Concepções e criação de um Laboratório de Ensino de Matemática

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v4.e2024026

Palavras-chave:

Laboratório de Ensino de Matemática, Formação de professores, Recursos didáticos

Resumo

O presente trabalho visa apresentar algumas concepções sobre um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) a partir das experiências do Laboratório de Educação Matemática e Tecnológica do Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri (L@BMATEC/IFE/UFCA). Para além de espaços físicos previamente definidos na escola, defende-se a importância do LEM como um ambiente criado pelos docentes para proporcionar a democratização do acesso dos atores envolvidos no processo educacional. A metodologia caracteriza-se como qualitativa e a técnica de coleta de dados utilizada foi a entrevista estruturada, realizada com três professores da área Matemática do IFE/UFCA, participantes da criação e expansão do referido laboratório. No referencial teórico, apresentam-se algumas ideias de laboratórios, físicos ou virtuais, como possibilidades em diferentes contextos escolares. Como resultados, espera-se contribuir com o ensino de Matemática, a partir da disseminação de novas ideias para o trabalho com recursos didáticos, além de incentivar os professores à criação do LEM na sua sala de aula. Por fim, busca-se mostrar ao professor que ensina Matemática a viabilidade de desenvolver um LEM, ainda que o seu ambiente escolar nem sempre esteja contribuindo para essa experiência.

Palavras-chave: Laboratório de Ensino de Matemática; Formação de professores; Recursos didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rodrigo Lacerda Carvalho, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Adjunto do Instituto de Formação de Educadores (IFE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Brejo Santo, Ceará, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Olegário Emídio de Araújo, S/N, Centro, Brejo Santo, Ceará, Brasil, CEP: 63260-000. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0056-0983. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2352144605333782. E-mail: rodrigo.lacerda@ufca.edu.br.

Edicarlos Pereira de Sousa, Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Adjunto do Instituto de Formação de Educadores (IFE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Brejo Santo, Ceará, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Olegário Emídio de Araújo, S/N, Centro, Brejo Santo, Ceará, Brasil, CEP: 63260-000. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4262-544X. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7323917846678454. E-mail: edicarlos.pereira@ufca.edu.br.

Daniel Brandom Tavares da Silva, Instituto de Formação de Educadores

Graduando em Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto de Formação de Educadores (IFE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA, Brejo Santo, Ceará, Brasil.  Endereço para correspondência: Rua Olegário Emídio de Araújo, S/N, Centro, Brejo Santo, Ceará, Brasil, CEP: 63260-000. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2062-9469. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2915859665506276. E-mail: daniel.brandom@aluno.ufca.edu.br.

Isabele do Nascimento Calixta, Instituto de Formação de Educadores

Graduanda em Licenciatura em Matemática pelo Instituto de Formação de Educadores (IFE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Brejo Santo, Ceará, Brasil.  Endereço para correspondência: Rua Olegário Emídio de Araújo, S/N, Centro, Brejo Santo, Ceará, Brasil, CEP: 63260-000. Lattes:   https://lattes.cnpq.br/9472916401928668. E-mail: isabele.nascimento@aluno.ufca.edu.br.

Referências

Ferrari, M. Maria Montessori: a médica que valorizou o aluno. In: GROSSI, Gabriel Pillar et al. Grandes Pensadores: 41 educadores que fizeram história, da Grécia Antiga aos dias de hoje. São Paulo: Abril/ Fundação Victor Civita, Jul., 130 p. 2008.

Fiorentini, D.; Lorenzato, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

Fiorentini, D. Investigação em Educação Matemática desde a perspectiva acadêmica e profissional: desafios e possibilidades de aproximação. XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, Recife, P. 2 -19, junho de 2011.

L@BMATEC. Laboratório de Educação Matemática e Tecnológica. Universidade Federal do Cariri, 2024. Disponível em: <https://labmatec.ufca.edu.br/>. Acesso em: 20 mai. 2024.

Lorenzato, S. (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

Lüdke, M.; André, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2ª edição. Rio de Janeiro: E.P.U., 2014.

Matemática. Universidade Federal do Cariri, 2023. Disponível em: <https://www.ufca.edu.br/cursos/graduacao/matematica/>. Acesso em: 29 set. 2023.

Minayo, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª edição. São Paulo: Hucitec Editora, 2014. 407 p.

Muniz, C. A. Brincar e Jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

Rêgo, R. G., Rêgo, R. M. Desenvolvimento de uso de materiais didáticos no ensino de Matemática. In: Lorenzato, S. (Org.). O laboratório de ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006. (Coleção Formação de Professores).

WebLEMCariri. Página oficial do perfil no Instagram [Instagram]. 22 ago. 2023. Instagram: @weblemcariri. Disponível em <https://www.instagram.com/weblemcariri/>. Acesso em: 20 mai. 2024.

WEBLEMUM. Um Laboratório de Ensino de Matemática Virtual Online, 2024. Disponível em: <https://pedrojose846.wixsite.com/weblemum>. Acesso em: 20 mai. 2024.

Downloads

Publicado

2024-08-06

Métricas


Visualizações do artigo: 73     PDF downloads: 40

Como Citar

CARVALHO, Rodrigo Lacerda; SOUSA, Edicarlos Pereira de; SILVA, Daniel Brandom Tavares da; CALIXTA, Isabele do Nascimento. Concepções e criação de um Laboratório de Ensino de Matemática . Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 4, p. e2024026, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v4.e2024026. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/62. Acesso em: 6 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.