Conceituação e aplicação do conceito de equidade por professores do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v4.e2024027

Palavras-chave:

Equidade, Ensino Matemática, Justiça Social, Conceitos Estatísticos

Resumo

O estudo investiga como 27 professores do Ensino Fundamental conceituam equidade, igualdade social e justiça social, e como eles aplicam a noção de equidade diante de uma situação fictícia que mobiliza conhecimentos estatísticos. Os professores preencheram um questionário sociodemográfico online e um instrumento com questões sobre equidade, igualdade social e justiça social, além de responderem a questões sobre conceitos estatísticos envolvendo média, mediana e moda. Os resultados revelam três tipos de respostas para a definição dos conceitos: respostas amplas que não explicitam a compreensão, respostas que tangenciam os conceitos buscando contextualizá-los com desafios e problemas; e as respostas que procuram conceituá-los de forma específica e individual. Em relação à equidade, os professores chamam atenção para oferecer diferentes oportunidades, apoiar aqueles que necessitam, respeitar os ritmos de aprendizagem, elementos que fazem parte dos princípios de equidade. Entretanto, outros termos emergem como ser justo que não se refere a equidade, mas sim a igualdade. Na situação fictícia, as decisões foram pautadas no conceito de justiça, de modo que cada professor agiu segundo o que julgou ser mais justo. Resultados apontam dificuldades em evidenciar as diferenças entre os conceitos, o que reforça a necessidade de ampliar as discussões sobre equidade no contexto escolar.

Palavras-chave:  Equidade; Ensino Matemática; Justiça Social; Conceitos Estatísticos.

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Biografia do Autor

Vivian Marinho da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Endereço: Centro de  Filosofia e Ciências Humanas, 8º andar, Av. Prof. Moares Rego (s/n), Cidade Universitária. Recife, Pernambuco, Brasil., CEP: 50670-901. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8150-9754. Lattes: https://lattes.cnpq.br/1114331901582531.

E-mail: vivian.marinho@ufpe.br

Sintria Labres Lautert, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Psicologia Cognitiva. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2005). Profa. Titular do Departamento de Psicologia e da Pós-graduação em Psicologia Cognitiva (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil. Endereço: Centro de  Filosofia e Ciências Humanas, 8º andar, Av. Prof. Moares Rego (s/n), Cidade Universitária. Recife, Pernambuco, Brasil., CEP: 50670-901. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7732-0999 .Lattes: http://lattes.cnpq.br/1825422952986771

E-mail: sintria.lautert@ufpe.br

Miriam Utsumi, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutora em Educação, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática e do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação Escolar (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Bertrand Russell, 801, Bloco A,Sala 12, Cidade Universitária, Campinas, São Paulo, Brasil, CEP: 13083-865. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7738-0513. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7990278071583200. E-mail: mutsumi@unicamp.br.

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Publicado

2024-08-06

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Como Citar

SILVA, Vivian Marinho da; LAUTERT, Sintria Labres; UTSUMI, Miriam. Conceituação e aplicação do conceito de equidade por professores do Ensino Fundamental. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 4, p. e2024027, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v4.e2024027. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/63. Acesso em: 24 nov. 2024.

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