uma sequência de ensino e que, de forma colaborativa, por meio de quatro encontros, se tornou possível executar parte das suas ações propostas, cuja abordagem utilizada foram estudos dos textos de autores que pesquisam temas como Práticas Pedagógicas e Interdisciplinaridade. Os encontros foram organizados a partir das reflexões de leituras prévias destes textos, bem como discussão acerca da realidade do município, quanto à coleta seletiva e venda de materiais recicláveis, e o ganho financeiro dos catadores deste material. A matemática financeira e a preservação do meio ambiente foram os temas curriculares trabalhados na elaboração e desenvolvimento desta sequência. Os dados parciais coletados, se deu pelo diálogo dos alunos com as pessoas envolvidas na coleta seletiva de materiais recicláveis, bem como a reflexão das duas professoras. Os resultados apontam que esta ação pedagógica, pode contribuir com uma educação em um contexto de Interdisciplinaridade, a partir de uma ação de cunho social, promovendo uma aprendizagem para os estudantes além da sala de aula.
Downloads
Métricas
Referências
ANDRADE, J.R. ANDRADE, M.E.B. Práticas Pedagógicas e Projetos Interdisciplinares: Desafios e Interfaces. In: Educação e Interdisciplinaridade: Formação e Professores, Didática e Processos de Ensino e Aprendizagem.1ª ed. Itacaiúnas, ANANINDEUA – PA, 2022.
BARROZ, J. D. Pontes interdisciplinares: Instâncias que se abrem como ligações para os diversos campos do saber. Brathair.v. 20 n.2. 2020.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 126p.
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria da Educação Básica, 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/12/BNCC_19dez2018_site. pdf>. Acesso em: 19/05/2023.
FAZENDA, I. Integração e interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: efetividade ou ideologia. 5. d. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
FAZENDA I. Vários autores. O Que é interdisciplinaridade? / Ivani Fazenda (org.). — São Paulo: Cortez, 2008.
GADOTTI,M. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.
GHIDORSI, J. D. B. et al. Economia solidária no desenvolvimento: perspectivas a partir da importância da reciclagem de resíduos sólidos. Revista do Desenvolvimento Regional. Faccat. Taquara/RS - v. 18, n. 4, out./dez. 2021.
OLIVEIRA, M. S; OLIVEIRA, B.S; VILELA, M.C.S E CASTRO, T.A.A. A importância da educação ambiental na escola e a reciclagem do lixo orgânico. Revista científica eletrônica de ciências sociais aplicadas da EDUVALE. n.7. nov. 2012.
KRAUCZUK, H. M. Reciclagem. FESPR Publica. v. 3, n. 1 ,2019.
SANTANA, E.S.; COUTO, M.E.S. Prática Pedagógica no ensino de Matemática: momentos de matematizar. INTERMATHS, Vol.5. N.1,2024. 163-181
SEMAS, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Manual de implantação da coleta seletiva - Belém, Pará: 2022. 52f.
SEVERO, P.C. FOFONKA, l. COLETA SELETIVA: Relevância da Coleta Seletiva para Preservação Ambiental e Geração de Renda. In: Revista Educação Ambiental em Ação. n. 55,2018
TOMAZ, V. S. Interdisciplinaridade e Aprendizagem Matemática em Sala de Aula. Belo Horizonte. Autêntica Editora. 2008. (Coleção Tendências em Educação Matemática).
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 120 PDF downloads: 81