Uma Sequência de Ensino com característica Interdisciplinar, envolvendo matemática financeira e meio ambiente

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v4.e2024023

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade; Prática pedagógica; Sequência de Ensino; Meio Ambiente

Resumo

Este relato tem como objetivo apresentar uma experiência interdisciplinar vivenciada por uma professora de matemática e uma professora de ciências envolvidas em um processo formativo, coordenado pelo  Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências (GPEMEC), com uma proposta de desenvolvimento de uma sequência de ensino e que, de forma colaborativa, por meio de quatro encontros, se tornou possível executar parte das suas ações propostas, cuja abordagem utilizada foram estudos dos textos de autores que pesquisam temas como Práticas Pedagógicas e Interdisciplinaridade. Os encontros foram organizados a partir das reflexões de leituras prévias destes textos, bem como discussão acerca da realidade do município, quanto à coleta seletiva e venda de materiais recicláveis, e o ganho financeiro dos catadores deste material. A matemática financeira e a preservação do meio ambiente foram os temas curriculares trabalhados na elaboração e desenvolvimento desta sequência. Os dados parciais coletados, se deu pelo diálogo dos alunos com as pessoas envolvidas na coleta seletiva de materiais recicláveis, bem como a reflexão das duas professoras. Os resultados apontam que esta ação pedagógica, pode contribuir com uma educação em um contexto de Interdisciplinaridade, a partir de uma ação de cunho social, promovendo uma aprendizagem para os estudantes além da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucivânia da Silva Costa Ribeiro, Centro de Atenção Integral à Criança- CAIC Jorge Amado

Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Centro de Atenção Integral à Criança- CAIC Jorge Amado/Itabuna e Centro Integrado Cristo Redentor/ São José da Vitória. Endereço para correspondência: Av. Antônio Carlos Magalhães 40, Centro, São José da Vitória -BA.CEP 45620-000.

E-mail: lucivaniacostaribeiro01@gmail.com .

Tamiles da Silva Oliveira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Mestra em Educação Matemática (PPGEM/UESC). Doutoranda em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP/UESB).Foi professora substituta na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).Atualmente é professora substituta na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).Integra o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências (GPEMEC) e a Rede Educação matemática Nordeste (REM-NE) .Experiência na área de : Formação de professor; Docência na Educação Básica , curso técnico e Ensino superior; Pesquisas focando nos seguintes temas: Didática da matemática com foco na Teoria dos campos Conceituais e Desenvolvimento profissional docente.

Diná da Silva Correia, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN). Professora aposentada da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Ilhéus-Bahia. Endereço para correspondência: Rua Artur Nilo Santana,63 – Zildolandia -Itabuna Bahia, CEP: 45.600.722. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6941-3231 .

E-mail: dina@uesc.br .  

Elisângela Ribeiro dos Santos, Escola Municipal: Centro Integrado Cristo Redentor

Professora na Escola Municipal: Centro Integrado Cristo Redentor; Graduada em Licenciatura de Matemática- Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Ilhéus-Bahia. Endereço para correspondência: Av. Antônio Carlos Magalhães 35, Centro, São José da Vitória-BA. CEP 45620-000.

E-mail: elisangelaribeiro45@hotmail.com .

Geovânia Souza Viana, Pedagogia em andamento no Centro Universitário UNIFACVEST

Pedagogia em andamento no Centro Universitário UNIFACVEST. Professora da Escola Municipal Centro Integrado Cristo Redentor/SN. Endereço para correspondência: Rua: Avenida Antônio Carlos Magalhães Cep :45620-00.

E-mail: vianageovana06@gmail.com .

Referências

ANDRADE, J.R. ANDRADE, M.E.B. Práticas Pedagógicas e Projetos Interdisciplinares: Desafios e Interfaces. In: Educação e Interdisciplinaridade: Formação e Professores, Didática e Processos de Ensino e Aprendizagem.1ª ed. Itacaiúnas, ANANINDEUA – PA, 2022.

BARROZ, J. D. Pontes interdisciplinares: Instâncias que se abrem como ligações para os diversos campos do saber. Brathair.v. 20 n.2. 2020.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 126p.

BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria da Educação Básica, 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/12/BNCC_19dez2018_site. pdf>. Acesso em: 19/05/2023.

FAZENDA, I. Integração e interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: efetividade ou ideologia. 5. d. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

FAZENDA I. Vários autores. O Que é interdisciplinaridade? / Ivani Fazenda (org.). — São Paulo: Cortez, 2008.

GADOTTI,M. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.

GHIDORSI, J. D. B. et al. Economia solidária no desenvolvimento: perspectivas a partir da importância da reciclagem de resíduos sólidos. Revista do Desenvolvimento Regional. Faccat. Taquara/RS - v. 18, n. 4, out./dez. 2021.

OLIVEIRA, M. S; OLIVEIRA, B.S; VILELA, M.C.S E CASTRO, T.A.A. A importância da educação ambiental na escola e a reciclagem do lixo orgânico. Revista científica eletrônica de ciências sociais aplicadas da EDUVALE. n.7. nov. 2012.

KRAUCZUK, H. M. Reciclagem. FESPR Publica. v. 3, n. 1 ,2019.

SANTANA, E.S.; COUTO, M.E.S. Prática Pedagógica no ensino de Matemática: momentos de matematizar. INTERMATHS, Vol.5. N.1,2024. 163-181

SEMAS, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Manual de implantação da coleta seletiva - Belém, Pará: 2022. 52f.

SEVERO, P.C. FOFONKA, l. COLETA SELETIVA: Relevância da Coleta Seletiva para Preservação Ambiental e Geração de Renda. In: Revista Educação Ambiental em Ação. n. 55,2018

TOMAZ, V. S. Interdisciplinaridade e Aprendizagem Matemática em Sala de Aula. Belo Horizonte. Autêntica Editora. 2008. (Coleção Tendências em Educação Matemática).

Downloads

Publicado

2024-08-05

Métricas


Visualizações do artigo: 120     PDF downloads: 81

Como Citar

RIBEIRO, Lucivânia da Silva Costa; OLIVEIRA, Tamiles da Silva; CORREIA, Diná da Silva; SANTOS, Elisângela Ribeiro dos; VIANA, Geovânia Souza. Uma Sequência de Ensino com característica Interdisciplinar, envolvendo matemática financeira e meio ambiente. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 4, p. e2024023, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v4.e2024023. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/58. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.