Concepções e criação de um Laboratório de Ensino de Matemática
DOI:
10.21439/2965-6753.v4.e2024026Palavras-chave:
Laboratório de Ensino de Matemática, Formação de professores, Recursos didáticosResumo
O presente trabalho visa apresentar algumas concepções sobre um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) a partir das experiências do Laboratório de Educação Matemática e Tecnológica do Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri (L@BMATEC/IFE/UFCA). Para além de espaços físicos previamente definidos na escola, defende-se a importância do LEM como um ambiente criado pelos docentes para proporcionar a democratização do acesso dos atores envolvidos no processo educacional. A metodologia caracteriza-se como qualitativa e a técnica de coleta de dados utilizada foi a entrevista estruturada, realizada com três professores da área Matemática do IFE/UFCA, participantes da criação e expansão do referido laboratório. No referencial teórico, apresentam-se algumas ideias de laboratórios, físicos ou virtuais, como possibilidades em diferentes contextos escolares. Como resultados, espera-se contribuir com o ensino de Matemática, a partir da disseminação de novas ideias para o trabalho com recursos didáticos, além de incentivar os professores à criação do LEM na sua sala de aula. Por fim, busca-se mostrar ao professor que ensina Matemática a viabilidade de desenvolver um LEM, ainda que o seu ambiente escolar nem sempre esteja contribuindo para essa experiência.
Palavras-chave: Laboratório de Ensino de Matemática; Formação de professores; Recursos didáticos.
Downloads
Métricas
Referências
Ferrari, M. Maria Montessori: a médica que valorizou o aluno. In: GROSSI, Gabriel Pillar et al. Grandes Pensadores: 41 educadores que fizeram história, da Grécia Antiga aos dias de hoje. São Paulo: Abril/ Fundação Victor Civita, Jul., 130 p. 2008.
Fiorentini, D.; Lorenzato, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
Fiorentini, D. Investigação em Educação Matemática desde a perspectiva acadêmica e profissional: desafios e possibilidades de aproximação. XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, Recife, P. 2 -19, junho de 2011.
L@BMATEC. Laboratório de Educação Matemática e Tecnológica. Universidade Federal do Cariri, 2024. Disponível em: <https://labmatec.ufca.edu.br/>. Acesso em: 20 mai. 2024.
Lorenzato, S. (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
Lüdke, M.; André, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2ª edição. Rio de Janeiro: E.P.U., 2014.
Matemática. Universidade Federal do Cariri, 2023. Disponível em: <https://www.ufca.edu.br/cursos/graduacao/matematica/>. Acesso em: 29 set. 2023.
Minayo, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª edição. São Paulo: Hucitec Editora, 2014. 407 p.
Muniz, C. A. Brincar e Jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
Rêgo, R. G., Rêgo, R. M. Desenvolvimento de uso de materiais didáticos no ensino de Matemática. In: Lorenzato, S. (Org.). O laboratório de ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006. (Coleção Formação de Professores).
WebLEMCariri. Página oficial do perfil no Instagram [Instagram]. 22 ago. 2023. Instagram: @weblemcariri. Disponível em <https://www.instagram.com/weblemcariri/>. Acesso em: 20 mai. 2024.
WEBLEMUM. Um Laboratório de Ensino de Matemática Virtual Online, 2024. Disponível em: <https://pedrojose846.wixsite.com/weblemum>. Acesso em: 20 mai. 2024.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 119 PDF downloads: 88